San Pedro do Atacama

12 melhores coisas para fazer em San Pedro do Atacama

Veja as 12 melhores coisas para fazer em San Pedro do Atacama.

12 melhores coisas para fazer em San Pedro do Atacama

Veja as 12 melhores coisas para fazer em San Pedro do Atacama e planeje sua viagem! Aqui te mostramos os principais locais e dicas.

1) Centro histórico de San Pedro do Atacama

O primeiro passo para conhecer San Pedro do Atacama é passear pelas ruas do centro histórico. Por lá existem diversos lugares para explorar e até fazer algumas compras.

Dentre eles está a igrejinha antiga, a vila dos artesãos, que possui artesanatos típicos da região, e o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige, onde existem objetos históricos.

No local você também pode ir até as lojinhas e aproveitar boas refeições nos restaurantes. Todos esses pontos estão entre as ruas Caracoles e Gustavo Le Paige.

Centro histórico de San Pedro do Atacama

2) Valle de La Luna

O Valle de La Luna está situado a cerca de 10 km do centro de San Pedro de Atacama, sendo um dos locais mais visitados justamente pela paisagem encantadora. Para chegar até o vale, você pode escolher ir de carro, pedalando ou com uma agência de turismo.

Inclusive, muitas pessoas decidem explorar as quatro trilhas que existem por lá e ver as belezas da paisagem árida, bem como as formações geológicas do deserto.

Para entrar no Valle de La Luna é preciso pagar 3 mil pesos e a melhor vista de lá é no pôr do sol.

Valle de La Luna em San Pedro do Atacama

3) Gêiseres del Tatio de San Pedro do Atacama

Esse incrível fenômeno da natureza é bastante conhecido entre os turistas e um dos passeios mais procurados em San Pedro de Atacama.

O Gêiseres del Tatio é um local que possui aquele vapor de águas ferventes, que saem das crateras no chão. É nas primeiras horas do dia em que existe mais vapor, e por isso os passeios para lá saem às 5 da manhã.

Também é importante, além de acordar bem cedo, que você vá com roupas de frio, pois o local fica a 4.300 metros acima do nível do mar e as temperaturas estarão bem baixas.

Inclusive, no inverno, o local pode chegar até 0 graus. Para entrar no parque onde estão os Gêiseres del Tatio é preciso pagar 10 mil pesos.

Gêiseres del Tatio

4) Sítio Arqueológico Pukará de Quitor

Um dos Monumentos Nacionais do Chile, desde 1892, é o Pukará de Quitor, um sítio arqueológico que está a 3 km do centro de San Pedro de Atacama.

Lá existe uma concentração de ruínas de uma fortificação de pedra feita entre 1000 e 1200 depois de Cristo por povos pré-incas.

Para ver as ruínas basta escolher uma das duas trilhas que levam até o topo. Uma delas dura cerca de 40 minutos e é mais tranquila em comparação a outra, que dura duas horas.

Recomendamos que coloque esse passeio no seu roteiro, pois as paisagens são muito bonitas e a caminhada é bem tranquila. A entrada em Pukará de Quitor custa 3 mil pesos.

Sítio Arqueológico Pukará de Quitor

5) Valle de La Muerte

Um vale tão legal de conhecer quanto o da Luna é o da Muerte. Ele fica a 2 km de San Pedro do Atacama e o ingresso custa 3 mil pesos.

O Valle de La Muerte possui dunas e formações geográficas bem peculiares que tornam o lugar bastante especial. Além disso, as colinas possibilitam praticar o sandboard, que é semelhante ao snowboard, mas na areia.

É um passeio bem divertido e imperdível enquanto você estiver por lá!

Valle de La Muerte em San Pedro do Atacama

6) Laguna Cejar

Um lugar bem curioso, em que todos podem flutuar, é a Laguna Cejar. Ela é a lagoas mais salgada do mundo e fica a cerca de 25 km de San Pedro de Atacama.

Esse passeio é excelente para quem busca aproveitar as paisagens desérticas e relaxar com uma ótima água. Além disso, após nadar você pode usar os chuveiros de água doce nos arredores.

O local é bastante popular e sempre está cheio de turistas, por disso, para desfrutar da lagoa será necessário pagar 15 mil pesos.

Laguna Cejar

7) Salar de Tara

O deserto do Atacama possui belíssimas paisagens e uma das mais incríveis está no Salar de Tara. Em um dia de passeio você verá montanhas, dunas, um horizonte colorido, diversas lagunas e formações rochosas.

