Se você quiser ver neve no Canadá, precisa planejar a sua viagem para o inverno. E como o país é um dos mais frios do mundo, você encontrará neve ao longo de quase toda a sua extensão. Confira:
O inverno no Canadá
O inverno no Canadá compreende os meses de dezembro a março. É um período de frio e neve, proporcionando passeios em locais fechados, como museus, shoppings, teatros e restaurantes.
Para lidar com o frio, nós sugerimos levar na mala agasalhos que suportem a baixa temperatura. Invista em meias, luvas, toucas, cachecóis, casacos, calças e roupas térmicas. Separe também sapatos fechados para caminhadas pela neve.
Em Toronto, o mês mais frio da estação é janeiro, quando as temperaturas estão em torno de -7°C pela noite e as máximas são de 2°C. Já em Vancouver, no lado oposto do país, as temperaturas variam entre os 0ºC e 8ºC.
Na província Territórios do Noroeste, que conta com o clima ártico e traz desertos e montanhas nevadas, as temperaturas mínimas ultrapassam -30ºC. E esse frio extremo não se encontra apenas no norte do país. A cidade de Winnipeg, por exemplo, já foi considerada a mais fria do mundo e costuma trazer a sensação térmica de -35ºC no inverno.
Confira quais são as melhores cidades para ver neve no Canadá:
1. Ottawa
Capital do Canadá, situada na província de Ontário, Ottawa se destaca com um alto padrão de qualidade de vida. O seu centro traz ruas movimentadas, com arranha-céus, parques naturais, museus e galerias de arte.
As principais atrações são o Parliament Hill, o ByWard Market e o Canal Rideau, a maior pista de patinação natural do mundo, com quase 8 km de cumprimento! É um dos maiores sucessos no inverno.
Em janeiro, as temperaturas podem chegar a -14,8°C, mas trazendo uma sensação térmica abaixo de -20°C! Por isso, ela é uma das cidades mais frias do Canadá.
- Veja como fazer um roteiro de carro pelo Canadá, visitando os principais destinos do país!
2. Whitehorse
Situado na porção norte do país, Whitehorse é a capital dos Territórios de Yukon, estado que faz divisa com o Alasca. Por estar às margens do rio Yukon, a cidade possui um clima mais ameno e menos árido que o restante da província.
No verão, os dias possuem cerca de 19 horas de luz. Já no inverno, as temperaturas médias diárias variam entre -15°C e -25°C, e as noites são longas, com dias bem mais curtos com cerca de 6 horas de sol.
Durante a sua viagem, visite a Reserva de Yukon e nade nas fontes termais de Eclipse Nordic. Também não perca o Parque Nacional de Kluane, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abrigando paisagens impressionantes das suas cadeias de montanhas nevadas.
3. Yellowknife
Yellowknife é um dos melhores lugares para observar o fenômeno das Auroras Boreais e explorar desertos de gelo. É a capital dos Territórios do Noroeste do Canadá, província ao norte do país com clima ártico.
A cidade conta com uma forte influência da cultura indígena, presente em centros culturais e eventos. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar a -30ºC, com dias curtos, assim como Whitehorse. Os melhores atrativos da estação são o esqui, snowboard e pesca no gelo.
- Saiba qual é a voltagem e tomada usada no Canadá e não sofra nenhum imprevisto
4. Whistler
Whistler fica no interior da província de Colúmbia Britânica, onde estão as cidades de Vancouver e Victoria, por exemplo. Trata-se de um destino alpino, pacato e cercado de montanhas.
A cidade se destaca na prática de esqui e snowboard, as grandes atrações do inverno, além de estar cercada pela natureza e oferecer uma vila central animada com lojas e restaurantes.
Durante os meses de inverno, as temperaturas variam entre 5°C e -5°C, porém, no alto das estações de esqui, o clima é ainda mais frio.
5. Banff
Rodeada de montanhas nevadas, Banff se assemelha a Whistler, promovendo a prática de esqui e snowboard. Você se deparará com lojas, museus, restaurantes sofisticados e até mesmo spas.
Atravesse a cidade com a Gôndola de Banff e visite o Parque Nacional Banff, onde estão as montanhas e lagos locais, revelando cenários deslumbrantes!
Com temperaturas variando entre -8°C e -2°C, você com certeza verá muita neve durante a sua estadia!
