Conheça 10 centros de esqui na Argentina e garanta muita diversão praticando este esporte por lá.
1) Centro de esqui Cerro Bayo próximo a Bariloche
A primeira dica que queremos dar dos 10 centros de esqui na Argentina é o Cerro Bayo. Para você entender onde ele está localizada, saiba que é próximo a Bariloche (a 80 km de distância), mais precisamente na província de Neuquén. Uma das características dele é o fato da altitude por lá ser de 1800 metros no ponto mais alto, e 1050 metros na base da estação. No quesito estrutura, o Cerro Bayo compreende 13 km distribuídos por 23 pistas de esqui de todos os níveis de dificuldade. Acredita-se que, ele consegue receber cerca de 1200 pessoas por hora por lá.
Em Cerro Bayo, além de esquiar, você também pode praticar um esporte muito querido entre os turistas na Argentina. Estamos falando do snowboard. E, para quem quiser tirar fotos ou explorar mais a área, saiba que pertinho dali está o lago Nahuel Hapi, onde é possível fazer muitas trilhas e um tour pelo bosque. Vale lembrar que em Cerro Bayo e nas redondezas você também tem restaurantes à sua disposição, para poder relaxar depois de um dia bem agitado de passeio. É demais!
2) Centro de esqui Caviahue próximo a Neuquén
Outra dica que vale muito a pena você analisar, sobre os centros de esqui na Argentina é o Caviahue. Localizado na província de Neuquén, ela encontra-se a uma altitude de 1647 metros. Por lá, você poderá dispor de mais de 22 pistas (sendo que a maior descida tem 8 km), capacidade para receber mais de 800 pessoas por hora no complexo e hotéis nas redondezas.
3) Centro de esqui Cerro Castor próximo a Ushuaia
Seguindo com estas sugestões dos 10 centros de esqui na Argentina, vamos de Cerro Castor. Considerado um dos melhores do país, ele está no extremo sul da Argentina, a 26 km de distância de Ushuaia. Este centro de esqui fica a 1050 metros de altitude e a cidade em si fica a 195 metros sobre o nível do mar. Lá existem 29 pistas de esqui de níveis diferentes, que juntas somam um total de 30 km de percurso e 11 meios de elevação.
Um dos diferenciais da Cerro Castor é o fato de contar com um terreno e neve de muita qualidade. Uma curiosidade é que a neve neste lugar é feita de forma artificial, através de uma espécie de vulcão. Isto faz com que as pistas fiquem perfeitas para esquiar, proporcionando um conforto ainda maior aos visitantes. Em resumo, vale muitíssimo a pena tirar um dia do seu roteiro para visitar o Cerro Castor.
4) Centro de esqui La Hoya próximo a Esquel
Não deixe também de analisar para o seu dia de esqui na Argentina o magnífico La Hoya, que está pertinho de Esquel. Localizado a 12 km apenas da cidade Esquel, este centro de esqui tem 1430 metros de altitude, e o aeroporto mais próximo está a 18 km dali. Um ponto super legal de La Hoya é que ele abriga um parque de neve com 200 metros quadrados para as crianças. Então, se a sua viagem for em família, com os filhos, já sabe que lá terá este diferencial.
Uma dica é que La Hoya é um centro de esqui propício para os turistas que estiverem iniciando no esporte, já que sua estrutura é mais individual e com cordas para se segurar. Nossa recomendação é para que você tire um dia todo para fazer esse passeio e se divertir em grande estilo.
5) Centro de esqui Cerro Chapelco próximo a San Martín de los Andes
Seguindo com este guia dos 10 centros de esqui na Argentina, tem-se o Cerro Chapelco. Situado na próvíncia de Neuquén, mais precisamente a 20 km de distância de San Martín de los Andes, ele está a uma altura de 1980 metros de altitude. Além disso, ele oferece aos seus visitantes 140 hectares – onde ficam 27 pistas de esqui -, hotéis, pousadas, restaurantes e até um cassino.
Uma característica do Cerro Chapelco é que ele é considerado mais tranquilo. Lá, também é possível alugar equipamentos de esqui e de snowboard. Para o público que tiver mais experiência, saiba que existe até um parque com free style, uma pista de neve seca e uma escola de esqui pra deficientes físicos. Ou seja, este lugar é muito completo.
