Veja como curtir um roteiro de 15 dias nas principais cidades argentinas: Buenos Aires, Rosário, Córdoba, Mendoza e Bariloche. Ao longo do texto, daremos dicas para um roteiro completo por este país.
E, antes de começarmos as dicas para você que vai ficar 15 dias nas principais cidades argentinas, não deixe de:
- Adquirir a sua passagem aérea pelo MELHOR preço.
- Comprar os ingressos em um só lugar para os passeios da Argentina.
- Fazer o seguro viagem internacional para ir assegurado de problemas de saúde, odontológicos e até furto de bagagem.
- Comprar o chip de celular para ter acesso à Internet e usar o celular à vontade na Argentina.
- Comprar os pesos argentinos ou dólares através de uma conta global excelente.
Dia 1 em Buenos Aires
O seu primeiro dia dos 15 dias nas principais cidades argentinas começará na magnífica Buenos Aires. E, para isso, dividimos a manhã, tarde e noite dele da seguinte forma:
Manhã: Acorde bem cedinho, tome um café da manhã reforçado e dirija-se até a Plaza de Mayo. Ela é um dos principais pontos turísticos desta cidade, portanto, indispensável para a sua programação. Lá, você poderá conhecer a Casa Rosada (que é aquela casa na cor de rosa que todo mundo tira foto), a Catedral Metropolitana (com uma arquitetura belíssima), o Museu Bicentenário, o Museu Histórico Nacional de Cabildo e da Revolução de Maio etc. Aproveite e pare para almoçar em algum dos restaurantes da área.
Tarde: De tarde, tire umas 3 ou 4 horas para ir até o bairro Recoleta, que reserva muitas atrações de Buenos Aires interessantes. É neste bairro que está o Cemitério de Recoleta (com lápides deslumbrantes), o Museu Nacional de Belas Artes e a Floralis Generica (uma flor de aço e alumínio que abre logo pela manhã e fecha ao entardecer). Recomendamos, também, que faça um lanche em algum dos cafés que se encontram no bairro Recoleta.
Noite: Para finalizar este dia em Buenos Aires, não deixe de seguir a tradição da Argentina e aproveite para assistir a um show de tango em uma das casas de tango da capital. Algumas delas que são super famosas por lá são: Café Esquina Homero Manzi, Café Tortoni, El Viejo Almacén, Señor Tango e Madero Tango.
Dia 2 em Buenos Aires
Chegamos ao segundo dia da sua viagem em Buenos Aires, Argentina. Por isso, nossas dicas são:
Manhã: Logo pela manhã, vá até o famoso Obelisco, que encontra-se na Avenida 9 de Julio. Ambos são muito turísticos, portanto prepare a câmera para tirar muitas fotos de recordação na área. Depois do passeio, recomedamos que almoce no Oviedo, que está nas proximidades e oferece ótimos pratos à base de frutos do mar.
Tarde: Depois de uma manhã bem agradável, indicamos que você vá até o bairro Palermo. Nesta região, está o Hipódromo de Palermo (um complexo com corridas de cavalos, área comercial e estabelecimentos gastronômicos), o Museu de Arte Latinoamericano (com artigos da cultura latina) e o belíssimo Jardim Japonês (ótimo para relaxar e fazer um piquenique no final do dia).
Noite: Para a sua segunda noite de roteiro em Buenos Aires, veja qual vai ser a disposição e escolha entre os restaurantes (caso queira algo mais tranquilo), os bares/pubs (se quiser petiscar e beber algo) ou as animadíssimas baladas/casas noturnas da cidade (para os baladeiros de plantão).
Dia 3 em Buenos Aires
O terceiro dia de roteiro em Buenos Aires, na Argentina, vai ser muito especial. Então, prepare-se para fazer o seguinte planejamento:
Manhã: Que tal aproveitar esta manhã para ir até a casa do time de futebol Boca Juniors? Estamos falando do estádio La Bombonera, que é perfeito em estrutura, conta com jogos emocionantes e possibilita que os turistas o conheça através de um delicioso tour guiado.
Tarde: Depois do passeio esportivo pela manhã, nossa dica é para que você vá até o bairro San Telmo. Ele abriga a Feira de San Telmo – ótima para quem quiser comprar lembrancinhas e souvenirs. Além disso, a área conta com casas coloniais, que são muito graciosas para fotos de recordação, e estabelecimentos para comer e beber.
Noite: Pelo fato de San Telmo ser uma região muito boêmia, é legal ficar desde tarde lá e aproveitar a vida noturna nos bares ou restaurantes. Temos certeza que você ficará encantado com tudo o que esta localidade tem a oferecer.
