Confira o que fazer durante 6 dias em Montevidéu no Uruguai, com todas as informações e dicas necessárias para fazer bons passeios por lá!
1 dia em Montevidéu
Indicamos que você comece seu roteiro de 6 dias em Montevidéu indo para as atrações mais conhecidas da cidade. Recomendamos que vá para o bairro Ciudad Vieja, pois concentra a maioria dos pontos turísticos e atrações da cidade.
Aproveite para conhecer a famosa Plaza da Independencia, onde há a estátua e mausoléu do General José Artigas e o Museo de la Casa de Gobierno.
Uma dica é pegar um ônibus turístico, se você não for alugar um carro em Montevidéu. Através dele é possível fazer todo o trajeto pelos principais pontos, que dura em média duas horas, e depois parar nos lugares que tiver mais interesse.
Você também pode ir para o Palácio Salvo, onde é possível fazer uma visita guiada. Logo após, vá em direção à ciudadela, bairro hoje denominado Ciudad Vieja, que também é bastante turístico e ótimo para tirar fotos.
No mesmo bairro, é possível fazer compras na rua Peatonal Sarandí, que abriga várias lojas com ofertas bem diferentes. Ainda no local, você pode conhecer o belíssimo Teatro Solís, que também possui visitas guiadas na parte da manhã e da tarde.
Bem próximo está o Mercado del Puerto, que possui vista para grandes embarcações e bons restaurantes para almoçar, onde você poderá desfrutar dos pratos típicos uruguaios.
Na parte da tarde, indicamos que conheça algum dos museus de Montevidéu ou mesmo o Punta Carretas Shopping, que é o shopping mais conhecido de lá.
Mas se você pretende ter uma tarde mais tranquila, existe a grande orla da cidade, onde você pode passear e entrar em lojinhas ou cafés. Caso sua viagem seja no inverno, indicamos uma ida ao Café Bacacay, em Ciudad Vieja.
Ao anoitecer, sugerimos que assista a um espetáculo no Teatro Solís e jante em um restaurante típico uruguaio. Além disso, você pode conhecer algum bar ou mesmo balada.
Dia 2 em Montevidéu
Já em seu segundo dia em Montevidéu, indicamos que passe a manhã no parque Rodó ou mesmo no Parque Estadual El Rosedal e nos jardins Botânico e Japonês. Ambos são bem próximos e você conseguirá visitá-los no mesmo dia.
Caso vá no verão, uma boa dica é conhecer e passar uma manhã em uma das praias da capital uruguaia, só lembre-se do protetor e de roupas leves.
Na parte da tarde, você pode visitar o Teatro Solís ou fazer uma tour pela vinícola Bodega Familia Dardanelli, que fica a aproximadamente 30 minutos de carro do centro de Montevidéu. Esse passeio vale super a pena!
Inclusive, caso seja um sábado ou domingo, você também pode conhecer as feiras locais. Aos sábados acontece a Villa Biarritz, em Punta Carretas, e aos domingos ocorre a Tristán Narvaja, no bairro Cordón.
Ao cair da noite, aproveite para conhecer as comidas típicas de Montevidéu nos bares e restaurantes locais.
Dia 3 em Montevidéu
Seguindo o planejamento de 6 dias em Montevidéu, indicamos que em seu terceiro dia na cidade visite as atrações dos bairros mais distantes do centro. Elas são bem fáceis de localizar, sobretudo de carro.
Um ponto turístico bem legal é o Palácio Legislativo, sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguai. A arquitetura do prédio é imponente e chama bastante a atenção de quem passa por lá. Ele está no bairro Aguada, ao norte do centro, e possui visitas guiadas de segunda a sexta-feira.
Ao entardecer, retorne para o centro da cidade e explore a conhecida Avenida 18 de Julho, que possui vários prédios históricos e belas praças para descansar.
Já no final da Avenida, você encontrará um monumento de 40 metros de altura e feito de bronze e granito, é o Obelisco aos Constituintes de 183 que foi feito pelo escultor uruguaio José Luis Zorrilla de San Martín.
Vale muito a pena conhecer o local para entender um pouco mais da história do Uruguai. Em seguida você pode ver o pôr do sol no Farol de Punta Carretas, situado no bairro homônimo. Ele oferta uma belíssima vista de Montevidéu e do Rio Prata.
