Veja como passar 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai. Mostraremos um roteiro completo para você que quer curtir estes dois destinos incríveis. Nele, iniciamos a viagem em Buenos Aires e finalizamos em Punta del Este.
E, antes de começarmos as dicas, não deixe de:
- Adquirir a sua passagem aérea pelo MELHOR preço.
- Comprar os ingressos em um só lugar para os passeios da Argentina.
- Fazer o seguro viagem internacional para ir assegurado de problemas de saúde, odontológicos e até furto de bagagem.
- Comprar o chip de celular para ter acesso à Internet e usar o celular à vontade na Argentina.
- Comprar os pesos argentinos ou dólares através de uma conta global excelente.
Dia 1 em Buenos Aires
O primeiro dia dos 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai começará na magnífica Buenos Aires. E, para isso, dividimos a manhã, tarde e noite dele da seguinte forma:
Manhã: Acorde bem cedinho, tome um café da manhã reforçado e dirija-se até a Plaza de Mayo. Ela é um dos principais pontos turísticos desta cidade, portanto, indispensável para a sua programação. Lá, você poderá conhecer a Casa Rosada (que é aquela casa na cor de rosa que todo mundo tira foto), a Catedral Metropolitana (com uma arquitetura belíssima), o Museu Bicentenário, o Museu Histórico Nacional de Cabildo e da Revolução de Maio etc. Aproveite e pare para almoçar em algum dos restaurantes da área.
Tarde: De tarde, tire umas 3 ou 4 horas para ir até o bairro Recoleta, que reserva muitas atrações de Buenos Aires interessantes. É neste bairro que está o Cemitério de Recoleta (com lápides deslumbrantes), o Museu Nacional de Belas Artes e a Floralis Generica (uma flor de aço e alumínio que abre logo pela manhã e fecha ao entardecer). Recomendamos, também, que faça um lanche em algum dos cafés que se encontram no bairro Recoleta.
Noite: Para finalizar este dia em Buenos Aires, não deixe de seguir a tradição da Argentina e aproveite para assistir a um show de tango em uma das casas de tango da capital. Algumas delas que são super famosas por lá são: Café Esquina Homero Manzi, Café Tortoni, El Viejo Almacén, Señor Tango e Madero Tango.
Dia 2 em Buenos Aires
Chegamos ao segundo dia da sua viagem em Buenos Aires, na Argentina. Por isso, nossas dicas são:
Manhã: Logo pela manhã, vá até o famoso Obelisco, que encontra-se na Avenida 9 de Julio. Ambos os locais são muito turísticos, portanto prepare a câmera para tirar muitas fotos de recordação na área. Depois do passeio, recomendamos que almoce no Oviedo, que está nas proximidades e oferece ótimos pratos à base de frutos do mar.
Tarde: Depois de uma manhã bem agradável, indicamos que você vá até o bairro Palermo. Nesta região, está o Hipódromo de Palermo (um complexo com corridas de cavalos, área comercial e estabelecimentos gastronômicos), o Museu de Arte Latinoamericano (com artigos da cultura latina) e o belíssimo Jardim Japonês (ótimo para relaxar e fazer um piquenique no final do dia).
Noite: Para a sua segunda noite de roteiro em Buenos Aires, veja qual vai ser a disposição e escolha entre os restaurantes (caso queira algo mais tranquilo), os bares/pubs (se quiser petiscar e beber algo) ou as animadíssimas baladas/casas noturnas da cidade (para os baladeiros de plantão).
Dia 3 em Buenos Aires
O terceiro dia de roteiro em Buenos Aires, na Argentina, vai ser muito especial. Então, prepare-se para fazer o seguinte planejamento:
Manhã: Que tal aproveitar esta manhã para ir até a casa do time de futebol Boca Juniors? Estamos falando do estádio La Bombonera, que é perfeito em estrutura, conta com jogos emocionantes e possibilita que os turistas o conheça através de um delicioso tour guiado.
Tarde: Depois do passeio esportivo pela manhã, nossa dica é para que você vá até o bairro San Telmo. Ele abriga a Feira de San Telmo – ótima para quem quiser comprar lembrancinhas e souvenirs. Além disso, a área conta com casas coloniais, que são muito graciosas para fotos de recordação, e estabelecimentos para comer e beber.
Noite: Pelo fato de San Telmo ser uma região muito boêmia, é legal ficar desde tarde lá e aproveitar a vida noturna nos bares ou restaurantes. Temos certeza que você ficará encantado com tudo o que esta localidade tem a oferecer.
