Saiba quais são os destinos de um roteiro perfeito de 6 dias pela Croácia e o que fazer em cada um deles! Pensamos em um planejamento que te permita conhecer um pouco de cada característica deste que é um país de territórios diversos com características muito particulares.
Dia 1 – Zagreb
Para entrar na Croácia, há três formas mais usuais, que são: pelo aeroporto de Zagreb, pelo aeroporto de Split ou pelo porto de Split. Este roteiro vai ser baseado na primeira opção. Entretanto, se você desembarcar em Split, basta alterar a ordem, porque as duas cidades fazem parte dos planos.
Zagreb, que é inclusive a capital do país, é separada em duas partes: Gornji Grad, que é a parte alta e histórica, com muitos elementos medievais e mais antigos; e Donji Grad, a região mais baixa e que, por sua vez, é mais moderna.
Dia 1 – Manhã e tarde em Zagreb: explore a Cidade Alta (Gornji Grad)
Comece o primeiro dia do nosso roteiro explorando Gornji Grad. A primeira parada será a Catedral de Zagreb, uma grandiosa igreja gótica que fica localizada no alto de uma montanha. Como você estará perto da Praça Ban Jelačić, não deixe de conhecer. Em seguida, vá até a Igreja de São Marcos, muito famosa pelo telhado super colorido e desenhado.
Fique por ali até por volta de meio dia, que é o horário em que o canhão é disparado diariamente na Torre Lotrščak. Essa tradição existe desde o século XIX. Inclusive, não deixe de ir até o topo da torre para conhecê-la e para apreciar a vista da cidade.
De lá, siga para a Rua Tkalčićeva, que é uma das maiores e mais importantes da cidade. Uma caminhada de ponta a ponta será muito gostosa, porque você vai ver que esta via é repleta de restaurantes, cafés, bares e lojas. Aliás, é um ótimo local para almoçar.
A próxima parada é o Museu de Relacionamentos Terminados, uma galeria bem inusitada onde estão expostos diversos objetos ligados a relacionamentos que chegaram ao fim. É um passeio que não deve tomar muito tempo, já que o espaço é pequeno. Mas vale muito a pena, porque é um daqueles locais super diferentes e únicos.
Para finalizar os passeios da tarde em Zagreb, vá ao enorme parque Maksimir, que é o mais antigo da cidade. Lá você vai poder relaxar em uma imensidão verde com lagos e trilhas. Além disso, se você gostar de conhecer zoos, existe um super legal no interior do parque, com muitas espécies de diferentes países. Eles fazem um trabalho importante de conservação e educação ambiental.
Dia 1 – Noite em Zagreb: conheça a Cidade Baixa (Donji Grad)
Quando a noite cair, dirija-se a outro parque: o Zrinjevac. Também muito amplo, ele abrange mais de mais de três quarteirões e ganha um charme à noite, quando fica todo iluminado. Certifique-se de também circular do lado de fora, já que ao redor do parque ficam muitas construções históricas.
Como a gente falou acima, a parte baixa de Zagreb passou por um processo de maior modernização. Por essa razão, a vida noturna ali é mais animada. Então, depois que explorar o Parque Zrinjevac e seus arredores, siga para as ruas mais boêmias da região, como a Bogoviceva, a Gajeva e a Nikola Tesla. Sem dúvida, você vai achar diferentes opções de bares e restaurantes para encerrar o dia.
Dia 2 – Plitvice
Dia 2 – manhã e tarde: faça o passeio para os Lagos Plitvice
Na Croácia, existe uma das paisagens mais deslumbrantes de toda a Europa. São os Lagos Plitvice, cuja beleza é tão grande que eles são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. O que os torna únicos é um conjunto de cascatas de água cristalina que desaguam em lagos de diferentes tons de verde e azul. Tudo isso coexistindo com uma fauna e uma flora muito ricas.
Há no local uma rede de trilhas bem conservadas e de passarelas de madeira que se espalham por entre os lagos e florestas, formando uma espécie de cenário paradisíaco. A partir de Zagreb, é um passeio que levará cerca de nove horas. Por essa razão, separe a maior parte do segundo dia para esse passeio. Para te ajudar a se planejar, nós preparamos um guia com tudo que você precisa saber para conhecer os Lagos Plitvice
Dia 2 – noite: viaje para Zadar e comece a conhecer a cidade
Ao terminar o passeio pelos Lagos Plitvice, pegue a estrada rumo a Zadar. Se possível, chegue a tempo de ver o pôr do sol na cidade. Dessa maneira, você poderá ouvir o Órgão do Mar, um instrumento que funciona com o movimento das ondas do mar, e ver as luzes da Saudação ao Sol, que é um círculo de placas de energia solar que reluzem à noite. Aproveite que você estará na orla para caminhar por ela de ponta a ponta.
Zadar, que é uma das maiores cidades da Costa Adriática, será a cidade do terceiro dia do nosso roteiro. É um local onde as características romanas e venezianas estão na arquitetura, na história e na cultura. Apesar de conservar muitas de suas tradições, é também um município que se modernizou e tem uma vida noturna animada. Nossa dica é que você experimente os pratos marítimos servidos nos muitos restaurantes acolhedores da cidade velha.
