Situado na América do Norte, o Canadá é o segundo maior país do mundo em termos de extensão territorial. Dessa forma, ele traz muitas opções de cidades únicas e encantadoras para conhecer. Confira os 5 roteiros incríveis pelo Canadá, percorrendo os destinos turísticos mais imperdíveis:
Roteiro 1: percorrendo a costa leste do Canadá
A rota mais popular para os turistas do Canadá é através da costa leste, onde se situam as províncias de Ontário e Quebec. A nossa primeira sugestão é cruzar estas duas províncias, visitando os principais destaques de cada uma delas.
O roteiro segue por Toronto – Niagara Falls – Ottawa – Montreal – Quebec. A recomendação é que separe ao menos 10 dias para a viagem.
- Dia 1 a 3 em Toronto: a viagem começa na maior cidade do Canadá, Toronto. Trata-se de um destino completo, com praias, museus, shoppings, parques e muitas atrações turísticas. Dedique estes dias visitando o centro de Toronto, que traz pontos turísticos como a CN Tower, a Praça Nathan Phillips Square e as ilhas de Toronto. Não perca também a Yonge-Dundas Square, a Times Square canadense, com muito comércio, restaurantes e propagandas!
- Dia 4 em Niagara Falls: cidade onde estão situadas as grandiosas Cataratas do Niágara, um dos pontos turísticos mais famosos do país. A cidade faz divisa com os Estados Unidos, possuindo uma metade para cada país. Os arredores da atração oferecem restaurantes, lojas e até mesmo cassinos, contando com uma vida noturna turística bem animada.
- Dia 5 e 6 em Ottawa: capital do Canadá, situada na província de Ontário. Ottawa se destaca com um alto padrão de qualidade de vida. O seu centro traz ruas movimentadas, com arranha-céus, parques naturais, museus e galerias de arte. Não deixe de visitar o Parliament Hill, local que sedia cerimônias oficiais e a igreja Peace Tower.
- Dia 7 e 8 em Montreal: uma das cidades mais charmosas do país. Localizada na província de Quebec, a cidade traz uma arquitetura encantadora, sobretudo nas ruas do centro histórico que preservam o seu passado. O principal destaque é a Basílica de Notre-Dame, uma obra-prima que atrai visitantes de todas as partes do mundo!
- Dia 9 e 10 em Quebec: localizada às margens do rio São Lourenço, Quebec é uma cidade deslumbrante. O seu bairro histórico é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e traz edifícios coloniais europeus em ruas estreitas de paralelepípedos. Um dos símbolos da cidade é Château Frontenac, um hotel situado no interior de um castelo. Toda a província de Quebec é marcada pela forte influência francesa e tem como idioma oficial o francês.
Roteiro 2: percorrendo a costa oeste do Canadá
Migrando para a margem oposta do Canadá, na costa oeste nós temos outros destaques imperdíveis. O roteiro 2 sugere um tour pela província de Colúmbia Britânica, seguindo por Vancouver – Victoria – Whistler. Separe ao menos 3 dias para cada destino.
- Dia 1 a 3 em Vancouver: Vancouver oferece uma bela mistura de natureza e modernidade, combinando o Oceano Pacífico com arranha-céus e parques naturais. Em sua estadia, não deixe de atravessar a famosa Ponte Suspensa de Capilano e fotografar o relógio a vapor Gastown Steam Clock.
- Dia 4 a 6 em Victoria: Victoria está situada na ponta da ilha de Vancouver, no Oceano Pacífico. Fundada em 1843, ela é a capital da província e a mais antiga cidade do Canadá. Com uma forte influência dos ingleses, ela apresenta diversas tradições britânicas, como o hábito de tomar chá e os diversos pubs locais. Os destaques culturais são o Royal BC Museum e a Art Gallery of Greater Victoria.
- Dia 7 a 9 em Whistler: ao contrário das cidades anteriores, Whistler fica no interior da província. Sendo um destino alpino, a sua estadia por lá será bem diferente, saindo do litoral cercado de arranha-céus até um destino mais pacato pelas montanhas. Whistler se destaca na prática de esqui e snowboard, além de estar cercada pela natureza e oferecer uma vila central animada com lojas e restaurantes.
Deseja passar a sua lua de mel em Toronto? Veja os melhores hotéis, passeios e muitas dicas para este momento especial!
Roteiro 3: visitando o centro do país
O roteiro 3 sugere uma viagem pelo centro do Canadá, mais precisamente na província de Alberta. Por lá, há os destinos de Edmonton – Calgary – Banff, o nosso percurso sugerido. Assim como o anterior, tire ao menos 3 dias para explorar cada um.
- Dia 1 a 3 em Edmonton: capital da província, Edmonton é uma cidade bem moderna e populosa. Ela traz diversas instituições culturais como o Art Gallery of Alberta e o Winspear Centre; parques urbanos como o Parque Nacional Elk Island e o William Hawrelak Park e uma grande paixão pelo hóquei, com o time da casa Edmonton Oilers.
- Dia 4 a 6 em Calgary: conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 1988, Calgary conta com cerca de 1 milhão de habitantes. O principal ponto turístico local é a Calgary Tower, um edifício com uma altura equivalente a 60 andares, trazendo um ótimo observatório para apreciar a vista da cidade. Visite também o Heritage Park, um centro que traz diversas exibições, lojas, restaurantes e atividades!
- Dia 7 a 9 em Banff: rodeada de montanhas nevadas, Banff se assemelha a destinos como os Alpes Suíços e Whistler, promovendo a prática de esqui e snowboard. Você se deparará com lojas, museus, restaurantes sofisticados e até mesmo spas. Atravesse a cidade com a Gôndola de Banff e visite o Parque Nacional Banff, onde estão as montanhas e lagos locais, revelando cenários deslumbrantes!
