11 passeios para fazer com crianças em Tóquio

Capital japonesa dispõe de atrativos para todas as idades, mas os pimpolhos têm um foco "especial", com opções divertidas, educativas e interativas

11 passeios para fazer com crianças em Tóquio

Tóquio é um destino com atrativos para todas as idades e, para as crianças, não faltam opções do que fazer.

1. Visitar museus temáticos

Uma das opções para fazer com os pequenos durante a viagem por Tóquio é visitar exposições temáticas, como no Museu de Arte Fuji.

Por lá, é possível ver de pertinho obras de alguns dos maiores pintores do mundo, como J.M.W. Turner ou Claude Monet. Uma grande dica de ouro é comprar o ingresso com antecedência, pois os tickets esgotam rápido, principalmente na alta temporada (entre março e maio).

Já no Museu Ghibli, a criançada pode conhecer alguns dos cenários famosos de filmes, como Meu Vizinho Tororó, além de provar doces inspirados na obra cinematográfica. Lá ainda tem um trem em forma de gato muito divertido para dar uma voltinha. Como já mencionado antes, é fundamental comprar o bilhete de entrada o mais breve possível para não arriscar ficar sem.

Museu Ghibli

2. Explorar o bairro de Akihabara

Akihabara é o destino perfeito para os pimpolhos, pois existem muitas lojas voltadas para videogame, como a Tato Station e a Super Potato.

Outro passeio muito disputado é o “rolê” na réplica do carro de corrida usado pelo lendário Mario Kart.

O bairro ainda concentra muitos empreendimentos dedicados a anime e mangá, como o famoso Mandarake, um prédio de cinco andares com muitos produtos voltados à cultura pop japonesa.

Mandarake

3. Aventurar-se na Disney

Outro passeio para levar as crianças é a Disney, localizado a aproximadamente 20 minutos do centro. Como na instalação americana, o parque conta com o icônico castelo da Cinderela, muitos brinquedos para deixar a adrenalina lá no alto, como montanhas-russas, além de sete áreas temáticas.

Assim como as recomendações acima, é fundamental comprar as entradas o mais breve possível para não ficar de fora.

Disney de Tóquio

4. Criar a própria cidade

O parque de diversões da Lego, além de ser uma atração incrível para as crianças, é uma ótima oportunidade para exercitar o cérebro. Por lá, existem várias atividades educativas, como workshops para criar objetos, cidades, personagens, carros de corrida, entre outras opções.

Além de colocar a criatividade à prova, o empreendimento conta com um cinema 4K com filmes de animação do mundo de Lego.

Parque de diversão Lego em Tóquio

5. Conhecer o cruzamento mais famoso do mundo

Shibuya Crossing é um dos símbolos de Tóquio e muito legal para levar as crianças, porém é necessária muita atenção devido ao alto fluxo de pessoas.

Além dos pequenos verem a multidão do “chão”, para ter uma visão privilegiada do local, lá do alto, uma dica é subir no Shibuya Sky, um observatório no alto do Shibuya Scramble Square.

Shibuya Crossing

6. Visão 360 de Tóquio

Inspirada na Torre Eiffel de Paris, a Tokyo Tower é outro ponto famoso para dar um pulinho durante a viagem com os pequenos. Com aproximadamente 333 metros de altura, a estrutura tem vista panorâmica da capital, permitindo ver um dos pontos mais emblemáticos do destino, o Monte Fuji; compre o ingresso neste link.

Tokyo Tower

7. Ver o Monte Fuji de pertinho

Outra estrutura muito famosa para levar os pimpolhos é a Tokyo Skytree, com 634 metros de altura, praticamente o dobro em relação à torre anterior. O local, inclusive, é considerado a segunda maior estrutura do mundo, ficando atrás apenas do Burj Khalifa, em Dubai.

Por lá, é possível ter uma visão 360 de Tóquio e, claro, ver bem pertinho o Monte Fuji; compre o ingresso neste link.