Dia 3 – Zadar
Dia 3 – Manhã em Zadar: explore o centro histórico e visite o Museu do Vidro Antigo
Comece seu dia em Zadar percorrendo o centro histórico. Algumas paradas que não podem faltar são:
- Igreja de São Donato: igreja pré-românica do século IX, uma das estruturas mais antigas e icônicas de Zadar, conhecida por sua arquitetura circular única
- Fórum Romano: ruínas do antigo Fórum Romano, localizado ao lado da Igreja de São Donato. É um ótimo lugar para aprender sobre a história da cidade
- Catedral de Santa Anastácia: impressionante fachada românica. Se tiver disposição, suba a torre do sino para obter uma vista panorâmica da cidade
Depois que explorar bem a região, se dirija ao Museu do Vidro Antigo, que tem uma fascinante coleção de vidro romano e medieval, com exibições que mostram técnicas de fabricação e artefatos históricos.
Dia 3 – Tarde em Zadar: visite a igreja de São Simeão e o Museu Arqueológico de Zadar
A Igreja de São Simeão, construída no século XVII, é conhecida por abrigar o sarcófago de São Simeão, um relicário de prata magnificamente ornamentado, que é considerado uma das maiores obras de arte medieval da Croácia. São Simeão é um santo reverenciado por sua ligação com a Sagrada Família.
Depois de conhecer a igreja, siga para o Museu Arqueológico de Zadar. Fundado em 1832, é um dos museus mais antigos da Croácia e guarda uma vasta coleção de artefatos que documentam a longa e rica história da região, desde a pré-história até a Idade Média.
Dia 3 – Noite em Zadar: passeie pelo Parque da Rainha Jelena Madijevka
Para terminar sua estadia em Zadar, vá ao Parque da Rainha Jelena Madijevka, um dos mais antigos e bonitos da cidade. Fundado em 1829 pelo governador austríaco Baron Franz Ludwig von Welden, que era apaixonado por botânica, ele fica sobre as antigas muralhas renascentistas da cidade e, por isso, oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do porto e do mar.
É um espaço verde super tranquilo com fontes e uma grande variedade de plantas e árvores mediterrâneas, proporcionando um refúgio perfeito para moradores e turistas que desejam relaxar e apreciar a beleza natural e histórica da cidade.
Dia 4 – Split
Acorde cedo e pegue a estrada rumo a Split. Depois de dirigir por cerca de 150 km, ou seja, por mais ou menos duas horas, você chegará. Aliás, aproveitando que falamos sobre isso, vale te dar dicas preciosas que vão deixar o roteiro ainda mais perfeito:
- Alugar um carro vai ser fundamental para te dar agilidade, autonomia e conforto. Além disso, vai te permitir fazer paradas no caminho e conhecer ainda mais lugares
- Reservar hotéis que tenham café da manhã vai acelerar sua partida para pegar a estrada, uma vez que você poderá sair mais cedo. Um comparador de hospedagens pode te ajudar muito nessa missão
- Reservar passeios com antecedência é um truque muito esquecido, mas muito importante. Isso porque vai garantir seu lugar nas atrações, além de te poupar de pagar os preços abusivos que muitas vezes são cobrados se você fechar na hora
- Por último, contratar o serviço de um chip com internet ilimitada de boa conexão vai te permitir acessar mapas em tempo real. Além disso, você poderá ficar sempre em contato com a família e os amigos que estão no Brasil
Dia 4 – Manhã em Split: conheça o Palácio Diocleciano
Ao chegar, vá para a primeira parada: o Palácio Diocleciano. Monumento mais significativo de Split, ele foi idealizado pelo imperador Diocleciano no século IV. Hoje, é um dos complexos arquitetônicos com melhor preservação de todo mundo. Por sua magnitude e estado de conservação, ele ganhou selo de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Dia 4 – Tarde em Split: visite a Catedral de São Domnius e caminhe pela Riva
A Catedral de São Domnius é uma das mais antigas do mundo que segue funcionando. O plano original era que servisse como mausoléu do imperador romano Diocleciano. No entanto, no século VII, o local foi transformado em uma catedral cristã dedicada a São Domnius, que é o padroeiro de Split.
É um exemplar importante da arquitetura romana. Além disso, é quase um museu, já que lá dentro você vai ver um acervo de objetos sacros e relíquias. A vista que se tem a partir de lá é panorâmica, mostrando toda a cidade e o mar.
O próximo passeio é pela orla, conhecida como Riva, que tem uma atmosfera animada e bastante movimento. É um longo calçadão à beira-mar com cafés, restaurantes e bares. Percorra a via de ponta a ponta enquanto curte a paisagem e a brisa agradável que vem da água.