Um ponto que faz com que o Cerro Chapelco se diferencie de muitos outros centros de esqui é a atenção dobrada que ele dá ao público com algum tipo de deficiência. Para você ter uma ideia, pessoas que perderam a visão, que estão em cadeira de rodas ou que perderam algum membro, recebem orientações de professores especializados e podem curtir muito a estação e a neve.
6) Centro de esqui Cerro Catedral em Bariloche
Não podemos deixar de recomendar também neste guia dos centros de esqui na Argentina o delicioso Cerro Catedral. Considerado o centro de esqui mais famoso e antigo do país (funcionando a cerca de 70 anos), ele recebe, aproximadamente, 250 mil visitantes durante a temporada de inverno. No quesito localização, você poderá encontrá-lo facilmente em Bariloche, a 2050 metros de altitude.
A estrutura do local dispõe de 120 km de pistas que podem receber até 35 mil esquiadores por hora. Além disso, por lá existem 9 pistas para iniciantes, 25 para intermediários, 15 para pessoas mais experientes e 10 para profissionais. E, também há 19 estabelecimentos para comer e mais diversas opções de hospedagens e lojas. Ou seja, a estrutura do Cerro Catedral é bem completa para atender ao número de visitantes que circula no local todos os anos.
Um ponto muito legal ainda sobre ele é o fato de contar com parques e clubinhos para crianças, escola de esqui, pista com obstáculos, 7 mil equipamentos para esqui, 2 mil para snowboard e 45 canhões para fazer neve artificial. É demais!
7) Centro de esqui Las Leñas próximo a Mendoza
A sétima dica dos centros de esqui na Argentina é o Las Leñas. Para quem nunca ouviu nada sobre elo, saiba que é um dos maiores complexos de esportes de inverno de toda a América Latina, portanto, super requisitado. Ele está a 400 km de distância apenas de Mendoza, pode ser encontrado a 3430 metros de altitude no topo da montanha e abriga 30 pistas de esqui.
Um ponto que difere o Las Leñas dos demais é o fato de ser o único lugar onde é possível esquiar de noite. Sim, lá você consegue vivenciar essa experiência pelo fato do lugar contar com pistas totalmente iluminadas. Já imaginou que máximo poder esquiar e ainda ter um visual noturno paradisíaco ao redor? Demais!!!
8) Centro de esqui Los Penitentes próximo a Mendoza
Depois do Las Leñas, existe outro centro de esqui pertinho de Mendoza que também é sucesso entre os moradores e turistas. Estamos falando do Los Penitentes. Nele, estão 28 pistas distribuídas por 300 hectares de espaço. Perto do centro há diversos pontos turísticos legais para se visitar, como a Laguna de Horcones e a Cerro Aconcágua. Além disso, há também hotéis super perto de Penintentes, com belas vistas dos quartos para as pistas de esqui.
9) Centro de esqui Cerro Perito em El Bolsón
Dando continuidade às dicas dos 10 centros de esqui na Argentina, vamos de Cerro Perito. Localizado na cidade de El Bolsón, ele é mais novo, por isso pouco conhecido ainda entre os visitantes. Com 10 pistas de esqui, ele vem recebendo destaque por ser um centro de esqui menos lotado. Por lá, além das pistas, você consegue alugar os equipamentos e fazer aulas de esqui ou snowboard (em diferentes níveis). Para os turistas que estiverem viajando por Bariloche, saibam que o Cerro Perito encontra-se a 140 km de distância do aeroporto desta cidade.
10) Centro de esqui Primeiros Pinos em Neuquén
Pra finalizar este texto sobre os centros de esqui na Argentina, vamos de Primeiros Pinos. Localizada a 800 km da capital Buenos Aires, e mais precisamente em Neuquén, ele conta com uma estrutura composta por: aluguel de equipamentos de esqui e snowboard; aulas para iniciantes, intermediários e avançados, teleférico, trenós, 2 pistas e restaurante.
Um ponto muito importante a saber sobre o Primeiros Pinos é que ele possui um ótimo custo x benefício. Então, se o seu orçamento não permitir muitos gastos, saiba que lá você poderá fazer o passeio e de forma econômica.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!