Dia 4 em Buenos Aires
Chegamos ao quarto dia deste roteiro de 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai. Para ele, aproveite para ter momentos únicos com a família ou os amigos em Buenos Aires:
Manhã: Para a manhã deste quarto e último dia de roteiro em Buenos Aires, achamos legal fazer o passeio de barco no Rio Tigre. O percurso ocorre no delta do rio, levando até os canais de Amsterdã. O bom é que o passeio é super agradável e rende fotos incríveis para você compartilhar nas suas redes sociais. É uma delícia.
Tarde: Um lugar que achamos muito bacana para você conhecer, e, portanto, passar algumas horinhas da sua tarde, é o Galerías Pacífico. Para quem não sabe, este prédio – que no passado foi uma galeria de arte – é hoje um shopping enorme, com todo o tipo de lazer e entretenimento possíveis. Para quem quiser fazer compras, ele, com certeza, será uma ótima pedida.
Noite: E, fechando com chave de ouro este quarto dia em Buenos Aires na Argentina, inclua uma visita ao extraordinário Teatro Colón. Com visitas guiadas que acontecem a cada 15 minutos e várias apresentações artísticas na programação, ele é lindo em estrutura, além de contar com muita história e riqueza de detalhes.
Dia 5 em Buenos Aires/Colonia del Sacramento
No quinto dia dos 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai, sugerimos que você reserve-o para o deslocamento de Buenos Aires até Colonia del Sacramento.
Manhã: Quando acordar, ainda em Buenos Aires, opte por fazer um café da manhã reforçado e prepare-se para a viagem. O trajeto de barco de Buenos Aires até Colonia del Sacramento é super tranquilo, dando cerca de 2 horas e 45 minutos aproximadamente.
Tarde e noite: Quando você chegar em Colonia del Sacramento, irá se deparar com uma cidade super charmosa, que, inclusive, já foi declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO – em 1995. Nossa sugestão, é para que você tire algumas horinhas da sua tarde e/o noite por lá para passear pelo centro, que mantém vivo e perfeitamente preservado muitas das principais construções originais. Além disso, saiba que as ruas de pedras e a quietude do local fazem com que a cidade cative qualquer pessoa que ande por lá.
Dia 6 em Colonia del Sacramento
Manhã: Logo quando você acordar, um local que indicamos para conhecer por lá é o Puerto de Yates. Como o nome por si só sugere, ele é um porto, belíssimo e que vale a contemplação. Para este passeio, é legal levar uma câmera fotográfica ou até mesmo o celular, para tirar muitas fotos.
Tarde: De tarde, existem 3 atrativos, que ficam super próximos, e são imperdíveis. O primeiro deles é a Avenida General Flores, que é uma avenida super charmosa e ótima para comprar lembrancinhas. Outro é a Calle de los Suspiros, que tem esse nome pelo fato de, no passado, ter tido muitos bordéis, e os marinheiros que davam os “suspiros” quando iam passar a noite por lá. Hoje, ela é interessante para um passeio ao ar livre e fotos de recordação. E, o Farol de Colonia del Sacramento, um lugar ideal para apreciar o pôr do sol desta cidade em grande estilo.
Noite: Para a sua noite em Colonia del Sacramento, escolha entre os diversos restaurantes desta cidade e tenha um jantar super agradável com a família, o (a) parceiro (a) ou os amigos. Algumas dicas de onde comer e beber muito bem nesta cidade são: Charco Bistró, Parrillada El Portón e La Bodeguita.
Dia 7 em Colonia del Sacramento/Montevidéu
Para o seu sétimo dia, recomendamos que você acorde cedo e vá direto para a magnífica Montevidéu, no Uruguai. Em um percurso de 2 horas e 15 minutos, apenas, você vai de Colonia del Sacramento para Montevidéu de carro, sendo super fácil e rápido. E, por falar em carro, aproveite para ler o texto sobre como conseguir um aluguel de carro barato na Argentina.
Manhã e tarde: Como você chegará em Montevidéu no meio da manhã ou perto da hora do almoço, separamos o período diurno e vespertino para ir até um dos principais pontos turísticos de lá. Estamos falando da magnífica Plaza Independência. Nesta praça, você encontra muitas opções de lazer e entretenimento, como lojas, galerias, cafés, restaurantes e museus. Seja para andar, tirar fotos de recordação e comer ou beber algo, ela é totalmente imperdível para a sua viagem.