- Veja nossa matéria sobre aluguel de carros no Uruguai e siga todas as dicas para economizar muito!
Dia 4 em Montevidéu
Em seu quarto dia na capital uruguaia, indicamos uma ida ao Estádio Centenário, monumento histórico do futebol localizado no Parque Batlle. Inclusive, você pode pesquisar se haverá alguma partida nesse dia.
O estádio também conta com o Museo del Fútbol, que funciona das 10h às 17h e é uma ótima opção para conhecer mais sobre esse esporte no Uruguai.
Além dele, também há outra opção bem interessante que é passear pelo Parque Batlle. O lugar é bastante frequentado por esportistas justamente por ter pista de atletismo, o velódromo e uma grande área verde.
O monumento La Carreta, homenageia os uruguaios que distribuíam alimentos e outros mantimentos por meio do transporte de carga, também compõe o cenário do parque.
A cerca de 5 minutos ao norte de Montevidéu está o Estádio Gran Parque Central, bem conhecido por ser o lugar onde o Brasil estreou na Copa do Mundo de 1930. Outro lugar interessante para ir é o Hipódromo de Maroñas, que possui corridas equestres, shows e locais para alimentação.
Além disso, conheça o Mercado Agrícola de Montevidéu (MAM), que possui vários comércios e alimentos frescos. Ele é uma ótima alternativa para fazer boas refeições e conhecer a culinária típica uruguaia.
Dia 5 em Montevidéu
No seu penúltimo dia de viagem por Montevidéu, indicamos que conheça as cidades próximas. Elas são bem bonitas e possuem ótimas atrações turísticas.
Uma delas é Colonia del Sacramento, fica a cerca de 2h30 de carro de capital uruguaia, e é ótima para visitar espaços históricos e fazer boas caminhadas.
Além disso, por lá existem vários pontos turísticos a exemplo da Basílica del Santíssimo Sacramento, igreja mais antiga do Uruguai, a Plaza de Toros, o Farol de Colonia del Sacramento e a Calle de los Suspiros.
Outra cidade que você também pode conhecer é Carmelo, ela fica a cerca de uma hora de carro de Colonia. É um lugar que possui muitas vinícolas encantadoras e vinhos incríveis.
As praias de água doce e ruas agradáveis de Carmelo também são bons atrativos para conhecer na cidade.
Dia 6 em Punta del Este
Já em seu último dia, indicamos que você também conheça a belíssima cidade de Punta del Este. Ela dica a quase duas horas de Montevidéu e você pode reservar os dois últimos dias de viagem para explorar as atrações locais.
Uma opção é pegar um ônibus turístico que te busca em sua hospedagem na cidade e percorre os principais lugares de Punta del Este.
Você também pode passear pelas ramblas (orlas) da cidade e fazer caminhadas. Além disso, há muitos pontos turísticos no centro, bem como comércio e restaurantes.
Caso prefira passeios e tours culturais, indicamos os museus de Punta del Este. Já se o seu foco for compras, recomendamos a Avenida Gorlero, a rua paralela Calle 20 e o Punta Shopping.
Você também pode aproveitar à noite para conhecer os restaurantes e bares da cidade, além das baladas. Por lá também existem cassinos que vale a pena passar algum tempo.
Dicas para passeios e excursões
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos de viagem pela internet é sempre a melhor opção, na nossa opinião.
Nós já viajamos bastante e, depois de muito pesquisar, testar e conhecer, descobrimos a empresa que faz os melhores passeios pelo Uruguai, com preços muito bons.
Inclusive conseguimos um ótimo desconto para os nossos leitores que pretendem viajar para Montevidéu e fazer os principais passeios – aqueles que não podem ficar de fora do roteiro de qualquer turista.
Garantir esse desconto é bem simples. Basta clicar nos Ingressos para os passeios no Uruguai e preencher o formulário, que eles logo entrarão em contato. Garantimos que você vai encontrar diversas opções de passeios, como os que citamos aqui, com bons preços!
Veja mais dicas no canal!
Economize ao máximo na sua viagem ao Uruguai:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Uruguai, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Uruguai da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Uruguai de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Uruguai. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Uruguai, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Montevidéu para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!