Dia 4 em Buenos Aires
Chegamos ao quarto dia em Buenos Aires. Para ele, aproveite para ter momentos únicos com a família ou os amigos:
Manhã: Para a manhã deste quarto dia de roteiro em Buenos Aires, achamos legal fazer o passeio de barco no Rio Tigre. O percurso ocorre no delta do rio, levando até os canais de Amsterdã. O bom é que o passeio é super agradável e rende fotos incríveis para você compartilhar nas suas redes sociais. É uma delícia.
Tarde: Um lugar que achamos muito bacana para você conhecer, e, portanto, passar algumas horinhas da sua tarde, é o Galerías Pacífico. Para quem não sabe, este prédio – que no passado foi uma galeria de arte – é hoje um shopping enorme, com todo o tipo de lazer e entretenimento possíveis. Para quem quiser fazer compras, ele, com certeza, será uma ótima pedida.
Noite: E, fechando com chave de ouro este quarto dia na Argentina, inclua uma visita ao extraordinário Teatro Colón, em Buenos Aires. Com visitas guiadas que acontecem a cada 15 minutos e várias apresentações artísticas na programação, ele é lindo em estrutura, além de contar com muita história e riqueza de detalhes.
Dia 5 em Buenos Aires
Manhã: De manhã, que tal dar uma relaxada no Bioparque Temaikèn? Nele, você vai encontrar um zoológico com mais de 5 mil animais (indo de aves até tigres brancos), um jardim botânico, um aquário, um cinema em 360°, um museu de história natural e um de antropologia e várias outras atrações. É bem gostoso o passeio, e costuma agradar diversos tipos de perfis de turistas.
Tarde: Depois desta manhã deliciosa no Bioparque Temaikèn, tire a tarde deste dia para ir aos outlets no bairro Villa Crespo. Na Calle Aguirre você vai encontrar lojas das principais marcas do mundo com ótimos preços. Já na Rua Murilo, existem bastante opções de lugares para comprar roupas de couro.
Noite: Um passeio noturno que você não pode deixar de fazer quando estiver em Buenos Aires é o pelo bairro Puerto Madero. Ele possui uma arquitetura super bonita e moderna, que faz com que qualquer um fique encantado com o local. A dica de ouro é passear pela área e depois escolher entre os diversos restaurantes de lá para ter um jantar de alto nível. Se tiver disposição, saiba que este bairro abriga casas noturnas super renomadas, então, vá até alguma delas e finalize a sua estadia em Buenos Aires no melhor estilo possível.
Dia 6 em Buenos Aires/Rosário
Para o seu sexto dia dos 15 dias nas principais cidades argentinas, separamos uma visita à charmosa cidade Rosário (terceira maior cidade do país), que está localizada a cerca de 3 horas de carro apenas de Buenos Aires. E, por falar em carro, aproveite para ler o texto sobre como conseguir um aluguel de carro barato na Argentina.
Manhã e tarde: Logo ao chegar em Rosário, não deixe de explorar o Centro Cívico, que reserva lugares encantadores, como a Plaza 25 de Mayo, o Palácio dos Leões (visto por fora) e a Catedral Nossa Senhora do Rosário. Pare em algum restaurante da região e faça um almoço reforçado, para seguir curtindo a tarde na área. Visite também o Parque Nacional da Bandeira (que abriga um monumento super bonito para tirar fotos – chamado de Monumento à Bandeira) e a Torre Central (atrativo de onde você terá uma vista panorâmica 360° da cidade).
Noite: Depois de ter conhecido um pouquinho de Rosário, aproveite para curtir a vida noturna desta localidade. Dois lugares que são bem famosos em Rosário, e, na nossa opinião, vale a pena analisar são o Bar El Cairo (com um cardápio de drinks bem grande) e o Parrilla La Estancia (para quem quiser experimentar a autêntica parrilla argentina).
Dia 7 em Rosário/Córdoba
Como você estará em Rosário, nossa recomendação é para que acorde bem cedo e parta para Córdoba – em um percurso de carro de menos de 4 horas.
Manhã e tarde: Em Córdoba, não deixe de ir até a Plaza San Martín (situada no coração da cidade e onde estão alguns dos principais pontos turísticos de lá). Pertinho desta praça, visite a Catedral de Córdoba (super imponente e rica em história), o Parque Sarmiento (para ter algumas horinhas de descanso em meio a muita área verde) e o Museu Superior de Bellas Artes Evita (com obras de arte de artistas renomados mundialmente).
Noite: Ao final do dia, recomendamos que vá a um dos melhores restaurantes de Córdoba, para fechar este dia de roteiro em grande estilo. Dois deles que são destaque em excelência e qualidade são: El Papagayo Restaurant (com uma culinária mais criativa e exótica) e San Honorato (com opções de peixes, carnes, frutos do mar e até vegetarianas).