Depois de um passeio mais geral pela Plaza Independência, comece a explorá-la indo até os atrativos que ficam por lá. São eles: o Palácio Salvo, considerado o edifício mais alto da América Latina (com 95 metros de altura), o Museo de la Casa de Gobierno, com diversos itens que retratam a história política do Uruguai desde 1830, e a Estátua e Mausoléu do General José Artigas.
Noite: De noite, recomendamos que você escolha entre os restaurantes, bares ou casas noturnas desta cidade. Isso vai depender bastante da sua disposição para este primeiro dia. Se estiver mais cansado (a), por exemplo, opte por um jantar mais tranquilo ao lado da família ou dos amigos. Agora se quiser curtir à vida noturna em grande estilo, não deixe de tomar uma “cerveza” (como eles dizem) em um dos barzinhos ou baladas de Montevidéu.
Dia 8 em Montevidéu
Seguindo com estas dicas para quem quer passar 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai, vamos ao oitavo dia em Montevidéu.
Manhã e tarde: Logo pela manhã, um passeio que você precisa colocar na sua programação em Montevidéu é o pela Ciudad Vieja (bairro mais antigo da cidade). Nesta região, conheça:
- Puerta de la Ciudadela: um antigo muro construído pelos espanhóis, que separava a entrada para a cidadela.
- Teatro Solís: um teatro belíssimo e super imponente, perfeito para visitas guiadas de contemplação.
- Peatonal Sarandí: uma rua repleta de lojas, para quem quiser voltar com mercadorias novas da viagem.
- Mercado del Puerto: um ótimo centro gastronômico e de compras. Lá, você se deparará com muitos restaurantes incríveis, que proporcionam a melhor da “parrilla uruguaia” aos seus visitantes. É uma delícia!!
Noite: Nesta noite de roteiro em Montevidéu, você pode ir jantar em um dos diversos shoppings da cidade. Alguns deles que são muito bons e contam com ótimas praças de alimentação são: Punta Carretas Shopping, Montevideo Shopping e Nuevocentro Shopping. Veja qual deles é mais próximo ao seu hotel e divirta-se.
Dia 9 em Montevidéu
Manhã: Para este dia de roteiro, reservamos uma manhã super gostosa em um dos principais pontos turísticos de Montevidéu, a Avenida 18 de Julio. Ela abriga diversos prédios históricos e praças para caminhar, relaxar e tirar muitas fotos. E, o mais legal é que no fim da avenida, você irá se deparar com o Obelisco aos Constituintes de 1830 (em espanhol, “Obelisco a los Constituyentes de 1830”), um monumento de 40 metros de altura, feito de bronze e granito pelo escultor uruguaio José Luis Zorrilla de San Martín.
Tarde: No período da tarde, uma atividade que precisa estar no seu roteiro é assistir ao pôr do sol a partir do Farol de Punta Brava. Também chamado de Farol de Punta Carretas, ele pode ser facilmente encontrado no bairro de Punta Carretas. Este atrativo proporciona uma vista incrível da cidade e do Rio da Prata, sendo perfeito para muitas fotos de recordação da viagem.
Noite: Fechando este dia no melhor estilo, vamos de cassino. O Hotel Casino Carrasco dispõe de diversos jogos, como blackjack, baccarat, roleta americana, mini & mid, variados tipos de poker etc. Além disso, o espaço possui um bar, que é para você relaxar e experimentar drinks deliciosos enquanto se diverte.
Dia 10 em Montevidéu
Manhã e tarde: Para este último dia em Montevidéu, reserve a manhã e a tarde para curtir o magnífico Parque del Prado. Famoso por ser o maior parque desta cidade, ele abriga dois pontos turísticos super especiais, que é o Parque El Rosedal e o Jardim Botânico. O El Rosedal é muito romântico, pois conta com mais de 300 espécies de rosas diferentes. Indo até lá, prepare a câmera fotográfica para registros deslumbrantes em um cenário belíssimo. Já o Jardim Botânico, é composto por muitas espécies de plantas, além de um museu super interessante e educativo.
Noite: Que tal uma noite diferente em Montevidéu? Para este dia, achamos válido você assistir a algum show de tango em uma das casas de tango da cidade. Um deles que é super requisitado por lá é o show de tango da El Milongón, que reserva um espetáculo surpreendente.