6. Winnipeg
Como citamos anteriormente, Winnipeg já foi considerada a cidade mais fria do mundo e traz sensações térmicas abaixo de -30ºC. Localizada na província de Manitoba, o destino abriga uma variedade de museus, teatros e galerias de Arte, como a Galeria de Arte de Winnipeg e o Museu de Manitoba.
Para curtir ao máximo o inverno, participe da patinação no gelo no Red River e do Festival du Voyageur, evento de inverno que celebra a cultura francesa, trazendo o melhor da gastronomia do país e muito entretenimento.
- O roteiro de 5 dias pelo Canadá tem muitas dicas de passeios imperdíveis! Confira!
7. Toronto
Sendo a maior cidade do Canadá, Toronto é um destino completo, com praias, museus, shoppings, parques e muitas atrações turísticas. Situado na província de Ontário, Toronto traz pontos turísticos como a CN Tower e a Yonge-Dundas Square, a Times Square canadense, com muito comércio, restaurantes e propagandas.
No mês mais frio do inverno, as temperaturas estão em torno de -7°C pela noite e as máximas são de 2°C. É nesta época que a praça central de Toronto, a Nathan Phillips Square, se torna um ótimo local para patinar! Não se esqueça de garantir a sua foto ao lado do letreiro de Toronto!
8. Montreal
Montreal é uma das cidades mais charmosas do Canadá. Localizada na província de Quebec, a cidade traz uma arquitetura encantadora, sobretudo nas ruas do centro histórico que preservam o seu passado. O principal destaque é a Basílica de Notre-Dame, uma obra-prima que atrai visitantes de todas as partes do mundo!
Além disso, Montreal evidencia uma forte influência da cultura francesa, oferecendo restaurantes com o melhor da gastronomia da França e muitos clubes de Jazz. Inclusive, francês é a sua língua oficial, apesar de muitos falarem inglês também.
Durante o inverno, as temperaturas médias chegam a -6ºC e -15ºC. Assim como os destinos anteriores, Montreal oferece boas pistas de patinação e o Vieux-Port, um festival de música eletrônica que dura 12 dias.
Por fim, se você quiser sair para fazer compras em Montreal, saiba que a cidade conta com uma rede de lojas subterrâneas, criadas para proporcionar um ambiente mais ameno para os turistas e moradores A cidade de Toronto também possui o seu shopping subterrâneo, o PATH, com cerca de 30 quilômetros de lojas, serviços, restaurantes e entretenimento.
- Veja qual é o fuso horário Canadá x Brasil e se planeje para a sua viagem!
9. Edmonton
Capital da província de Alberta, Edmonton é uma cidade bem moderna e populosa. Ela traz diversas instituições culturais como o Art Gallery of Alberta e o Winspear Centre; parques urbanos como o Parque Nacional Elk Island e o William Hawrelak Park e uma grande paixão pelo hóquei, com o time da casa Edmonton Oilers.
Além disso, Edmonton experimenta invernos bem rigorosos com temperaturas variando entre -11°C e -22°C.
10. Calgary
Conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 1988, Calgary também está na província de Alberta e traz um inverno ligeiramente mais ameno do que Edmonton. As temperaturas médias varias de -8°C a -15°C.
O principal ponto turístico local é a Calgary Tower, um edifício com uma altura equivalente a 60 andares, trazendo um ótimo observatório para apreciar a vista da cidade. Outro destaque é o Heritage Park, um centro que traz diversas exibições, lojas, restaurantes e atividades.
Quais cidades canadenses NÃO tem neve?
Quem deseja ver a neve de perto no Canadá precisa evitar cidades ao sul do país e próximas à costa, onde o clima temperado e o oceano influenciam nas temperaturas mais amenas. Sobretudo na costa oeste, onde ficam as cidades de Vancouver e Victoria.
Nestes destinos, a neve é menos frequente mas ainda tem boas chances de ocorrer, principalmente em locais com grande altitude. Uma boa dica é conferir a previsão do tempo durante a sua estadia, tendo assim a certeza se haverá ou não.
Mas caso você esteja por lá e perceba que não vai nevar, pode fazer uma excursão até Whistler, a cidade alpina a 1h30 de Vancouver.
- No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações de Toronto e muitos outros destinos pelo mundo!
Economize ao máximo na sua viagem a Toronto:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato a Toronto, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos de Toronto da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Toronto. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Toronto, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip canadense, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Toronto, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!