Se você quer viajar ou está com viagem marcada para a Cidade do México e quer saber se a cidade é segura ou perigosa, confira este guia!
Áreas seguras X Áreas a evitar
A segurança na Cidade do México é uma preocupação comum entre turistas e residentes. A cidade, como muitas metrópoles grandes, possui áreas que são mais seguras e outras que requerem mais atenção. As áreas mais famosas e seguras são:
- Polanco, Condesa, e Roma: estes bairros são conhecidos por serem relativamente seguros, com uma forte presença policial e muitas opções de restaurantes, bares e lojas.
- Centro Histórico: embora seja uma área turística popular, é geralmente segura durante o dia. À noite, é aconselhável tomar mais cuidado e evitar áreas desertas.
- Coyoacán e San Ángel: estes bairros são famosos por suas áreas culturais e históricas e são geralmente seguros para passear.
Já as áreas a evitar são Tepito (conhecido por ser uma área com alta criminalidade, especialmente à noite), Iztapalapa (um dos distritos com maiores índices de criminalidade na cidade) e Ecatepec (situado na área metropolitana). No entanto, elas costumam já estar fora dos roteiros turísticos, então não há com o que se preocupar.
Dicas gerais de segurança
Transporte público: use apenas táxis autorizados ou aplicativos de transporte como Uber. O metrô é seguro durante o dia, mas por via das dúvidas, nós evitaríamos usá-lo durante a noite, especialmente se estiver sozinho.
Objetos de valor: evite exibir objetos de muito valor como joias, relógios caros e eletrônicos em público — nada muito diferente do que já fazemos no Brasil.
Dinheiro e documentos: carregue apenas o necessário e mantenha cópias de documentos importantes no hotel.
Atenção aos pertences: fique atento aos seus pertences em áreas movimentadas e públicas, como mercados, transportes públicos e atrações turísticas, principalmente.
Informação local: se tiver alguma dúvida específica, informe-se com o hotel sobre áreas seguras e inseguras, e siga suas recomendações.
Polícia Turística: a Cidade do México possui uma força policial dedicada ao turismo, especialmente em áreas como o Centro Histórico, Polanco e outros pontos turísticos principais. Eles são facilmente identificáveis e estão disponíveis para ajudar turistas com direções, informações e assistência em caso de emergência.
De forma geral, consideramos a Cidade do México como segura para turistas — basta seguir algumas precauções básicas para ter uma viagem tranquila!
Economize ao máximo na sua viagem para a Cidade do México:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o México, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Cidade do México da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no México. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Pesos e dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o México, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar na Cidade do México para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!