Se você está viajando com orçamento apertado ou simplesmente quer explorar a cidade de forma autêntica, confira aqui 7 passeios para fazer de graça em Istambul.Não é preciso gastar muito para conhecer várias das atrações da cidade –que, por vezes, são gratuitas! Confira:
1. Visitar a Mesquita Azul (Sultanahmet Camii)
Logo em frente à famosa Hagia Sophia (que falaremos abaixo) encontramos a Mesquita Azul, famosa por seus seis minaretes e interiores adornados com azulejos azuis. Sua entrada é gratuita, e requer vestimenta modesta: mulheres devem cobrir a cabeça, e todos devem remover os sapatos antes de entrar.
- Se preferir, você pode fazer uma visita guiada para descobrir curiosidades e “segredos” dessa mesquita!
- Horário de Funcionamento: Aberta diariamente, exceto durante os horários de oração, especialmente às sextas-feiras ao meio-dia.
Além da Mesquita Azul, outras várias mesquitas de Istambul também têm entrada gratuita! Algumas delas são:
- Mesquita de Süleymaniye
- Mesquita de Rüstem Paşa
- Mesquita de Fatih
IMPORTANTE: Para uma viagem à Turquia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
2. Conhecer a Hagia Sophia (Santa Sofia)
Originalmente construída como catedral no século VI, a Hagia Sophia já foi mesquita, museu e, recentemente, voltou a ser uma mesquita. Ela tem uma arquitetura impressionante e mosaicos históricos que impressionam qualquer visitante!
A entrada por lá é gratuita, mas preste atenção à vestimenta: como é um local de culto, mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço, e todos devem remover os sapatos antes de entrar. Também vale evitar decotes, costas abertas e roupas curtas, incluindo shorts para homens.
Se quiser conhecer a Santa Sofia a fundo, considere fazer um tour guiado para conhecer todos os detalhes de sua arquitetura, da iluminação, das imponentes dimensões da sala principal e de seus mosaicos. Ou você pode fazer um tour combinado pelas mesquitas de Istambul, que engloba Santa Sofia, a Mesquita Azul e a de Solimão.
- Horário de Funcionamento: aberta diariamente; porém, fechada para turistas durante os horários das orações muçulmanas. Recomenda-se verificar os horários exatos das orações antes da visita.
3. Caminhar pelo bairro de Sultanahmet
Aproveite para passear pela região onde ela está, Sultanahmet, que é o coração histórico de Istambul e um verdadeiro museu a céu aberto, imperdível para qualquer viajante! Além da Mesquita Azul e da Hagia Sophia, dá para apreciar a Fonte Alemã e o Hipódromo de Constantinopla, bem como a arquitetura ao redor.
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações da Turquia, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel.
4. Se perca no Grande Bazar (Kapalıçarşı)
Esse é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, oferecendo uma variedade de produtos, desde joias e tapetes até especiarias! Mesmo que você não queira comprar nada, é um passeio essencial para conhecer a cultura local, cheio de cores e aromas.
- Horário de Funcionamento: Aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h. Fechado aos domingos e feriados públicos.
5. Passear pelas margens do Bósforo
Caminhar pelas margens do estreito do Bósforo é uma experiência imperdível em Istambul. Há diversos pontos onde é possível ver os navios passando, tirar lindas fotos e observar o vai e vem da cidade. Regiões como Ortaköy, Bebek e Üsküdar são ótimas para esse tipo de passeio.
6. Ver o pôr do sol no mirante de Pierre Loti
No bairro de Eyüp, o mirante Pierre Loti tem uma vista incrível do Chifre de Ouro –portanto, não se esqueça de levar sua câmera! O seu acesso pode ser feito a pé (com uma subida um pouco íngreme) ou pelo teleférico (opcional, paga). A caminhada até o topo é gratuita e vale cada passo, especialmente ao entardecer!
7. Visitar a Praça Taksim e caminhar pela Rua Istiklal
Por fim, a Praça Taksim é um dos centros de convivência mais conhecidos da cidade. De lá, começa a famosa Rua Istiklal, uma avenida charmosa e movimentada, cheia de lojas, cafés e artistas de rua. O passeio, claro, é gratuito.
E os passeios pagos em Istambul?
Sim, há alguns passeios bem interessantes que são pagos em Istambul, mas isso não é motivo para estresse! Desde que reservados com antecedência e online, os passeios podem sair bem em conta.
Ao reservar antes, você também garante uma experiência mais organizada, segura e evita surpresas com gastos excessivos. Nós indicamos muito os passeios desse site, que é o que sempre utilizamos nas viagens!
Economize ao máximo na sua viagem à Turquia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Turquia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Turquia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Turquia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Liras turcas: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Turquia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Istambul na Turquia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!