Quer saber qual é o roteiro perfeito de 3 dias em Hvar? Preparamos um planejamento que vai te permitir explorar o melhor da ilha!
Como chegar a Hvar?
Para chegar a Hvar, independentemente da cidade de partida, você vai ter que embarcar em um ferry, que é o mesmo que a nossa balsa. Isso porque Hvar é uma ilha que só tem entrada pelo mar. Mas vale dizer que dá para embarcar com carro na balsa, caso você esteja com carro alugar. Dá para fazer a reserva do seu ferry para Hvar aqui.
Roteiro rápido de 3 dias em Hvar
Dia 1 – Manhã em Hvar: explore a parte histórica da cidade
Várias pequenas cidades compõem a ilha de Hvar. A principal é a homônima Hvar, onde fica o porto em que você irá desembarcar. A gente sugere que você comece os passeios justamente por ali, já que é no centro de Hvar que se concentra a vida social da região, com restaurantes, lojas, bares e sorveterias.
Alguns pontos de parada obrigatórios no centro histórico são: a Torre do Relógio, o Palácio Hektorovic e a Fortaleza. Além disso, tem a Catedral de Santo Estevão, que é um belo exemplar de arquitetura romana com uma torre alta que chama bastante atenção no horizonte. Lá dentro fica uma coleção bastante interessante de obras de arte assinadas por diferentes artistas.
Dia 1 – Tarde em Hvar: relaxe na praia de Dubovica
Hvar é famosa pelas praias, então vale já na tarde do primeiro dia conhecer uma delas. Comece pela de Dubovica, uma das mais bonitas da ilha. Para acessá-la, você vai precisar fazer uma trilha um pouco íngreme, mas é rápida e curta e a gente promete que vale a pena.
Dubovica é uma praia de cascalho, e não de areia, como acontece na maior parte da Croácia. A cor dá água é deslumbrante, com diferentes tons de azul e verde e varia de acordo com a altura do sol.
A praia de Dubovica costuma ficar vazia. Além disso, ela não conta com muita infraestrutura. Portanto, é bom se programar para ter bebidas e petiscos à mão.
Dia 1 – Noite em Hvar: curta a vida noturna local
A vida noturna em Hvar é mais pacata do que nas outras cidades da costa croata, como Dubrovnik, por exemplo. As baladas tem uma pegada mais praiana e costumam fechar mais cedo. Mas há uma boa variedade de opções de bares para curtir a noite na ilha. É no centro da cidade de Hvar que fica a maioria dos estabelecimentos.
Dia 2 – Manhã em Hvar: faça um passeio de barco pelas ilhas Pakleni
No segundo dia do roteiro em Hvar, reserve a manhã para visitar as Ilhas Pakleni, que ficam nas redondezas. É um arquipélago paradisíaco inesquecível formado por uma grande porção de água cristalina com pequenas ilhas cheias de vegetação espalhadas pelo mar. A melhor forma para explorar a região é fazendo um passeio de barco. Um que a gente recomenda muito é este daqui.
Dia 2 – Tarde e noite em Hvar: curta a praia de Palmizana
Depois de conhecer as Ilhas Pakleni, embarque em um taxi boat rumo a praia de Palmizana, que é, sem dúvida, uma das mais bonitas da região. É legal fazer snorkeling, que é a atividade ideal para conhecer mais da rica vida marinha que tem por lá.
Em seguida, que tal relaxar em um dos locais mais tradicionais de Hvar? O Carpe Diem é uma mistura de bar, restaurante e balada que está aberto desde 1999. Com um deck à beira-mar, ele é perfeito para passar a tarde e ficar até o anoitecer.
De manhã, eles servem café e o clima é bem calmo. Mas após as 17h, se transforma uma balada animada com DJs e bons drinks. O estilo musical mais comum por lá é o eletrônico, mas a programação também conta, eventualmente, com outros gêneros.
Dia 3 – Manhã em Stari Grad: explore o centro histórico
Stari Grad é a segunda maior cidade da ilha. A gente recomenda separar todo o terceiro dia para conhecê-la com calma. Comece explorando as ruas do centro histórico. Um bom ponto de partida é a Praça Skor, super central e onde tem diversas cafeterias super charmosas. De lá, siga para uma caminhada. Como é um centro pequeno, você verá vários pontos turísticos diferentes em poucas horas.
Não deixe de visitar o Museu de Stari Grad, localizado na residência de verão do poeta renascentista Petar Hektorović, conhecida como Tvrdalj Castle. Lá você vai encontrar uma uma pequena, no entanto diversa, coleção de artefatos, relíquias e pinturas que contam a história do desenvolvimento da região.
Dia 3 – Tarde em Stari Grad: visite a planície
A Planície de Stari Grad é um Patrimônio Mundial da UNESCO e traz uma visão super interessante da agricultura tradicional que tem sido praticada na região ininterruptamente desde a era grega. Alugue uma bicicleta ou faça uma caminhada pelos vinhedos, olivais e campos de lavanda. Há várias trilhas bem sinalizadas que você pode seguir para explorar a área.
Dia 3 – Noite em Stari Grad: veja o pôr do sol na orla e curta a vida noturna
Caminhe ao longo da orla de Stari Grad e aproveite o pôr do sol, que fica lindo com os barcos estacionados e os raios incidindo na água. Há vários pontos ao longo da orla onde você pode parar para tirar fotos e apreciar a vista.
Depois, escolha algum dos restaurantes para experimentar mais da gastronomia local. E por último, para se despedir, aproveite para dar um passeio pela cidade iluminada. Visite uma das gelaterias para uma sobremesa ou aproveite um drink em um dos bares ao ar livre.
Dica para economizar com a hospedagem
Uma dica que gente sempre dá é: reserve a hospedagem da sua viagem com antecedência, assim você garante a melhor opção. Nós usamos uma ferramenta em todas as nossas viagens que é perfeita para essa missão de achar o hotel com o melhor custo-benefício. É o comparador de reservas.
Ele é muito bom por causa dos vários filtros que você consegue aplicar, o que permite que você selecione tudo que considera fundamental ter em uma hospedagem, como por exemplo: café da manhã, piscina, localização, entre outros. Além disso, dá para conferir avaliações de outros hóspedes, classificar por preço e encontrar opções flexíveis de cancelamento da reserva.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Hvar para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!