Dia 8 em Córdoba
Manhã: Depois que você acordar e tomar um bom café da manhã, nossa dica é que comece as atividades na Manzana Jesuítica. Este lugar é um quarteirão inteiro repleto de prédios do século 17. O legal é que o espaço todo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2000, ou seja, em um passeio pela área, você será envolvido por muita história e cultura local. Ali mesmo pelas redondezas também está a Cripta Jesuítica – que foi construída no século 18 e hoje abriga um centro cultural e uma galeria interessantíssimos.
Tarde: No período da tarde, não deixe de ir ao magnífico Mercado Central. Ele é perfeito para vivenciar um pouquinho das tradições gastronômicas por lá, já que oferece comidas típicas argentinas e vinhos nacionais muito saborosos. Se quiser levar algo para o Brasil, saiba que é super possível. A sugestão, apenas, é que verifique o limite dos produtos, para não ter problemas na alfândega depois.
Noite: Um ótimo lugar para você passar esta noite em Córdoba é o Paseo del Buen Pastor. Nele, costumam ocorrer diversas apresentações musicais, exibições artísticas, entre outras atratividades. Além disso, o local abriga bons restaurantes e bares incríveis. Ou seja, é imperdível para quem estiver procurando por uma vida noturna agradável nesta cidade.
Dia 9 em Córdoba/Mendoza
Para este dia dos 15 dias nas principais cidades argentinas, a dica de ouro é: acorde cedo – em torno de 6 horas da manhã e, com o carro alugado, vá até Mendoza. Esta cidade está situada a cerca de 8 horas de viagem de Córdoba.
Noite: Como você não terá muito tempo deste dia, já que chegará no meio ou final do dia em Mendoza, sugerimos que você vá para o hotel descansar um pouco e aproveite para dar uma saída mais à noite. A Avenida Sarmiento é um ponto de encontro de turistas pelo fato de reservar restaurantes de muita qualidade, como, por exemplo: El Asadito, Pizzaiolo, Estancia La Pasión e Azafrán.
Dia 10 em Mendoza
Manhã: Logo pela manhã, um atrativo que merece a sua visita, principalmente se você gostar de tirar fotos em meio a cenários deslumbrantes, é o Parque Aconcágua. Ele abriga a maior montanha da América Latina; além de trilhas, águas termais etc. A dica é tentar passar umas 2 ou 3 horas por lá, para poder viver um pouco da magia que esta região apresenta. E, claro, nao se esqueça de levar o celular com bateria ou a câmera fotográfica. O lugar é belíssimo e temos certeza que as imagens ficarão incríveis.
Tarde: Para o seu almoço e período da tarde em Mendoza, separamos uma atividade que é quase que obrigatória para qualquer turista. Estamos falando da ida a uma das vinícolas de Mendoza. Este destino conta com muitas delas, para todos os públicos e gostos, e, acredite, será difícil escolher. Algumas das bodegas que nós já fomos e gostamos bastante foram: Catena Zapata, La Azul, Chandon e Luigi Bosca. O bom é que além do passeio que você pode fazer para conhecer ela, é possível almoçar ou até mesmo degustar de vinhos e aperitivos. Então, a experiência torna-se única e totalmente especial em um passeio como esse.
Noite: Por fim, devido ao dia corrido e cansativo, recomendamos que fique pelo seu hotel mesmo e peça algo para jantar.
Dia 11 em Mendoza
Manhã e tarde: Não tem como falar de Mendoza e não associar logo de cara às pistas de esqui deslumbrantes de lá. Então, neste dia de roteiro de viagem, tire a manhã e a tarde inteira para ir a uma delas. As mais famosas deste destino são a Los Penitentes e Las Leñas. Ambas são super estruturadas, oferecendo aos visitantes: hospedagens ao redor, áreas de compras, restaurantes, pistas de esqui super iluminadas e para níveis de aprendizado diferentes etc. Em resumo: um dia inteiro por lá será de muita diversão. E, o mais legal é que as pistas Los Penitentes e Las Lenãs não oferecem só o esporte esqui, mas, também, o snowboard, tubbing e vários outros.
Dica importante: A temporada de neve e esqui na Argentina começa efetivamente no fim de junho e vai até outubro. Então, saiba que serão nestes meses que você poderá aproveitar muito as atividades de neve em Mendoza.
Noite: Para aproveitar a noite em Mendoza, que tal um barzinho bem agradável? Para encontrar vários deles, é só ir na Avenida Arístides Villanueva. Os que achamos que são incríveis para qualquer roteiro são: Chachingo Arístides, Ground Arístides e William Brown.
