Veja quais são os principais pontos turísticos de Dubrovnik para você não perder nenhum passeio imperdível durante a viagem!
1. Praias de Dubrovnik
Grande parte dos viajantes já coloca Dubrovnik no roteiro com o propósito de conhecer mais do litoral croata. Três praias que vale muito a pena conhecer quando estiver por lá são:
- Copacabana: bonita e com boa infraestrutura. Por isso, é uma ótima escolha para quem curte praticar esportes aquáticos e para quem está em família
- Banje: localizada perto da cidade velha, oferece uma vista linda das muralhas da cidade
- Sveti Jakov: praia mais vazia e tranquila, acessível por escadas, com águas cristalinas e uma vista deslumbrante
2. Muralhas de Dubrovnik e portões Pile e Ploce
Percorrer as muralhas de Dubrovnik vai te proporcionar vistas panorâmicas do mar Adriático e do centro histórico a partir de diferentes ângulos. Ao mesmo tempo, você vai conhecer um exemplo bastante impressionante da arquitetura defensiva medieval no mundo e acompanham a história da cidade desde que a região ainda era chamada de Ragusa.
Com toda a certeza, a caminhada, apesar de longa, vale a pena. No percurso, você vai conhecer os diferentes fortes, entre eles o de Lovrijenac, conhecido como “Gibraltar de Dubrovnik”. Vale também passar pelos vários portões de entrada das muralhas, como o Portão Pile e o Portão Ploce, que eram protegidos por pontes levadiças e outras fortificações defensivas.
3. Palácio do Reitor
O Palácio do Reitor mistura referências estéticas góticas, renascentistas e barrocas. Construído no século XV, é um prédio que já serviu como sede do governo e também como lar do líder da República de Ragusa, uma cidade-estado marítima que existiu entre os séculos XIV e XIX.
Em seu interior, fica um museu que exibe uma ampla coleção de móveis antigos, retratos, armas, moedas e documentos históricos. Isto é, ao visitá-lo e ao explorar suas salas suntuosas, você poderá conhecer um pouco de como foi era de ouro da cidade. Além das exposições permanentes, o museu também abriga eventos e exposições temporárias.
4. Museus de Dubrovnik
Falando em museu, Dubrovnik é uma cidade com boas galerias de arte para conhecer. Uma delas é o Museu Marítimo, que apesar de ser pequeno, guarda mais de quatro mil objetos, incluindo mapas, pinturas e até réplicas de modelos de navios dos séculos XVII, XVIII e XIX. Sem dúvida, é um passeio legal de fazer, porque vai te ajudar a entender melhor como o mar influencia praticamente tudo na história da cidade.
Outro museu que a gente recomenda muito é o War Photo Limited. Ele é destinado ao fotojornalismo de guerra. Por isso, lá você vai ver diversas fotografias bem impactantes de conflitos armados ao redor de todo o mundo, que dão um panorama duro e autêntico das guerras. No entanto, as exposições vão além do sofrimento dos conflitos, ajudando também a compreender mais das consequências humanas da guerra.
Para saber mais detalhes desses e de outras galerias legais da cidade, não deixe de ler nossa reportagem sobre os cinco principais museus de Dubrovnik.
5. Catedral de Dubrovnik
A Catedral de Dubrovnik, por vezes chamada de Catedral da Assunção de Virgem Maria, é uma construção barroca que impressiona, tanto pela magnitude quanto pela história. Erguida sobre os destroços de uma antiga igreja destruída em 1667, hoje ela guarda pinturas de artistas de diferentes nacionalidades. Lá dentro também fica uma cúpula que oferece uma das vistas mais belas das muralhas da cidade.
Além disso, em uma das capelas está guardado um verdadeiro tesouro. São três urnas banhadas a oura ricamente decoradas com pedras preciosas. Essas urnas guardam o crânio, uma perna e um braço de São Brás, o padroeiro de Dubrovnik.
6. Mosteiro Franciscano e Farmácia Antiga
O Mosteiro Franciscano de Dubrovnik, construído no século XIV, fica na rua principal, a Stradun, em frente à Grande Fonte de Onofrio, que é, aliás, outro ponto turístico relevante da cidade. Nele você vai encontrar um belo pátio gótico com 120 colunas super detalhadas, onde fica um poço de pedra com uma estátua de São Francisco.
Além disso, lá dentro fica a terceira farmácia mais antiga do mundo. Fundada no ano de 1317, ela inclusive permanece funcionando até hoje. Os monges franciscanos criaram medicamentos e receitas que se tornaram populares entre a população local.
7. Grande Fonte de Onofrio
A Grande Fonte de Onofrio é uma estrutura de pedra que fazia parte de um elaborado sistema de abastecimento de água criado para trazer água potável de uma nascente que fica a mais de 10 quilômetros dali. Com uma grande cúpula central e 16 lados esculpidos e decorados, cada um servindo como uma bica, é uma construção que mostra a habilidade técnica dos engenheiros medievais.
8. Mercado de Gruz
O Mercado de Gruz, que fica pertinho do porto da cidade, é o maior mercado de alimentos de Dubrovnik. É interessante visitá-lo para descobrir mais sobre a gastronomia local. Lá você encontrará uma vasta seleção de peixes frescos, carnes, queijos, frutas, vegetais e outros produtos alimentícios típicos da região.
9. Igreja de São Brás
A Igreja de São Brás foi construída no século XVIII em homenagem ao padroeiro da cidade. De estilo barroco, ela fica no local onde, no passado, existia uma igreja românica, que foi destruída em um incêndio em 1706.
A fachada da igreja conta com uma estátua de São Brás segurando uma maquete de Dubrovnik, o que simboliza sua proteção contínua sobre a cidade. O interior tem uma decoração bastante detalhada, com um bonito altar de mármore e vitrais coloridos. Todos os anos, em fevereiro, a Igreja de São Brás se transforma no ponto de encontro para as festividades em homenagem ao santo, reunindo moradores e visitantes.
10. Monte Srd
A partir do Monte Srd se tem uma vista panorâmica que é uma das mais bonitas e impressionantes da cidade. Você pode subir os mais de quatrocentos metros por meio de uma trilha ou a bordo de um teleférico. No topo, fica a Fortaleza Imperial, construída no início do século XIX durante o domínio de Napoleão. Hoje ela abriga um pequeno museu dedicado à Guerra da Independência Croata.
Como comprar ingresso para os passeios de Dubrovnik
Em qualquer viagem, deixar para comprar ingressos e reservar passeios em cima da hora pode fazer com que você pague mais caro e, no pior dos cenários, fique sem lugar em algum passeio, já que os ingressos para muitas atrações podem esgotar.
Para evitar dores de cabeça, nós gostamos sempre de deixar tudo planejado antes de embarcar. Por isso, testamos várias plataformas de adquirir ingressos com antecedência, até que encontramos a nossa favorita. Hoje em dia, é ela que usamos em todas as nossas viagens.
Nós gostamos muito do serviço que eles oferecem, porque além de ser confiável, tem ótimos preços. Um benefício é que, grande parte das vezes, os guias falam mais de um idioma. Há, inclusive, opções de passeios com guias que falam português. A política de cancelamento deles é uma das melhores do mercado, permitindo que você desista a poucas horas do passeio sem cobranças extras.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Dubrovnik para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!