Saiba quais são os 12 passeios imperdíveis em Berlim. A capital alemã é conhecida pelos acontecimentos históricos, mas oferece opções de passeios para todas as idades.
1. Portão de Brandemburgo em Berlim
O Portão de Brandenburgo em Berlim é um famoso símbolo da cidade. O local é um ponto de partida ideal para qualquer visita a Berlim. Localizado na Pariser Platz, o portão tem grande importância histórica e cultural.
Após a queda do Muro de Berlim em 1989, tornou-se um símbolo poderoso da reunificação da Alemanha e da liberdade.
Quando visitamos a cidade, fizemos o Tour completo por Berlim, que vai aos principais pontos, incluindo o Portão de Brandemburgo. Compramos o ingresso neste site, que não cobra IOF.
2. Reichstag em Berlim
O Reichstag é um edifício do parlamento alemão que possui uma cúpula de vidro que atrai o público, por conta das vistas panorâmicas da cidade. Certifique-se de reservar sua visita ao local com antecedência.
3. Memorial do Holocausto em Berlim
O Memorial do Holocausto em Berlim, também conhecido como Memorial aos Judeus Mortos da Europa, é um monumento dedicado às vítimas do Holocausto.
Ele consiste em 2.711 blocos de concreto sob um terreno de 19.000 metros quadrados. Os blocos variam em altura e são espaçados de forma que os visitantes possam caminhar entre eles.
4. East Side Gallery em Berlim
A East Side Gallery é uma galeria ao ar livre em Berlim, em uma seção preservada do Muro de Berlim, transformada em uma extensa galeria de arte urbana.
Em 1990, cerca de 118 artistas de todo o mundo pintaram murais no lado leste do muro.
5. Alexanderplatz em Berlim
A Alexanderplatz é uma das praças mais famosas e movimentadas de Berlim, localizada no coração da cidade, no bairro de Mitte.
Uma das atrações principais de Alexanderplatz é a Torre de TV, que se destaca como o edifício mais alto de Berlim e oferece vistas panorâmicas da cidade.
Por lá, ainda estão a Fonte da Amizade entre os Povos, o Relógio Mundial e uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e cinemas. O centro comercial Alexa e a Galeria Kaufhof estão entre os destinos populares para compras na região.
6. Museu Pergamon em Berlim
Localizado na Ilha dos Museus, o Museu Pergamon é famoso por abrigar impressionantes reconstruções de monumentos históricos, como o Altar de Pérgamo, o Portão do Mercado de Mileto e o Portão de Ishtar da Babilônia.
7. Ilha dos Museus em Berlim
Além do Museu de Pérgamo, a Ilha dos Museus abriga vários outros museus conhecidos mundialmente, incluindo o Altes Museum, o Neues Museum, a Alte Nationalgalerie e o Museu Bode. Assim, o local é uma visita obrigatória em sua viagem a Berlim.
8. Potsdamer Platz em Berlim
A Potsdamer Platz é uma área moderna repleta de arquitetura contemporânea, lojas, restaurantes e o Sony Center.
A arquitetura da Potsdamer Platz combina elementos históricos preservados, como a torre de observação do Potsdamer Bahnhof, com estruturas contemporâneas e espaços públicos modernos.
Por lá, as principais atrações são o Sony Center, Potsdamer Platz Arkaden, Berliner Philharmonie e o Memorial do Holocausto.
9. Palácio de Charlottenburg em Berlim
O Palácio de Charlottenburg, construído no final do século XVII, serviu como uma residência de verão para a rainha Sophie Charlotte.
Ao longo dos séculos, ele passou por várias expansões e reformas. O local apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo barroco, rococó e neoclássico, refletindo as diferentes fases de construção ao longo dos séculos.
O complexo inclui várias alas, salões cerimoniais, galerias de arte e uma capela. Os visitantes podem visitar a Ala Antiga, Ala Nova e os jardins do palácio que são extensos e bem cuidados, com lagos, fontes, estátuas e pavilhões.
10. Tiergarten em Berlim
O Tiergarten é o maior parque de Berlim, ideal para caminhadas, piqueniques ou simplesmente relaxar. Dentro do parque, você encontrará o memorial de guerra soviético e o famoso Siegessäule (Coluna da Vitória).
11. Kreuzberg e Friedrichshain em Berlim
O Kreuzberg e Friedrichshain são bairros famosos de Berlim e que oferecem uma vibrante vida noturna, opções de cultura e arte de rua. Por lá, você ainda encontra uma grande variedade de cafés, bares e restaurantes.
12. Checkpoint Charlie em Berlim
O Checkpoint Charlie foi um dos mais famosos pontos de travessia entre a Berlim Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria. Hoje é um museu que oferece uma visão detalhada do período.
Atualmente, no local do Checkpoint Charlie, há um museu dedicado à história do Muro de Berlim e das tentativas de fuga do Leste para o Oeste. O museu é conhecido como “Mauermuseum” (Museu do Muro).
O Checkpoint Charlie está localizado no bairro de Mitte, no centro de Berlim.
Economize ao máximo na sua viagem a Berlim:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Berlim, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Berlim da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Alemanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Berlim. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Berlim, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Berlim para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!