Egito em janeiro: Como é o clima e o que fazer!

Fique por dentro sobre como é o Egito em janeiro!

Egito em janeiro: Como é o clima e o que fazer!

Fique por dentro sobre como é o Egito em janeiro!

Clima em janeiro no Egito

O Egito é um país de clima árido e desértico, situado ao norte da África. Ao longo do ano, as temperaturas variam entre quente e muito quente. Para entender melhor, veja as temperaturas médias na capital, Cairo, e em Luxor:

Em janeiro, as temperaturas variam entre 10° e 19°C na cidade de Cairo, e 7°C a 23°C em Luxor. Janeiro faz parte do inverno no Egito, sendo o mês mais frio do ano.

Independente de ser inverno ou verão, prepare-se para enfrentar um país sempre ensolarado, com uma baixíssima chance de chuva.

Separe na mala roupas leves e confortáveis para o dia, bem como casacos e calças para passeios noturnos. Lembre-se de carregar consigo garrafa d’água e passar protetor solar!

Pirâmides de Gizé no Egito

A vantagem é que em janeiro o clima fica bem mais agradável para fazer passeios ao ar livre. Por isso, os meses do inverno são os mais requisitados pelos turistas, fazendo parte da alta temporada no país.

Nesta época, os serviços de turismo estarão mais caros, como hospedagens, passagens aéreas e ingressos dos passeios. Ou seja, os melhores meses para quem quer economizar não são os melhores para quem busca um clima mais ameno e agradável.

Uma dica é justamente procurar o meio termo, como abril ou outubro, caso os dois fatores sejam a sua prioridade. Mas saiba que, independente do mês, o Egito é uma país caloroso e encantador para se conhecer.

Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito neste mês:

Cairo no Egito

1. Participe da Feira Internacional do Livro do Cairo

Do final de janeiro ao início de fevereiro ocorre o festival Cairo International Book Fair, uma feira literária que reúne profissionais de 70 países diferentes ao redor do planeta.

Na edição de 2024, o evento trouxe 1200 editoras para a cidade. O ingresso costuma custar entre 5 e 10 EGP.

2. Passeie pelas Pirâmides de Gizé

Construídas em torno de 2550 a.C., as Pirâmides de Gizé foram um dos maiores marcos arquitetônicos da humanidade. Com o intuito de servirem como túmulos dos faraós egípcios, as pirâmides foram resultado do trabalho de 100 mil homens por 20 anos!

Na mesma região desértica de Gizé se encontram as pirâmides, Mênfis e Saqqara, a apenas meia hora do centro de Cairo. Por lá, o sol e o calor são bem fortes, por isso, a melhor época para conhecê-las é durante o inverno.

Esfinge e Pirâmides de Gizé no Egito

Visitando as pirâmides, você observará também a Grande Esfinge de Gizé. Já em Mênfis, é possível conhecer a escultura Colosso de Ramsés II e a Esfinge de Alabastro. Seguindo para Saqqara, haverá a pirâmide do faraó Zhoser, a primeira a ser construída no Egito.

Como elas são as atrações turísticas mais requisitadas de todo o Egito, as excursões costumam esgotar com facilidade. A nossa dica é que reserve com antecedência antes de chegar ao país. Veja aqui mais detalhes sobre a excursão.



3. Conheça o Templo de Luxor

O templo de Luxor é um dos maiores destaques do Egito e não é à toa: o monumento é uma obra-prima da arquitetura e atualmente é considerado um Patrimônio da Humanidade!

Construído entre 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II, o templo é um dos mais importantes da época, quando a região era chamada como Tebas, a capital do reino egípcio durante o Império Novo.

A experiência de caminhar pelo seu interior e percorrer a Avenida das Esfinges é, sem dúvidas, indescritível. O templo abre todos os dias, das 6h às 20h. O ingresso custa EGP 180.

Templo de Luxor

4. Visite o Mercado Khan El-Khalili no inverno

Durante qualquer viagem, não pode faltar o dia de compras, para você garantir os itens especiais da cidade e as lembrancinhas dos parentes e amigos. O melhor lugar para comprá-los é no mercado Khan El-Khalili.

Trata-se de um grande centro comercial composto por ruas estreitas, ao estilo dos bazares dos tempos antigos. No auge do calor, pode ser um pouco incômodo caminhar pelo local, então a dica é conhecê-lo no inverno.

Por lá, haverá tecidos, especiarias, jóias, roupas e muitos souvenirs.

Mercado Khan El-Khalili em Cairo

5. Caminhe pelo Templo de Philae

O Templo de Ísis da ilha de Philae, ou apenas Templo de Philae, foi o local em que Ísis se abrigou para reconstruir o corpo de Osíris, seu marido, de acordo com as crenças.

Atualmente, o templo não está na sua localização original, sendo movido para a ilha Agilkia, por causa da construção da Represa de Assuã que submergiu a ilha de Philae. O templo, que é o principal local de visitas de Assuã, abre todos os dias das 7h às 16h.

Templo de Philae


6. Veja as celebrações do Natal Copta

Ao contrário das tradições ocidentais, os cristãos coptas comemoram o Natal no dia 7 de janeiro, quando é o nascimento de Jesus segundo o calendário copta.

E como no Egito os cristãos coptas são maioria, você provavelmente verá celebrações natalinas nesta data, sobretudo no bairro copta, em Old Cairo.

Museu Copta em Cairo

Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egitopara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!