Veja as 10 melhores coisas para fazer em Berlim. A cidade é repleta de atividades e passeios para toda a família.
1. Conhecer museus e monumentos históricos em Berlim
Berlim conta com muitos museus e monumentos históricos que atraem muitos turistas. O Museu Pergamon, por exemplo, possui coleções de artefatos antigos, incluindo o Altar de Pérgamo e o Portão de Ishtar.
O Museu de História Natural de Berlim também atrai muitos turistas de todas as idades. Ele possui uma das mais antigas coleções de história natural da Alemanha, uma grande coleção de minerais e uma exposição de dinossauros.
Inclusive, o espetacular esqueleto de dinossauro do local é um de seus destaques.
Outro ponto histórico famoso da capital alemã é o Memorial do Holocausto, o local mostra a história trágica do Holocausto.
Ele consiste em 2.711 blocos de concreto sob um terreno de 19.000 metros quadrados. Os blocos variam em altura e são espaçados de forma que os visitantes possam caminhar entre eles.
2. Visitar pontos famosos de Berlim
Ainda, a cidade de Berlim é muito conhecida por lugares como: o Portão de Brandemburgo,
Alexanderplatz, a Torre de TV, Muro de Berlim, Zoológico de Berlim, entre outros.
Você pode montar um roteiro de acordo com as suas preferências e estilo da viagem. Por exemplo, você pode visitar todos os pontos históricos em um dia e, em outro, visitar alguma cidade perto da capital alemã, como Potsdam. São muitas opções de roteiros em Berlim.
Ou se preferir, pode fazer o Free tour por Berlim. O passeio é muito interessante, pois você conhece os principais pontos da cidade de forma gratuita, dando apenas um valor simbólico no final.
Se estiver viajando com crianças, a cidade conta também com muitas atividades para os pequenos.
3. Passeios culturais em Berlim
Entre os principais passeios culturais em Berlim, está a Ilha dos Museus. Por lá, você encontra cinco museus:
Explore uma coleção de museus mundialmente famosos, como o Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum e Pergamonmuseum. Inclusive, com o passeio de barco turístico em Berlim, você poderá admirar a região e aprender detalhes dos lugares, já que ele conta com audioguias em português.
Já na East Side Gallery, veja os murais coloridos no trecho preservado do Muro de Berlim, transformado em uma galeria de arte ao ar livre.
4. Conhecer bairros de Berlim
Se você optar por conhecer alguns bairros da cidade, temos duas sugestões: Kreuzberg e Friedrichshain.
No Kreuzberg, você pode conhecer as ruas Oranienstraße e Bergmannstraße, cheias de lojas, cafés, restaurantes, mercados e bares.
O bairro ainda possui muitos parques e abriga pontos famosos da cidade, como o Checkpoint Charlie e o Museu Judaico. Sempre fazemos a visita guiada e compramos o ingresso neste site, já que ele não cobra IOF.
Já em Friedrichshain, você pode caminhar ao longo do Rio Spree, visitar museus e aproveitar as várias áreas artísticas do local, incluindo a East Side Gallery.
5. Descansar nos parques de Berlim
Entre os principais parques para descansar em Berlim, está o Tiergarten. Por lá, você pode passear, fazer um piquenique ou alugar uma bicicleta para explorar todas as áreas do local.
O Tempelhofer Feld também faz sucesso entre os visitantes da cidade. Localizado em um antigo aeroporto, a área se transformou em um dos maiores parques urbanos do mundo, ideal para ciclismo, patinação, piqueniques e atividades recreativas.
6. Aprender mais sobre a história de Berlim
Se você deseja aprender mais sobre a história de Berlim durante a viagem, aqui estão os principais locais para você visitar: Museu Topografia do Terror, Muro de Berlim, Museu de História, Reichstag, Museu Judaico de Berlim, Checkpoint Charlie, Palácio de Charlottenburg e DDR Museum.
7. Aproveitar as compras e gastronomia de Berlim
Vá até a Kurfürstendamm e faça compras na principal avenida comercial de Berlim, com uma variedade de lojas de roupas e acessórios.
Se preferir mercados de rua e feiras, visite lugares como o Markthalle Neun em Kreuzberg para degustar comidas locais e internacionais.
Berlim ainda conta com outras ruas e bairros comerciais, shoppings e mercados de pulga. Confira nosso guia completo.
8. Participar de eventos e festivais em Berlim
Se estiver na cidade em fevereiro, participe do famoso Festival de Cinema de Berlim.
Caso esteja viajando em maio, celebre a diversidade cultural de Berlim com desfiles e festas de rua no Carnaval das Culturas.
9. Conhecer a vida noturna de Berlim
Se escolher aproveitar a vida noturna da capital alemã, experimente ir aos clubes mais famosos da cidade, como Berghain, Watergate e Tresor.
Você ainda pode visitar cinemas, teatros, bares, pubs com música ao vivo e cassinos.
10. Passeios de bicicleta e barco em Berlim
Se pretende conhecer a cidade de uma maneira diferente, alugue uma bicicleta e explore a Berlim em duas rodas. A capital alemã é uma cidade amigável para ciclistas.
Ainda, aproveite e faça um Tour por Berlim de bicicleta, em que você pode escolher entre diferentes itinerários. Todos começam e terminam no complexo de edifícios Kulturbrauerei e incluem aluguel de bicicletas e guia em inglês.
Se preferir, faça um passeio de barco pelo rio Spree. Assim, veja Berlim de uma perspectiva diferente, conhecendo diversos pontos da cidade.
Economize ao máximo na sua viagem a Berlim:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Berlim, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Berlim da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Alemanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Berlim. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Berlim, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Berlim para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!