Dia 11 em Montevidéu/Punta Ballena/Punta del Este
Neste dia de roteiro, a dica é para que você acorde e vá de carro de Montevidéu para Punta Ballena, onde está um dos principais cartões-postais do Uruguai, denominado Casapueblo. Este percurso entre as duas cidades costuma durar somente 2 horas.
Tarde: Casapueblo, para quem não sabe, foi a casa de verão do famoso artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró. Hoje, ela está formada por um museu, uma galeria de arte, uma loja, um restaurante e um hotel. Passar algumas horas nela é uma imersão artística, cultural e histórica que, com certeza, você não pode deixar de ter em uma viagem ao Uruguai.
Noite: Após curtir uma tarde deliciosa em Casapueblo, pegue o carro e dirija-se até Punta del Este, que está a apenas 20 minutinhos de distância dali. Se tiver disposição, vá até o hotel, tome um banho, descanse um pouco e ainda curta a vida noturna de Punta.
Dia 12 em Punta del Este
Manhã: Para este dia de oteiro no Uruguai, separamos uma programação bem especial em Punta del Este. De manhã, tire algumas horas para curtir a Playa Brava (ou qualquer outra praia da cidade, que são lindas). Nela, além do visual incrível, você irá encontrar o monumento Los Dedos, que todo turista ama, para poder tirar fotos bem Instagramáveis.
Tarde: Depois de uma manhã mais tranquila, relaxando, volte ao hotel, tome um banho e prepare-se para a tarde deste dia. Para ela, recomendamos que faça um passeio pelo centro da cidade, denominado Península. Nele, você poderá explorar atrativos como: Igreja Nuestra Señora de la Candelaria, Farol de Punta del Este, Museo Paseo Neruda e Plaza General Artigas. Se ainda sobrar tempo, dê uma passadinha na Avenida Gorlero e Calle 20. Ambas são ótimos centros de compras desta cidade.
Noite: E, para fechar este dia, escolha o que quer fazer à noite. Se no dia anterior você tiver ido a um restaurante de Punta del Este, opte por algo mais animado, como um bar ou uma balada, por exemplo.
Dia 13 em Punta del Este
O dia todo: Ir à Punta del Este e não incluir ao menos um dia de vinícola por lá, é, com certeza, um grande desperdício. Por isso, neste 13º dia de roteiro, nossa sugestão é que você escolha uma das diversas bodegas desta cidade e aproveite ao máximo nela. O bacana é que além do tour que você pode fazer na vinícola, a maioria delas oferece degustações de vinhos uruguaios. Ou seja, você tem uma experiência turística e gastronômica em um só passeio.
Algumas bodegas que são destaque nesta cidade são: Narbona, Alto de la Ballena, Viña Edén, Oceánica José Ignácio, Garzón e Viñedo de los Vientos.
Dia 14 em Punta del Este
Manhã e tarde: Indo quase para o fim destes 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai, achamos que você pode tirar mais uma manhã em Punta del Este para ir em uma das praias da cidade. Se você já tiver ido até a Playa Brava, que é uma das principais de lá, recomendamos que vá até a Playa Mansa (que conta com um mar bem calminho).
Noite: Punta del Este é uma cidade repleta de opções noturnas, que vão dos restaurantes aos bares e baladas. Para não estabelecermos fielmente o que você pode fazer nesta noite, dado o fato de que vai depender de como vai estar o seu cansaço ou animação no dia, achamos legal que você escolha aquilo que for do seu agrado lá na hora.
Dia 15 em Punta del Este
Manhã e tarde: Para fechar muito bem esses 15 dias de viagem pela Argentina e o Uruguai, reserve esta última manhã e tarde em Punta del Este para ir a José Ignácio, uma cidade que fica a apenas 35 minutos de distância de carro. Lá você vai encontrar deliciosas praias, para passar algumas horas descansando, e o Farol de José Ignácio, de onde se pode ter uma vista de toda a cidade e do Oceano Atlântico.
Noite: De noite, não deixe de aproveitar a vida noturna deliciosa de José Ignácio. Um lugar que todo turista precisa conhecer, por exemplo, é o Parador de La Huella. Este bar-restaurante é movimentado ao longo de todo o ano, conta com um público super bonito, ótimos drinks e é perfeito para curtir o comecinho da noite. Depois, retome para Punta del Este para organizar as malas e finalizar os seus 15 dias viajando pela Argentina e o Uruguai.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!