Confira como se locomover em Buenos Aires! Seja a pé, de transporte público, táxi ou mesmo de carro, veja as dicas e planeje sua viagem.
Explorar Buenos Aires a pé
A vantagem de explorar a cidade portenha a pé é se deparar com a arquitetura incrível e as atrações culturais feitas por artistas locais.
E apesar de Buenos Aires ser bem extensa, os principais pontos turísticos ficam nas regiões ao longo do Rio de La Plata, ou seja, você pode ir andando entre eles.
Em geral a cidade é bem plana e com boas calçadas, sendo assim as melhores áreas para caminhar são Palermo, a Recoleta, Puerto Madero e o Centro.
Se locomover de ônibus em Buenos Aires
A maioria dos ônibus da capital argentina são antigos e conhecidos como “colectivos”, e apesar de serem cheios na hora do rush, são boas alternativas para se locomover em Buenos Aires.
Uma das vantagens é que eles funcionam 24 horas por dia, passam por todas as áreas da cidade e têm algumas faixas exclusivas.
Inclusive, se você pretende usar os transportes públicos de lá, irá precisar do cartão Sube que custa 25 pesos. E o valor das passagens podem variar de acordo com as distâncias.
Por exemplo, ele vai de 10 a 11,75 pesos dependendo de onde você irá. Além disso, é necessário ter atenção aos números e destino final dos ônibus para evitar enganos.
Metrô na capital portenha
É uma ótima opção para quem busca se locomover em Buenos Aires de maneira rápida. Pois, a malha metroviária de lá é muito boa.
Por lá o metrô é conhecido como “subte” e possui6 linhas que chegam na maior parte das atrações da cidade.
As linhas se dividem em A azul-claro, a B vermelha, a C azul-escuro, a D verde, a E roxa e a H amarela (você pode checar no mapa abaixo).
Provavelmente as que mais você usará são: a verde, que vai para Palermo, e a azul-escuro, que corta o centro de norte a sul.
Também é importante que você saiba que o metrô funciona durante a semana das 05:30 às 23:30, de sábado das 06:00 à meia-noite e de domingo das 08:00 às 22:30.
Assim como no ônibus, você precisará do Sube, para pagar os $ 12,50 da passagem.
Uma curiosidade do metrô da capital argentina é que ele é da década de 10, sendo o mais antigo da América Latina, porém ele é constantemente modernizado.
Além disso, a viagem de metrô se torna bastante interessante com a presença das obras de arte, já que as estações são palco de diversas intervenções artísticas e cada linha tem o seu próprio tema.
Ainda, para se locomover de Buenos Aires para áreas mais afastadas, você pode pegar o trem que possui algumas linhas de trem que saem de Retiro e seguem para Tigre e a região sul. Mas atenção, as passagens podem ser mais caras do que as do metrô.
Como andar de táxi em Buenos Aires
Alguns turistas se queixam de taxistas desonestos, porém é um serviço que pode ser muito vantajoso após seguir essas dicas abaixo.
A corrida começa em $ 27,70 na bandeira 1 (das 06:00 às 22:00) e em $ 33,20 na bandeira 2 (das 22:00 às 06:00). Depois, a cada 200 metros percorridos ou minuto de espera o preço aumenta 2,70 e 3,20 respectivamente.
Para se locomover de táxi em Buenos Aires de maneira segura, faça o uso de aplicativos e os rádio táxi. Além disso, sempre pergunte quanto a viagem irá custar, fique de olho no taxímetro e no valor que você está dando ao motorista.
Se locomover de carro em Buenos Aires
Uma opção que super vale a pena em Buenos Aires é o alugar um carro, dessa forma você terá mais liberdade de locomoção pela cidade.
O trânsito da capital portenha é movimentado, assim como diversas outras capitais, principalmente na hora do rush, mas não é nada de absurdo.
Alugar um carro em Buenos Aires é interessante, sobretudo, para quem pretende fazer muitas compras ou conhecer lugares mais distantes, como o Delta do Tigre, Luján e o Bioparque Temaikèn, por exemplo. Na nossa opinião, vale muito a pena!
Bônus: usar o Transfer em Buenos Aires
Para que não for alugar um carro para se descolar em Buenos Aires, a melhor opção para ir do aeroporto até o hotel (e vice-versa) é pelo Transfer.
Através desse serviço você sairá na hora marcada com o motorista, além de ter maior conforto e segurança. Você pode checar todas as informações e detalhes clicando aqui!
Veja mais dicas no YouTube!
Economize ao máximo na sua viagem a Buenos Aires:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Buenos Aires da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!