Descubra qual é o melhor roteiro pelas praias da Croácia, a melhor época para fazê-lo e quantos dias você vai precisar.
Quando ir e dicas
O clima na Croácia varia de acordo com a região. Na costa, é o mediterrâneo. Por isso, os verões são quentes e secos e os invernos são brandos e úmidos. Os verões são longos, com temperaturas médias que variam entre 25°C e 30°C. Os invernos, por sua vez, são mais amenos, considerando o comum para grande parte da Europa, com temperaturas médias em torno de 5°C a 10°C.
A temporada de banho se estende de maio a setembro, com as águas do mar atingindo temperaturas confortáveis para nadar. No entanto, apesar de o verão ter o clima perfeito para curtir a praia, é também a época mais cheia e, consequentemente, mais cara. Como ele acontece no período de junho a agosto, maio e setembro podem ser épocas melhores para fazer esse roteiro.
Algumas dicas que, sem dúvida, podem te ajudar muito:
- Alugar um carro vai deixar a locomoção mais fácil e mais rápida. Além disso, vai te permitir fazer paradas no caminho e conhecer ainda mais lugares
- Escolher hotéis com café da manhã vai otimizar sua partida nos dias em que tiver que pegar a estrada, já que você poderá partir mais cedo rumo ao próximo destino. Um comparador de hospedagens pode ajudar muito nessa missão
- Reservar passeios com antecedência vai evitar que você fique sem lugar nos passeios e também vai te poupar de pagar os preços abusivos que muitas vezes são cobrados se você fechar na hora
- Por último, ter um chip com internet ilimitada de boa conexão vai te ajudar a acessar mapas em tempo real. Além disso, você poderá ficar sempre em contato com a família e os amigos que estão no Brasil
Dias 1 e 2 – Pula
Pula, localizada na península da Ístria, é uma cidade histórica que combina patrimônio cultural com belas paisagens costeiras. Famosa por seu impressionante anfiteatro romano, um dos mais bem preservados do mundo, Pula oferece aos visitantes uma viagem no tempo com suas ruínas antigas.
Além disso, Pula tem praias deslumbrantes e águas cristalinas, perfeitas para nadar e mergulhar. A cidade também é conhecida por ter uma vibrante cena gastronômica e vinícola, fazendo dela um destino super completo.
Praias para conhecer em Pula
- Kamenjak: tem águas cristalinas, paisagem rochosa e é boa para nadar
- Havajska: perfeita para nadar e mergulhar com snorkel
Dias 3 e 4 – Rovinj
O trajeto de Pula a Rovinj é super curto e tranquilo, dá apenas 36 km. Ou seja, em cerca de quarenta minutos você chegará ao segundo destino do nosso roteiro pelas praias da Croácia.
No momento em que você chegar, vai perceber que Rovinj é uma cidade charmosa e romântica. Cheia de ruas de paralelepípedos e casas coloridas, é conhecida como “Pequena Itália”. Isso porque, como a região ficou por muito tempo sob o domínio da Itália, é possível perceber muita influência tanto na arquitetura, quanto nos hábitos da população local.
Praias para conhecer em Rovinj
- Lone Bay: praia de seixos rodeada por uma floresta, ideal para relaxar
- Zlatni Rt: localizada no Parque Florestal de Zlatni Rt, é perfeita para caminhadas e ciclismo
Dias 5 e 6 – Zadar
Zadar, que fica a 380 km de Rovinj, é uma das maiores cidades da costa croata e também uma das mais procuradas. É muito conhecida pelos vários elementos romanos e venezianos que se espalham pela arquitetura e pela história da cidade. Apesar de ter muita tradição, é também um município que se modernizou bastante, então você vai encontrar uma vida noturna bastante animada por lá, por exemplo.
Aliás, uma das paradas imperdíveis em Zadar é o Órgão do Mar, um instrumento que toca música por meio do movimento das ondas do mar. Ao lado fica a instalação Saudação ao Sol, que consiste em um enorme painel de LED com design inovador que armazena energia solar.
Praias para conhecer em Zadar
- Kolovare: A principal praia da cidade, com águas claras e uma faixa de seixos
- Borik: Uma praia popular com várias instalações e atividades aquáticas
Dias 7 e 8 – Split
Para chegar em nossa próxima parada, Split, você vai levar aproximadamente duas horas de carro. Split também é uma cidade que mistura modernidade e antiguidade, já que carrega mais de 1.500 anos de história.
Não deixe de visitar o Palácio de Diocleciano, que serviu como casa do imperador romano de mesmo nome por volta do ano 300 a.C. É uma construção impressionante que, desde 1979, está na lista de patrimônios da UNESCO.
Praias para conhecer em Split
- Bacvice: praia mais famosa de Split, conhecida por seu ambiente animado e pela prática do esporte picigin, típico da região. Tem um grande diferencial: é de areia e não de pedras
- Praia de Kasjuni: praia mais tranquila, cercada por montanhas e pinheiros
- Punta Rata: não fica exatamente em Split, mas sim em um vilarejo próximo chamado Brela. Já entrou na lista de praias mais bonitas do mundo da Lonely Planet
Dias 9 e 10 – Dubrovnik
Reserve os dois últimos dias para conhecer Dubrovnik, um dos principais destinos da Croácia. A cidade fica a cerca de 230 km de Split. Cercada por muralhas medievais do século 16, tem ruas de paralelepípedos repletas de palácios, igrejas e praças, além de terraços à beira-mar com vistas inesquecíveis. Desde 1979, seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Praias para conhecer em Dubrovnik
- Copacabana: bonita e com boa infraestrutura. Escolha ideal para quem gosta de esportes aquáticos e para quem está em família
- Banje: localizada perto da cidade velha, oferece vistas incríveis das muralhas da cidade
- Sveti Jakov: praia mais tranquila, acessível por escadas, com águas cristalinas e uma vista deslumbrante
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!