O orçamento está curto e você quer saber o que fazer de graça em Dubrovnik? Veja uma lista com várias opções de passeios!
Praias em Dubrovnik
Muita gente inclui Dubrovnik no roteiro com o intuito conhecer mais do litoral croata. É o tipo de passeio totalmente gratuito e imperdível para fazer por lá. Três praias que você não pode deixar de visitar por lá são:
- Copacabana: bonita e com boa infraestrutura. Por isso, é a escolha ideal para quem gosta de esportes aquáticos e para quem está em família
- Banje: localizada perto da cidade velha, oferece vistas incríveis das muralhas da cidade
- Sveti Jakov: praia mais tranquila, acessível por escadas, com águas cristalinas e uma vista deslumbrante
Free tour por Dubrovnik
Fazer um free tour é uma excelente opção para você ter uma boa perspectiva geral da cidade sem gastar nada. Funciona da seguinte maneira: um guia que fala inglês acompanha o grupo por cerca de uma hora e meia em uma caminhada pelo Centro Histórico de Dubrovnik, que é considerado Patrimônio da UNESCO.
Você vai visitar e conhecer mais da história dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, como por exemplo: fonte de Onofrio, Igreja de São Salvador, mosteiro franciscano, Palácio do Reitor, entre outros. Você pode reservar aqui.
Centro Histórico
Por falar em Centro Histórico, há muitas opções de lugares que você não vai gastar nada para visitar. Alguns deles são:
Rua Stradun
Se você fizer o free tour, vai passar pela Stradun, principal rua da cidade e onde ficam vários dos monumentos históricos importantes da cidade, como a Fonte de Onofrio e o Mosteiro Franciscano, por exemplo. Mas além disso, caminhando por ela você vai conhecer diversos restaurantes, bares, cafeterias e lojas, tanto as grandes e famosas, quanto as pequenas que vendem produtos locais. Nossa dica é: percorra ela de ponta a ponta.
Muralhas de Dubrovnik
As muralhas de Dubrovnik são uma das atrações turísticas mais populares da cidade, oferecendo vistas panorâmicas do mar Adriático e do centro histórico. Exemplo bastante impressionante da arquitetura defensiva medieval no mundo, elas acompanham a história da cidade desde que a região ainda era chamada de Ragusa.
Como toda a certeza vale a pena percorrer toda a sua extensão. Durante uma caminhada de aproximadamente duas horas, além de ter uma vista espetacular, você vai conhecer os diferentes fortes, entre eles o de Lovrijenac, conhecido como “Gibraltar de Dubrovnik”. Vale também passar pelos vários portões de entrada das muralhas, como o Portão Pile e o Portão Ploce, que eram protegidos por pontes levadiças e outras fortificações defensivas.
Catedral de Dubrovnik
A Catedral de Dubrovnik, que também recebe o nome de Catedral da Assunção da Virgem Maria, chama atenção pelo tamanho e imponência e também pela história da igreja. Construída sobre os destroços de uma antiga igreja destruída em 1667, a Catedral de estilo barroco tem pinturas de artistas de diferentes nacionalidades. Lá dentro fica uma cúpula que oferece uma das vistas mais belas das muralhas da cidade.
Além disso, em uma das capelas está guardado um verdadeiro tesouro. São três urnas banhadas a oura ricamente decoradas com pedras preciosas. Essas urnas guardam o crânio, uma perna e um braço de São Brás, o padroeiro de Dubrovnik.
Subir ao Monte Srd
Tem uma trilha que parte do Centro Histórico e leva ao topo do Monte Srd, de onde se tem uma das vista panorâmica que é uma das mais impressionantes da cidade. São 412 metros de altura. No topo, fica a Fortaleza Imperial, construída no início do século XIX durante o domínio de Napoleão. Hoje ela abriga um pequeno museu dedicado à Guerra da Independência Croata.
Porto e Mercado de Gruz
Passear pelo porto antigo é uma ótima maneira de ver os barcos e a bela vista da cidade e do mar. Bem pertinho dali, fica o Mercado de Gruz, que é o maior a céu aberto de Dubrovnik. É um passeio legal para conhecer mais da gastronomia local. Lá você encontrará uma vasta seleção de peixes frescos, carnes, queijos, frutas, vegetais e outros produtos alimentícios típicos da região.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Dubrovnik para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!