Esse é um dos passeios em que o ideal é fazer com uma agência, porque o guia poderá te levar aos locais certos, além de explicar um pouco sobre o lugar.

Apesar da localização ficar a 140 km da cidade e a 4400 metros de altitude, super recomendamos esse passeio. Ele renderá boas memórias e fotografias, sem dúvidas!

Salar de Tara

8) Vulcões ao redor de San Pedro de Atacama

Nos arredores de San Pedro de Atacama existem alguns vulcões que você pode explorar. Entre os mais famosos da região está Licancabur, que fica na divisa com a Bolívia e tem mais de 5900 metros de altitude, e o Lascar, que tem 5600 metros.

A beleza do lugar é incrível e você poderá fazer trilhas, além de se deparar com mirantes. No entanto, para fazer esse passeio, saiba que a subida é um tanto difícil e o preço é elevado.

Vulcões ao redor de San Pedro de Atacama

9) Termas de Puritama

Um lugar perfeito para descansar é nas Termas de Puritama. Isso porque ela possui oito piscina naturais com águas a 33 graus Celsius, muito boas para quem tem reumatismo, por exemplo.

As Termas de Puritama são administradas por um hotel, e é preciso pagar 15 mil pesos para poder aproveita-las. Além disso, o local fica a mais ao menos 35 km de San Pedro de Atacama.

Termas de Puritama

10) Tour Astronômico

Outro passeio bastante conhecido, para fazer à noite, é o Tour Astronômico. Isso porque o deserto do Atacama é um dos melhores lugares do mundo para fazer a observação dos astros.

Então já reserve duas ou três horas de uma noite no seu itinerário para fazer esse passeio, que precisa ser acompanhado por um guia, pois ele te contará mais informações sobre as estrelas, os planetas e as galáxias.

A parte legal é que as agências oferecem telescópios para você olhar o universo mais de perto.

Tour Astronômico

11) Restaurante Adobe

As carnes e pizzas chilenas são excelentes e por isso um dos restaurantes mais conhecidos de San Pedro de Atacama é o Adobe, que oferece essas e outra boas opções de comidas típicas.

O menu é bem variado e dispõe também de saladas, peixes, frutos do mar, entre outros. O ambiente é bem aconchegante e possui uma decoração rústica, com uma banda local.

Além disso, existe uma fogueira no meio do pátio que ajuda a aquecer nas noites mais gélidas do deserto.

A dica é chegar cedo ao local e garantir uma mesa, pois o Adobe sempre fica bem cheio, justamente na hora do jantar, apesar dele ter preços mais altos. O restaurante fica aberto das 11h às 23h50.

Restaurante Adobe

12) Cervecería St. Peter

Já pensou em uma fábrica de cervejas no meio do deserto? Essa é a proposta da Cervecería St. Peter. O legal é que você pode fazer um tour pela fábrica e aprender um pouco sobre a produção da cerveja, além de degustar.

As cervejas em San Pedro do Atacama podem ter valores um pouco salgados, mas esse passeio é uma ótima experiência para usufruir de um produto local e artesanal.

A St. Peter está rua Toconao e abre de segunda a sexta das 11h às 1h, e de sábado e domingo ela funciona das 10h às 3h.

Cervecería St. Peter

Dica dos ingressos para passeios e excursões no Atacama

Agendar e comprar passeios pela internet é sempre uma boa opção, ainda mais para San Pedro do Atacama, um destino que recebe muitos turistas diariamente – e, por isso, o número de pessoas por passeio é reduzido e os horários são bem específicos.

Sempre que viajamos para o Chile optamos por usar uma agência de brasileiros para fazer os nossos passeios, que além de ser ótima é bastante segura.

Inclusive, por usarmos com constância, conseguimos um ótimo desconto para os nossos leitores. É só clicar em Ingressos para o Atacama, preencher o formulário para eles entrarem em contato e garantir ótimos preços.

Essa agência é especializada em passeios no Chile e eles sempre explicam tudo sobre os destinos, desde o ponto de encontro da excursão até dicas para se acostumar com a altitude.

Os principais passeios que eles vendem e que são imperdíveis são os do Valle de la Luna, Lagunas Cejar, Termas de Puritamas, Géisers el Tatio, Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e vários outros.

Dica dos ingressos para passeios e excursões no Atacama

Confira nosso conteúdo sobre os passeios no Atacama!

Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!