Tem pouco tempo e quer um roteiro rápido de 1 dia em Zagreb? Veja nosso planejamento para você otimizar sua viagem!
Como é a cidade?
Antes de irmos ao roteiro propriamente, vale dar um contexto sobre a capital croata. Isso porque Zagreb é dividida em duas grandes regiões: Gornji Grad, a parte alta e histórica com muitos elementos medievais e mais antigos; e Donji Grad, a região mais baixa e moderna. Elas ficam grudadas uma na outra. No entanto, são diferentes e vale muito tentar conhecer um pouco de cada parte.
Roteiro rápido de 1 dia em Zagreb
Manhã e tarde em Zagreb: explore a Cidade Alta (Gornji Grad)
Para começar o roteiro, separe a manhã para explorar Gornji Grad. Primeiro, visite a Catedral de Zagreb, que é uma igreja gótica imponente localizada no topo de uma colina. A vista de lá é incrível. Depois, siga para a Praça Ban Jelačić, que fica super pertinho. Em seguida, vá até a Igreja São Marcos, que é única com seu telhado todo ornamentado com azulejos coloridos.
Circule pela região até pelo menos meio dia, que é o horário para escutar o tradicional barulho de canhão que dispara diariamente desde o século XIX. Aliás, não deixe de subir ao topo da Torre Lotrščak, onde fica o canhão, para conhecê-la e para ter uma ótima vista da cidade.
Então é hora de fazer um passeio pela rua Rua Tkalčićeva, uma das mais importantes de Zagreb. Lá você vai encontrar inúmeros restaurantes, cafés, bares e lojas. Vale percorrer toda a extensão da via e também já escolher um local por lá mesmo para almoçar.
Com as energias recarregadas do almoço, chegou a hora de conhecer o criativo Museu de Relacionamentos Terminados. Como o próprio nome já diz, ele é dedicado a mostrar diferentes objetos ligados a relacionamentos que chegaram ao fim. O espaço é relativamente pequeno, então a sua visita deve terminar rapidamente. No entanto, vale bastante a pena, porque é um museu super diferente dos tradicionais.
Para terminar a sequência de passeios da tarde, nossa sugestão é dar uma volta pelo Maksmir, um dos mais antigos parques da cidade. Extenso, é um paraíso de muita área verde e lagos, ideal para relaxar. Se você gostar de passear por zoológicos, há um lá dentro fica um bem legal, com espécies de diferentes lugares do mundo. Eles fazem um grande trabalho de conservação e educação ambiental.
Noite em Zagreb: conheça a Cidade Baixa (Donji Grad)
Quando o fim da tarde se aproximar, siga para outro parque, o enorme Zrinjevac, que ocupa mais de três quarteirões. À noite, ele fica super bonito e agradável, todo iluminado. Ao redor, se espalham muitos monumentos históricos. Por isso, vale circular dentro e fora dele com calma.
Como a gente falou lá em cima, a parte baixa de Zagreb é mais moderna. Por esse motivo, a vida noturna por ali é mais animada. Então, depois que sair do Parque Zrinjevac, vá para as ruas mais boêmias da região, como a Bogoviceva, a Gajeva e a Nikola Tesla. Nelas você vai, sem dúvida, descobrir ótimas opções de bares e restaurantes para encerrar sua passagem pela cidade.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!