Dia 12 em Mendoza
Manhã e tarde: Para este dia, reservamos alguns pontos turísticos de Mendoza que você precisa conhecer. O primeiro deles é o Parque General San Martín, que é um dos maiores parques da Argentina e abriga monumentos, teatro, igreja e o Cerro de La Gloria. Saindo de lá, indicamos que você tire um tempinho para curtir a Plaza Independencia. Ela recebe destaque por ser a maior praça de Mendoza, além de estar repleta de opções de lazer e entretenimento.
Noite: Nesta noite em Mendoza, uma excelente opção de o que fazer é ir ao Peatonal Sarmiento. Ele é um enorme calçadão desta cidade, o qual abriga opções para comer e beber, como bares e restaurantes. Se você quiser comprar algo também, saiba que a área conta com lojinhas de souvenirs que são ótimas. Em resumo, esta é uma região onde a vida noturna de Mendoza realmente acontece.
Dia 13 em Mendoza/Bariloche
A próxima alternativa deste texto de 15 dias nas principais cidades argentinas é a cidade de Bariloche. E, para isso, você tem 2 opções que achamos válidas. A primeira delas é pegar um voo de Mendoza até Bariloche, em um percurso de menos de 2 horas. A segunda é a de carro, que é mais demorada, afinal serão 14 horas de viagem.
Tarde: Logo que chegar em Bariloche, um dos lugares que você precisa explorar é o Centro Cívico. Ele é o coração da cidade, então espere encontrar de tudo um pouco por lá. Na área estão atrações como o Museu de la Patagônia, a Catedral de Bariloche, o Monumento Histórico Nacional e a magnífica rua Mitre.
Noite: E, por falar em rua Mitre, ela é a nossa indicação para a vida noturna deste dia em Bariloche. Nesta rua estão muitas lojinhas charmosas que vendem desde chocolates produzidos na região até roupas e calçados. Além disso, é nesta rua que está a Galeria del Sol, um prédio de 2 andares composto por lojas de chocolates, eletrônicos, artesanatos e souvenirs. É uma delícia.
Dia 14 em Bariloche
Manhã e tarde: O décimo quarto dia do seu roteiro será bem divertido. Para ele, recomendamos que você escolha entre o Cerro Catedral (a pista de esqui mais antiga e famosa da Argentina), o Cerro Otto (composto por teleférico, trilhas, pistas de esquibunda e até uma confeitaria giratória) ou o Piedras Blancas (ele fica ao lado do Cerro Otto e conta com aulas de esqui para iniciantes, tirolesa, teleféricos e passeios pela montanha). Nem precisamos dizer que esta manhã e tarde serão de muita adrenalina, não é mesmo? Portanto, divirta-se!
Noite: Pra fechar em grande estilo este dia de viagem pela Argentina, não deixe de ir no Casino em Bariloche. Este cassino incrível está localizado na Rua España, e oferece muito mais do que os jogos. Em diversas noites são organizados ótimos jantares, espetáculos e show ao vivo de tango. É uma delícia e temos certeza que você vai ficar encantado.
Dia 15 em Bariloche
Manhã e tarde: Para terminar o seu roteiro de 15 dias nas principais cidades argentinas, reserve a última manhã e tarde em Bariloche para fazer o Circuito Chico. Este circuito é, nada mais nada menos, que um percurso de cerca de 4 horas de duração, onde você passará pelos mais importantes pontos turísticos de Bariloche.
O início do Circuito Chico se dá na Avenida Ezequiel Bustillo, próximo ao Centro Cívico de Bariloche. Depois, ele percorre o famoso lago Nahuel Huapi, o Cerro Campanário, o Puerto Pañuelo, a Capela de San Eduardo, o Hotel Llao Llao e a Colonia Suiza. É um máximo, pois em pouco tempo você vive uma experiência completamente única e diferenciada por esta cidade turística.
Dica extra: Se você quiser fazer o Circuito Chico no décimo dia, ao invés do último, é super recomendável também. Assim, você já conhece um pouco de Bariloche através do Circuito e, depois, pode ir em outros locais ou até mesmo repetir algum que tenha gostado muito.
Noite: Temos os baladeiros de plantão? Se sim, então não deixe de curtir sua última noite na Argentina indo até uma das casas noturnas de Bariloche. Duas delas que nós achamos excelentes são: Ice Bariloche (com um dos ambientes com paredes congeladas, ótimos drinks e música ao vivo) e Grisú (com vários ambientes, música que vai do pop ao rock e vista para o lago Nahuel Huapi).
Economize ao máximo na sua viagem a Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!