Veja qual é o fuso horário Canadá x Brasil e se planeje para a sua viagem!
Roteiro 4: cruzando o Canadá
Nesta alternativa de roteiro, nós indicamos um trajeto bem bacana cruzando o país do leste ao oeste, visitando cada cidade de maior destaque. O roteiro sugere seguir por Halifax – Quebec – Toronto – Banff – Vancouver.
- Dia 1 e 2 em Halifax: capital da província de Nova Escócia, Halifax traz a beleza típica de uma cidade costeira, com muito frescor e praias. O centro da cidade é composto por ruas de paralelepípedo, lojas e restaurantes com muitos frutos do mar. Além da agitação urbana de Halifax, há diversos parques naturais e centros culturais, como o Long Lake Provincial Park e Frog Pond Park, e o Museu Marítimo do Atlântico.
- Dia 3 a 5 em Quebec: três dias na capital da província de Quebec. Passeie pelo centro e pelo Château, caminhe pelas áreas verdes de Plains of Abraham e aprecie as próprias cataratas de Quebec: Montmorency Falls.
- Dia 6 a 8 em Toronto: durante este período, além de passear pelas atrações do centro da cidade, visite os distritos turísticos de Toronto, como o Distillery District, Chinatown e Kensignton Market.
- Dia 9 a 11 em Banff: aproveite para descansar da correria das metrópoles praticando esqui, se for inverno, ou explorando a natureza e suas montanhas.
- Dia 12 a 15 em Vancouver: nos dias finais da viagem, visite Granville Island, uma feira diária com opções de comidas e lembrancinhas de Vancouver!
Roteiro 5: explorando o norte canadense
O quinto roteiro é dedicado às cidades do norte canadense, pouco citadas quando falamos sobre turismo no país. A sugestão é iniciar a sua viagem por Toronto, explorando as nossas dicas de passeios e tour e em seguida, voar para o norte do Canadá, onde predomina o clima ártico. Após 3 dias em Toronto:
- Dia 4 a 6 em Yellowknife: capital dos Territórios do Noroeste do Canadá, Yellowknife é um dos melhores lugares para observar o fenômeno das Auroras Boreais e explorar desertos de gelo. A cidade conta com uma forte influência da cultura indígena, presente em centros culturais e eventos. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar a -30ºC.
- Dia 7 a 9 em Whitehorse: capital dos Territórios de Yukon, estado que faz divisa com o Alasca. Por estar às margens do rio Yukon, possui um clima mais ameno e menos árido que o restante da província. No verão, os dias possuem cerca de 19 horas de luz. Durante a sua viagem, visite a Reserva de Yukon e nade nas fontes termais de Eclipse Nordic. Também não perca o Parque Nacional de Kluane, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, abrigando paisagens impressionantes das suas cadeias de montanhas nevadas.
Veja como levar dinheiro para o Canadá com total segurança e sem sofrer imprevistos!
Sugestão extra: roteiro pelas cidades mais visitadas do Canadá
Uma boa alternativa de percurso é seguir pelas cidades mais populares do país, ficando por dentro dos principais pontos turísticos do Canadá. O trajeto passaria pelos destaques da costa leste, separando uma dia para as Cataratas do Niágara e por fim, voaria até Vancouver, para finalizar a viagem.
Esse roteiro seria por Toronto – Niagara Falls – Montreal – Quebec – Vancouver, com cerca de 3 dias em cada destino e 1 dias para Niagara Falls, que pode ser apenas um passeio de bate e volta, retornando a Toronto.
Como economizar nos ingressos dos pontos turísticos do Canadá?
Para economizar enquanto visita os melhores pontos turísticos da cidade, o melhor jeito é comprando os seus ingressos online.
Nós utilizamos um site especializado em excursões para garantir os nossos ingressos, pois eles sempre conseguem descontos bem em conta em diversos tours por todo o mundo, o que nos ajudou a visitar mais pontos turísticos durante a nossa viagem. Sempre vale a pena dar uma olhada nas excursões deles ao viajar.
E comprar no site te ajuda a poupar tempo, que seria perdido em longas filas nos postos de venda presenciais, fora o risco de se deparar com ingressos esgotados.
A plataforma entrega a experiência de cada viajante, que pode avaliar cada passeio disponível. Com isso, nós temos a segurança de contratar excursões de qualidade e bem seguras! Conheça os passeios mais requisitados:
- Excursão às Cataratas do Niágara
- Ônibus turístico de Toronto
- Visita guiada pelo Distillery District
- Tour por Vancouver
- Excursão a Victoria
- Visita guiada pelo castelo de Frontenac
Como alugar um carro para visitar estes destinos?
Se pretende alugar um carro, saiba que existem sites que comparam o preço do aluguel, mostrando todos os veículos disponíveis durante as datas da sua viagem. Eles fazem uma busca em todas as grandes empresas confiáveis de aluguel de carro do Canadá.
É a melhor forma de encontrar o menor preço entre todas as empresas, achar promoções incríveis e economizar muito no aluguel de carro. Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros.
Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções e é só escolher a mais barata. Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis.
Além disso, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 5,38%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro comparador de preços de aluguel de carros, que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Melhores locadoras de Ontário: caso você se perca com tantas opções, priorize algumas locadoras de confiança, como a Alamo, Localiza, National, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
Economize ao máximo na sua viagem a Toronto:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato a Toronto, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos de Toronto da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Toronto. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Toronto, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip canadense, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Toronto, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!