Dia 4 – Noite em Split: curta a baía de Bacvice
Para se despedir de Split com estilo, vá até a praia de Bacvice, que fica super perto do Porto, para curtir o pôr do sol. Além disso, você vai conhecer um esporte típico de Split, o picigin, que consiste em não deixar a bola cair na água. Como você já estará por lá, aproveite para jantar em um dos restaurantes à beira-mar.
Dia 5 – Hvar
No quinto dia, deixe o carro no hotel em Split e pegue um ferry com destino a Hvar. Depois de cerca de uma hora navegando, você irá desembarcar na ilha que é conhecida por ter lindas praias, uma vida noturna vibrante e uma arquitetura que traz consigo muita história.
Dia 5 – Manhã em Hvar: explore a parte histórica da cidade
A ilha de Hvar tem várias pequenas cidades espalhadas. O porto por onde você vai chegar fica no município homônimo, Hvar. É por lá que sugerimos que você comece a conhecer esse pequeno paraíso marítimo. Isso porque é onde está o centro da vida na ilha, com os bares, restaurantes, lojas, cafeterias e sorveterias.
Alguns dos pontos turísticos que são legais de conhecer são: a Catedral de Santo Estevão, a Torre do relógio e o Palácio Hektorovic. A Catedral tem arquitetura romana e chama a atenção por causa de sua torre alta e impressionante. Além disso, em seu interior ficam expostas diversas obras de arte de diferentes pintores.
Dia 5 – Tarde em Hvar: relaxe na praia de Dubovica
Para desfrutar de um bom período na praia, sem pensar em passeios históricos, vá até a praia de Dubovica. Você vai precisar fazer uma trilha, que é super rápida, apesar de ser um pouco íngreme.Mas vale a pena porque, sem dúvida, é um dos pontos mais bonitos da ilha.
Como na maioria das praias croatas, o solo de Dubovica é de cascalho, e não de areia. No entanto, o destaque vai para a cor da água, com tons de azul e verde que vão mudando e se misturando de acordo com a posição do sol.
Dubovica não costuma ter muito movimento e também não conta com estrutura. Por isso, se planeje para ir minimamente preparado, com bebidas e petiscos.
Dia 5 – Noite: volte para Split
Assim que o fim da tarde for chegando no horizonte, volte ao porto para embarcar no ferry e retornar para Split. Fique atento ao horário, porque os últimos barcos costumam deixar a ilha por volta de 18h30/19h. O ideal é comprar a passagem com antecedência para não ter problemas.
Dia 6 – Dubrovnik
Dia 6 – Manhã: caminhe pelas muralhas e explore a cidade velha
Acorde cedinho e pegue o carro para ir rumo a Dubrovnik, a cidade conhecida como “Pérola do Adriático”. Você vai levar cerca de três horas para completar o trajeto, que é de 230 km. Se prepare para conhecer uma cidade que, além de ser muito rica culturalmente, tem lindas paisagens.
Assim que você estiver instalado, vá para as muralhas da cidade. Apesar de a caminhada completa ao redor delas ser longa, cerca de duas horas, é um passeio que vale a pena. Isso porque a vista panorâmica de diferentes ângulos, tanto do mar, quanto da cidade, é imperdível.
Quando a caminhada pelas muralhas chegar ao fim, aproveite que já estará na cidade velha para conhecê-la melhor. Circule pela principal rua de pedestres, a Stradun, e pelas pequenas ruas laterais, onde você vai encontrar lojas, cafés e locais históricos. Passe pela Grande Fonte de Onofrio, uma obra-prima da engenharia medieval, e pela Igreja de São Salvador.
Dia 6 – Tarde: visite o Palácio do Reitor e a Catedral de Dubrovnik
Na mesma região da cidade, a antiga, está também o Palácio do Reitor, uma construção do século XV que mistura elementos góticos, renascentistas e barrocos. É um prédio já serviu como casa do líder da República de Ragusa, uma cidade-estado marítima que existiu entre os séculos XIV e XIX, e também como sede do governo.
Então vá até a Catedral de Dubrovnik, conhecida também como Catedral da Assunção da Virgem Maria. Imponente, ela tem uma história marcante. Construída sobre os destroços de uma antiga igreja destruída em 1667, a Catedral tem pinturas de artistas de diferentes nacionalidades.
Além disso, em uma das capelas está fica um tesouro. São três urnas banhadas a ouro detalhadamente decoradas com pedras preciosas. No interior delas estão o crânio, uma perna e um braço de São Brás, o padroeiro de Dubrovnik.
Dia 6 – Noite em Dubrovnik: passeie pelo Porto Velho e experimente a rica gastronomia local
Com a viagem chegando ao fim, nada como uma bela vista de um pôr do sol no mar Adriático para se despedir. Para isso, vá ao Porto Velho. Neste horário, os barcos estão estacionados, o que adiciona um charme extra à paisagem.
Para finalizar a noite, selecione um estabelecimento para saborear mais da excelente gastronomia local, abundante em frutos do mar, peixes e vegetais muito frescos. Nós preparamos uma lista de cinco bons restaurantes de Dubrovnik que sem dúvida vai te ajudar a escolher uma boa opção.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!