O que fazer em Santiago do Chile: 15 atrações imperdíveis

Confira as 15 melhores coisas para fazer em Santiago.

O que fazer em Santiago do Chile: 15 atrações imperdíveis

Confira as 15 melhores coisas para fazer em Santiago no Chile e faça o seu itinerário com todas as informações necessárias para a sua viagem!

1) Palácio de La Moneda em Santiago do Chile

Um dos pontos mais tradicionais para a visitação em Santiago é o Palácio de La Moneda, que é a sede do governo chileno em um lindo prédio do século 19.

O lugar é muito importante para a história do Chile. Foi lá, inclusive, que Pinochet deu o golpe de 1973 e iniciou a ditadura no país.

Ao visitar, indicamos que você veja a troca de guardas, que acontece todas as manhãs às 10h, sendo um momento bem marcante.

O passeio é gratuito e para ver o interior do palácio é necessário agendar a visita pelo site, que ocorre 4 vezes por dia. Também dá para conhece-lo através de um Free tour por Santiago + Troca de Guarda no Palácio de La Moneda, junto com outras partes da capital.

Palácio de La Moneda em Santiago do Chile

2) Cerro San Cristóbal em Santiago do Chile

Sem dúvidas um dos melhores lugares para visitar em Santiago é o Cerro San Cristóbal, situado no Parque Metropolitano.

O local é um morro com vista panorâmica de Santiago, e suas montanhas e paisagens  são belíssimas.

Existem algumas formas de chegar até lá: por teleférico, funicular, ou até mesmo ir andando.

Enquanto estiver lá aproveite para conhecer o parque e suas atrações, como o zoológico da cidade e o jardim botânico.

Ele é um local mais afastado do centro de Santiago, por isso recomendamos que você acorde cedo para isso – ou se planeje com um tour pelo Cerro San Cristóbal.

Cerro San Cristóbal

3) Museu Nacional Belas Artes em Santiago do Chile

Em 1880 Santiago ganhava mais uma atração turística, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).

Ele é o museu mais antigo da área na América do Sul e se mudou para o belo prédio em que está atualmente, o Palácio de Belas Artes, em 1910.

Um fato curioso do museu é que em sua faixada é possível ver um mosaico, que faz referência a importantes arquitetos, pintores e escultores da história da arte mundial.

Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

Inclusive, o museu tinha apenas 140 peças quando inaugurou e hoje conta com mais de 5 mil, entre peças diversas que foram produzidas por artistas nacionais e internacionais e indo desde os tempos da colônia até a atualidade.

Portanto, você terá muito o que ver e explorar por lá! Fique atento à abertura, que acontece de terça a domingo das 10:00 às 18:45. E ainda dá para garantir uma visita guiada pelo Museu Nacional de Belas Artes, para quem não quer perder nenhum detalhe!

Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

4) Museu de Arte Contemporânea em Santiago do Chile

Situado no Parque Quinta Normal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um dos mais importantes museus do país e está sob comando da Universidade do Chile.

Ele foi criado em 1947 e teve suas exposições divididas em 2005. Uma parte está agora no Palácio Belas Artes, um prédio neoclássico de 1910 que fica no Parque Florestal.

A outra é justamente no Parque Quinta Norma, em que o edifício de 1920 é conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes, para onde o MAC retornou depois de mais de 30 anos.

Pessoas no Museu de Arte Contemporânea

O acervo permanente do museu possui cerca de 2800 peças modernas e contemporâneas de diversos artistas chilenos e internacionais.

Ademais, ambos os locais recebem exposições temporárias e outras atividades.

Museu de Arte Contemporânea em Santiago

5) Shopping Costanera Center em Santiago 

Uma das melhores coisas para fazer no Chile é sair para conhecer e explorar o imponente Costanera Centeré.

Ele é o maior centro comercial e empresarial da América Latina e comporta mais de 300 lojas com várias marcas famosas e luxuosas, entre elas algumas brasileiras.

Já a praça de alimentação tem uma bela vista panorâmica da cidade e restaurantes ótimos para almoçar ou jantar. Sua torre também é considerada a mais alta da América Latina.

Shopping Costanera Center em Santiago

Além dos estabelecimentos comuns em um shopping, o Costanera abriga um dos pontos turísticos mais visitados de Santiago.

O Sky Costanera é um mirante e observatório de 360 graus, situado no topo do prédio, que oferece uma vista incrível da cidade.

Por lá você consegue ver desde as ruas da capital chilena até a neve das montanhas da Cordilheira dos Andes. É uma experiência que super indicamos em sua viagem!

Shopping Costanera Center em Santiago

6) Catedral Metropolitana de Santiago do Chile

A arquitetura e história do local é simplesmente encantadora, sendo um destino obrigatório em Santiago.

Por lá você poderá admirar desde a Plaza das Armas na entrada até os detalhes das paredes dessa construção religiosa.

A Catedral foi construída no século 16 e já passou por várias reformas que a deixaram com o estilo neoclássico, belíssimo, que se vê hoje. Além disso, desde a sua construção ela é um marco super importante na capital.

Missa na Catedral Metropolitana de Santiago

É importante que você seja respeitoso ao frequentar o espaço, pois acontecem missas em alguns dos horários em que ela está aberta à visitação.

O local fica aberto para visitas das 9 da manhã até às 7 da noite de segunda a sábado, e das 9 ao meio-dia de domingo.

  • Uma dica é, caso tenha pouco tempo ou queira uma explicação à mais na viagem, faça um tour panorâmico por Santiago – garantimos que enriquecerá sua experiência!

Catedral Metropolitana de Santiago

7) Estações de esqui perto de Santigo 

No entorno da capital chilena existem diversas estações de esqui incríveis. Super recomendamos essa experiência, pois é uma boa chance de praticar esporte e aproveitar a neve.