Tokyo Skytree

8. Excursão para Kawagoe 

Kawagoe é o local perfeito devido à proximidade da capital japonesa. No entanto, a grande dica de ouro é ter um guia local para acompanhá-lo. Assim, o trajeto será muito mais fácil.

No local, um dos destinos a ser explorado é a rua Kashiya Yokocho, cheia de lojas de doces tradicionais, o templo Kita-in, fundado em 830, o santuário Hikawa-jinja, associado ao Deus do Matrimônio, e, por fim, um passeio ao longo do Rio Shingashi; caso tenha interesse pela atração, basta clicar neste link

Rio Shingashi

9. Excursão ao Monte Takao

Outro passeio imperdível para fazer com a criançada é a excursão ao Monte Takao. A viagem até é rápida e fácil: basta pegar a linha de trem Keio. O percurso dura cerca de 50 minutos.

Para fazer o “rolê” e não perder nenhum detalhe, a dica de ouro é contratar um guia para levá-lo até uma das maiores montanhas do país asiático, com quase 600 metros de altura; confira neste link.

Templo Yakouin

10. Excursão a Nikko

Ao norte, uma distância de aproximadamente 150 km, encontra-se, em meio às montanhas, a cidade Nikko.

Para visitar o destino sem precisar colocar o pé na estrada, há uma empresa responsável por levá-lo e buscá-lo. A excursão a Nikko parte de Tóquio bem cedinho, por volta das 8 horas.

Durante o percurso, devido à distância entre as cidades, a companhia faz uma parada na estrada para um pequeno descanso, onde é possível almoçar em um restaurante local. Ao chegar a Nikko, por volta do meio-dia, a primeira visita é ao templo Toshogu, Patrimônio Mundial da Unesco.

O “rolê” segue para a última parada, a Cascata Kegon, com queda d’água de mais de 90 metros de altura.

No trajeto de volta para Tóquio, os visitantes poderão avistar a ponte Shinkyo diretamente do ônibus.

Após mais de 10 horas de excursão a Nikko, é hora de voltar para casa; caso tenha interesse, basta clicar neste link.

Nikko, no Japão

11. Fazer uma imersão tecnológica

O Japão é um dos maiores desenvolvedores tecnológicos do mundo, surpreendendo turistas a cada esquina.

A Odaiba, por exemplo, é uma ilha futurista a aproximadamente 25 minutos de Tóquio. Por lá, há um museu, o TeamLab Borderless, fora de todos os padrões, totalmente digital. Outro destaque da região é o Parque Odaiba Marine, com vista da Rainbow Bridge.

Rainbow Bridge é um dos locais do roteiro de 3 dias em Tóquio

Economize ao máximo na viagem pelo Japão:

  • Dicas para otimizar o orçamento: para aproveitar as melhores promoções, leia esta matéria, de como viajar barato para o Japão, com dicas para encontrar hotéis bons e baratos, melhores épocas, etc
  • Ingressos: compre tickets para passeios, museus, entre outras atividades com até 55% de desconto
  • Carro: para saber todas as regras e dicas para fretar um automóvel no Japão, leia esta matéria
  • Dólares: a moeda oficial do Japão é o iene, mas é possível, sim, ir às compras no país asiático com dólar; saiba como abrir uma conta global
  • Celular: impossível viajar e ficar longe das redes sociais; confira como comprar o melhor chip internacional
  • Hotel: a acomodação é parte significativa do orçamento, mas é possível encontrar hospedagens baratas
  • Seguro viagem: apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é recomendado na hora de embarcar para o Japão, pois, para ter acesso aos hospitais e clínicas no país, é necessário apresentar o documento
  • Transfer: uma recomendação valiosa para quem não cogita alugar um carro no Japão é contratar um motorista particular do aeroporto para o hotel, ou vice-versa

Leia mais matérias sobre o Tóquio: