Saiba quais são as 16 melhores coisas para fazer em Arequipa no Peru e já prepare o seu roteiro de viagem!
1) Passeio pelo Centro Histórico de Arequipa
Uma curiosidade sobre esse passeio é que o centro histórico de Arequipa é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Ou seja, é um local quase obrigatório para conhecer na cidade.
Por lá existem fachadas e monumentos muito bonitos, sobretudo porque muitos deles foram produzidas com pedras vulcânicas.
Além disso, a principal praça da cidade, Plaza de Armas, possui várias facilidades como: restaurantes, lanchonetes, museus e igrejas – sendo portanto, uma região que super vale a pena conhecer e explorar.
2) Monastério de Santa Catalina de Siena
Já para os que curtem aprender mais sobre a história do destino, indicamos a visita ao Monastério de Santa Catalina de Siena.
Ele serviu de convento durante vários anos e depois se tornou um ponto turístico da cidade. O espaço exala história e foi construído em 1579! A visita é bastante atrativa em razão da bela arquitetura e dos contos acerca das monjas que viviam lá.
3) Visite a Catedral de Arequipa
Dentre as 16 melhores coisas para fazer em Arequipa está a visita à Catedral da cidade. Ela possui mais de 400 anos de história e conta com uma belíssima fachada que atrai diversos turistas.
Ademais, ela abriga materiais valiosos e objetos históricos que recontam os primórdios da cidade. Sem contar a vista única que o campanário de lá proporciona!
4) Igreja Jesuíta em Arequipa
Ainda falando de belas arquiteturas, a Igreja Jesuíta da cidade também está na lista das melhores coisas para fazer em Arequipa justamente por ter detalhes incríveis em seu interior, além de um lindo estilo barroco andino.
A fachada com muros de pedra branca também é um grande atrativo para os visitantes, bem como a obra do artista italiano Bernardo Bitti, que fica no interior dela.
O local ainda conta com jardins do século 18, galerias e lojas de artesanato.
5) Convento de Santa Teresa em Arequipa
Um grande atrativo de Arequipa é ouvir as monjas cantando o Angelus às 12h no Convento de Santa Teresa.
Ainda durante o passeio, você poderá conhecer mais da história local, tendo em vista que ele foi fundado em 1710; e ver os artigos religiosos, móveis, pinturas e objetos produzidos com materiais valiosos.
Por lá, as monjas também vendem alguns deliciosos doces típicos, que em nossa opinião são uma atração à parte e que você precisa experimentar!
6) Sillar – cidade de pedreiras de Arequipa
Uma atração turística bem fora do comum, mas não menos interessante, são os misteriosos muros de Sillar, que foram formados com pedra vulcânica.
Eles ficam a aproximadamente 30 minutos do centro de Sillar, que é a cidade de pedreiras. Durante o passeio você poderá conhecer as pedreiras de Añashuayco, bem como obter todas as informações acerca da construção da cidade de pedra.
O que não poderia faltar na lista das 16 melhores coisas para fazer em Arequipa é o Cânion del Colca. Esse local ficou bastante conhecido por sua beleza e por proporcionar uma vista incrível para o Condor dos Andes.
Inclusive, para quem adora fazer trilha, esse é um dos locais ideais e mais procurados de todo o país.
8) Águas termais La Calera em Arequipa
O Vale do Colca possui águas termais bem famosas e procuradas pelos turistas, e por isso não poderia faltar na lista das 16 melhores coisas para fazer em Arequipa.
Conhecida como La Calera, essa atração é uma fonte de águas subterrâneas vindas de um vulcão inativo. E em razão disso, as águas possuem cálcio, sódio, cloreto, magnésio, potássio e sulfatos, que ajudam com casos de problemas circulatórios, musculares e nervosos.
9) Sítio Arqueológico de Uyo Uyo
Perto do Vale do Colca está a cidade arqueológica que já foi a principal sede do poder político dos Curacas e a maior aldeia da região na época pré-hispânica, com cerca de 10 mil metros quadrados.
Esse é um ótimo lugar para os amantes e entusiastas da história, pois a região foi considerada Patrimônio Cultural da Nação!
10) Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca
Outro lugar muito interessante para conhecer é a Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca, que é uma área protegida situada nas regiões de Arequipa e Moquegua.
Por ser uma reserva, o principal objetivo do lugar é proteger e preservar a flora, fauna e formações paisagísticas locais. É por isso que é bem comum ver por lá llamas, alpacas, condor, vicunha e flamingos.
Inclusive, a recomendação é realizar esse passeio junto a um guia certificado, pois a temperatura no final do dia pode cair muito, chegando a ficar abaixo de zero. Ademais, a região também conta com a Laguna de Salinas e o Santuário Nacional de Mejía.
11) Passeio de rafting pelo Rio Chili em Arequipa
Para quem não dispensa uma aventura, indicamos um passeio de rafting pelo Rio Chili. O rio não é muito agitado e por isso é perfeito para ter uma primeira experiência nesse esporte.
No entanto, a adrenalina fará parte do itinerário sobretudo nos trechos que são mais rápidos desse rio, sendo uma ótima opção de passeio diferente e com muita diversão.
12) Casa Goyeneche e Casa da Moral em Arequipa
Outro locais que emanam história é Casa Goyeneche e a Casa da Moral. Por isso super indicamos que acrescente-as ao seu roteiro de viagem no Peru.
Ambas dão um panorama histórico sobre a arquitetura colonial da cidade, construídas com pedras e estrutura solar.
13) Passeio pelo bairro de San Lázaro em Arequipa
Um local incrível para conhecer também é o bairro de San Lázaro, pois ele conta com monumentos arquitetônicos lindos, ruas bem estreitas e as melhores picanterías de Arequipa, que são restaurantes típicos.
Por lá é possível encontrar vários pratos comuns no Peru, a exemplo de ceviche de camarão.
14) Mirador de Yanahuara em Arequipa
Para ter vistas incríveis em Arequipa indicamos que vá para o Mirador de Yanahuara, que possui arcos feitos em pedras brancas, com uma altura de 50 metros!
Assim como este mirador, vale a pena conhecer o Mirador Sachaca, que possui 19 metros de altura, e o Carmen Alto, com visão para os andén incas.
15) Mercado de San Camilo em Arequipa
Dentre os tours gastronômicos do Peru está o do Mercado de San Camilo, que está situado no centro histórico de Arequipa.
A nossa principal indicação é saborear os sucos de frutas e o sorvete de queijo, que é bem tradicional da região.
16) Museus em Arequipa
Museu de Arqueologia: perto da Plaza de Armas, esse museu conta com um acervo que data de mais de 12 mil anos. A coleção possui cerâmicas, peças em tecidos e até itens funerários.
Mundo Alpaca: esse museu é bem interessante e tem tudo sobre as alpacas. Lá é possível aprender sobre a produção de tecidos com tear natural, além de comprar peças feitas com pêlo de alpaca na loja que há no museu. Ademais, você poderá fazer esse passeio de maneira gratuita e interagir com os animais que habitam o local.
Museu Arqueológico Santuários Andinos: este museu possui itens de, aproximadamente, 550 anos de história. A principal atração por lá é a Múmia Juanita, que foi descoberta em 1995 e é conhecida como “a menina do gelo”.
Casa Museu Mario Vargas Llosa: é em Arequipa que está a casa em que nasceu o escritor Mario Vargas Llosa. Ela foi restaurada e transformada em um museu, que expõe a história do escritor que já foi ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. O acervo possui vídeos, filmes e até objetos pessoais do escritor de “La ciudad y los perros”.
Onde comprar os ingressos para passeios no Peru
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos de viagem pela internet é sempre a melhor opção, na nossa opinião.
Nós já viajamos bastante e, depois de muito pesquisar, testar e conhecer, descobrimos a empresa que faz os melhores passeios no Peru, com preços muito bons.
Por isso, a grande dica é navegar no site de Ingressos para o Perue checar as melhores opções de passeios junto aos seus valores, na ordem dos mais vendidos.
A plataforma é bastante segura e conhecida, e vende os principais ingressos para que você não perca tempo da sua viagem com longas filas, e nem corra o risco de ter ingressos esgotados.
Economize ao máximo na sua viagem ao Peru:
Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Peru, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Peru, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Peru. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lima no Peru para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Políticas de Privacidade