Inclusive se você optar por alugar um carro por lá, será bem tranquilo de chegar nos complexos mais procurados: El Colorado e Valle Nevado, que estão entre as melhores pistas de esqui chilenas.

Caso você vá ao Chile no inverno, já coloque esse passeio no seu itinerário de viagem!

Pessoa esquiando no Chile

8) Mercado Central em Santiago do Chile

O Mercado Central de Santiago é um ponto obrigatório para você conhecer na capital do Chile. Lá você vai encontrar diversos restaurantes muito bons e uma grande variedade de alimentos frescos e especiarias, como frutos do mar e peixes. Se você quiser comer pratos chilenos tradicionais, recomendamos que vá até lá.

Só tome cuidado com os preços, que às vezes podem ser mais altos que o normal. Conhecer esse belo prédio de 1872 é um passeio que você deve fazer em sua viagem para explorar melhor a cultura e gastronomia chilena.

O local fica aberto das 9:00 às 17:00 de segunda a sexta, e das 7:00 às 15:30 nos finais de semana.

Inclusive, quem for mais fã de gastronomia pode fazer um free tour pelos mercados de Santiago!

Mercado Central em Santiago

9) Vinícolas de Santiago do Chile

Outro passeio super válido pelos arredores de Santiago é visitar as vinícolas, que são muito famosas por lá.

Assim como as estações de esqui, elas ficam mais afastadas da capital chilena. Inclusive, você pode reservar os passeios e fazer o planejamento prévio.

Indicamos uma empresa que pode te ajudar com esses passeios, sempre usamos os serviços deles e por isso conseguimos um ótimo desconto para os nossos leitores!

Basta clicar aqui e já ser direcionado para o site. É bem simples, só preencher o formulário e eles entram em contato com você

Vinícola Concha y Toro

10) Cerro Santa Lucía em Santiago 

Uma vista surpreendente de Santiago é a que se tem do Cerro Santa Lucía, mas para chegar até lá você vai precisar subir uma longa escadaria até o topo do morro.

Em geral, o parque é muito tranquilo e fica situado no meio do Centro da cidade, onde você também poderá ver diversas construções antigas belíssimas.

O local é ótimo para fazer belas fotos e guardar memórias de viagem, por isso não deixe de visitar esse lindo ponto chileno.

Cerro Santa Lucía

11) Cajón del Maipo em Santiago do Chile

Uma região bastante famosa pelas belas paisagens e várias atividades de ecoturismo é Cajón del Maipo.

A região é bem próxima de Santiago e as principais atrações são:

  • Embalse el Yeso: é o principal reservatório de água que abastece Santiago;
  • Salto del Yeso: uma cachoeira deslumbrante e perfeita para fazer piqueniques;
  • Baños Colina e Morales: o lugar possui várias piscinas naturais termais com águas entre 20 e 70 graus Celsius, onde os visitantes podem se banhar;
  • Monumento Natural El Morado: um parque de trilhas entre as Cordilheiras dos Andes.

Você pode encontrar esse passeio na agência de viagens que indicamos, que tem essa excursão ao Cajón del Maipo. E a dica é levar tudo que vai consumir durante o dia, pois o local não oferta.

Cajón del Maipo

12) Compras em Santiago no Chile

Apesar de Santiago não ser o melhor local para compras, você pode fazer bons passeios e economizar com alguns produtos.

Além disso, os shoppings possuem marcas conhecidas e locais que valem super a pena visitar.

Quem busca mais economia na viagem deve procurar os outlets espalhados por Santiago, localizados no Centro.

Compras em Santiago

13) Patio Bellavista em Santiago do Chile

Para quem adora explorar a vida noturna na viagem, a visita ao Patio Bellavista é imprescindível!

É um ótimo espaço em qualquer horário, mas à noite fica ainda mais bonito e com opções de bares e restaurantes.

No Patio você encontrará tanto chilenos quanto turistas, pois é um espaço central para encontrar pessoas de todas as idades e nacionalidades.

Portanto, é um dos melhores lugares para explorar quando estiver em Santiago!

Patio Bellavista em Santiago

14) Bar The Clinic em Santiago do Chile

Para os que adoram lugares temáticos o bar The Clinic será uma ótima atração para visitar.

Ele possui várias filiais, sendo o da Rua Monjitas o mais procurado. O ambiente é bem encantador e a decoração homenageia um famoso jornal crítico da política.

O cardápio é em forma de um jornal e oferta drinks especiais, bem como opções de jantares.

Sem dúvidas é um dos melhores bares de Santiago do Chile.

Bar The Clinic em Santiago

15) Balada El Subterraneo em Santiago do Chile

Encerrado o itinerário das 15 melhores coisas para fazer em Santiago, por que não agitar a sua noite chilena com uma boa balada?

Considerada uma das melhores de Santiago, a El Subterraneo é mais voltada ao hip hop e reggaeton e possui uma área destinada aos shows e apresentações de artistas famosos.

Super recomendamos que você reserve um dia no seu roteiro para uma curtição nessa casa noturna.

El Subterraneo

Dica para economizar nos passeios

Além dos vários passeios gratuitos que estão disponíveis em Santiago e dessas 15 dicas dos melhores lugares para ir no Chile, você também pode explorar os melhores passeios pagos com valores bem menores.

Por sempre usarmos os serviços deles em nossas viagens, conseguimos um ótimo desconto para os nossos leitores. A empresa é brasileira e garante toda a seguridade da sua compra, é só clicar em Ingressos para o Chile e aproveitar o seu desconto!

Valle Nevado

Gostou das dicas? Veja muito mais no canal!

Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!