Saiba como andar por Londres! Nessa matéria trazemos dicas de formas diversas para você se locomover pela cidade.
1. Metrô
A cidade de Londres tem uma enorme oferta de meios de transporte e dois grandes aliados para se locomover pela capital inglesa são o ônibus e o metrô, uma vez que eles conectam todos os pontos da cidade e a maioria das pessoas usam estes transportes.
A começar pelo metrô, também conhecido como “London Underground”, que é super eficiente. O mapa do metrô de Londres se divide em zonas/áreas, sendo que quanto mais cêntricas, menor é o número da zona e, quanto mais longe, maior o número delas.
Partindo disso, as zonas mais frequentadas pelos turistas são as 1 e 2, pois elas abrigam a maior parte dos pontos turísticos.
Os preços, por sua vez, encarecem em função da área: quanto mais áreas você precisar passar, mais caro será o valor do bilhete. Essa informação é super importante na hora de escolher seu hotel em Londres – prefira, sempre, hotéis mais centrais para evitar pagar mais no transporte (o que, no fim das contas, nem compensa).
2. Ônibus
Já o ônibus é outro meio de transporte bastante popular e de excelente qualidade. Ele também é uma ótima opção para se locomover por Londres durante a noite, quando o metrô fecha (por volta da meia noite de segunda a sábado, e aos domingos cerca das 23h).
Os transportes respeitam os horários de chegada e saída, e você pode acessá-los em toda parada de ônibus.
Nesses pontos, inclusive, há placas eletrônicas com avisos caso o ônibus esteja atrasado. As paradas são identificadas por um círculo vermelho e a placa informa o destino e as estações por onde você vai passar.
É importante ressaltar que as linhas de ônibus com a letra ”N” significam que só funcionam durante a noite.
Saiba também que as passagens não são vendidas dentro do ônibus. Portanto, você precisa comprar o cartão Oyster ou passes avulsos numa estação de metrô. Indicamos, particularmente, o Oyster, pois com ele você compra passagens mais baratas (e o cartão ainda serve para o metrô).
- Quer saber como levar seu dinheiro para Londres? Confira nossas dicas com as melhores formas.
– Sobre o cartão Oyster Card em Londres
Este cartão é super indicado para quem vai até Londres e pretende ficar entre 1 a 7 dias, já que ele permite que você use todos os meios de transporte e com descontos.
Ele é recarregável em dinheiro, cartão de crédito ou débito, e é obtido com £ 7,00. Mas cada pessoa precisa ter seu oyster, pois ele não pode ser compartilhado. Sua vantagem é que o Oyster é bem mais barato do que comprar cada passagem, sem contar que o crédito não perde a validade.
Você poderá escolher o melhor plano: para ficar menos de 4 dias na cidade, por exemplo, você pode carregar o cartão com um valor por dia de uso. A partir disso, você pode viajar à vontade em qualquer meio de transporte nas zonas 1 e 2 e não precisa pegar filas para comprar bilhetes.
- Importante lembrar que as crianças menores de 10 anos não pagam transporte público e as maiores de 10 anos têm direito a descontos.
- Além disso, há outras formas de carregar o cartão, como o plano 7 Day Travelcard, que nada mais são do que 7 dias consecutivos de passe sem limite nas zonas 1 e 2.
- Você também pode comprar apenas um ticket por apenas £ 1,55 (ônibus), £ 2.70, £ 3 ou mais, isso vai depender da zona – mas quase nunca vale a pena.
3. Táxi
Apesar de essa opção ser algo comum em Londres, nós não a recomendamos para a sua viagem. Afinal, por essa cidade ter vias mais “apertadas”, você vai acabar pagando muito caro para utilizar esse serviço e provavelmente vai acabar perdendo tempo no trânsito.
4. Carro
Agora, se você quer sair do centro de Londres e viajar até cidades vizinhas ou lugares em outros países, a melhor opção é alugar um carro.
Lembrando que o sistema de trânsito da Inglaterra é organizado e muito fácil para dirigir, mas vale ressaltar que o assento de lá é invertido. Assim, o motorista fica sentado do lado direito e o passageiro do esquerdo.
Economize ao máximo na sua viagem a Londres:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Londres, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Londres da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Inglaterra e todo Reino Unido. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Londres. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Libras: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Londres, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Londres para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!