Descubra o que fazer em São Paulo: 16 atrações para conhecer e aproveitar o melhor da cidade e sem perder tempo de viagem!
1. Vila Madalena
Você irá conhecer a Vila Madalena, um dos bairros mais conhecidos da cidade, desfrutando verdadeiramente do clima do local. O que faz esse bairro ser tão conhecido são as galerias de arte, vida social agitada, além das artes de rua, como no famoso Beco do Batman.
São várias bebidas para provar e galerias para admirar, uma experiência única e verdadeiramente paulistana! Então aproveite, se jogue nessa aventura e não perca essa oportunidade.
2. Parque Estadual do Jaraguá
Passeando pelo Parque Estadual do Jaraguá, você terá a oportunidade de conhecer uma selva tropical de verdade, que fica nos arredores da cidade de São Paulo. Uma ótima atividade para quem curte a natureza!
São incríveis 1.135 metros de altura para subir, mas que possuem uma bela vista que você não pode perder!
3. Passeio de helicóptero
Admirar São Paulo já é algo natural, mas você pode ter a oportunidade de realizar isso sobrevoando a cidade em um helicóptero. A experiência é super diferente e única, algo que você não irá se arrepender!
Juntamente a um piloto guia, você fará um passeio incrível de helicóptero pela cidade e seus arredores. O passeio pode durar de 30 minutos à 1 hora (depende da escolha do trajeto), e pode ser feito individualmente ou com amigos e família.
4. Parque Ibirapuera
No Parque Ibirapuera, você conhece os principais pontos dessa grande atração verde da cidade de São Paulo. Seus jardins, museus – como o MAC e o Afro Brasil -, o viveiro Manequinho Lopes e tantos outros locais tem muito a mostrar!
É um passeio interessante porque o parque é ENORME, e a chance de passar batido por algo é grande. Então, você sempre terá o que ver e conhecer, independente de quantas vezes visite.
5. Avenida Paulista
A Avenida Paulista é um passeio muito interessante para aqueles que querem conhecer mais de São Paulo. Ela é o verdadeiro coração da cidade, e possui de tudo para você quiser conhecer e experimentar, como atrações, lojas e diversas opções de gastronomia.
Esteja preparado para caminhas bastante e explorar este local, para assim entender mais desta cidade incrível e que não para nunca!
6. Liberdade
Neste famoso bairro, você irá conhecer o mundo oriental, mas sem sair de São Paulo! Na Liberdade, você poderá passear por lojas e restaurantes que oferecem muito da cultura, além de visitar o Museu da Imigração Japonesa.
Aproveite esta ótima oportunidade de conhecer um local super diferente, mas com muito a oferecer!
7. Excursão à cidades próximas:
– São Roque
O passeio até São Roque é o passeio perfeito para quem ama vinícolas. Você poderá provar as uvas diretamente de suas vinhas, visitar a loja da fábrica de chocolates da Cacau Show e muito mais!
São detalhes lindos para admirar se encantar pela conhecida cidade do vinho. Você não pode perder essa oportunidade.
– Campos de Jordão
Visitar Campos de Jordão é a forma perfeita de você fugir da vida agitada e do calor da cidade de São Paulo. Por lá, você conhecerá as casas de madeira e paisagens alpinas, além do frio típico do local, que irão te conquistar.
São diversos locais para conhecer e entender mais sobre sua história. Aproveite este passeio e se encante pela conhecida Suíça Brasileira!
– Baixada Santista
Que tal conhecer três cidades da Baixada Santista? Santos, São Vicente e Guarujá esperam por você! Por lá, você poderá conhecer o centro de cada uma dela e as lindas praias também. Afinal, como ir para o Litoral e não parar para ver o mar, não é mesmo?
Se prepare para visitar lojas, restaurantes e bares típicos das cidades, além das diversas atrações que elas possuem.
– Holambra
Visite a bela Holambra, a cidade brasileira das flores!
São diversos campos para conhecer, admirar e se encantar, com tulipas, crisântemos, entre muitos outros. Por lá, você poderá aprender sobre as fases de cultivo de cada tipo de flor e também poderá tirar lindas fotos entre os jardins. Você se sentirá em um desenho com tanta beleza a sua volta.
– Aparecida
Em Aparecida, você conhecerá uma cidade linda e famosa pela Basílica Nossa Senhora da Conceição, uma das maiores basílicas do mundo! São diversos detalhes para apreciar e histórias muito interessantes para ouvir.
Se prepare para passear por vários locais da região e conhecer mais sobre a cidade. Um passeio que valerá muito a pena!
– Embu das artes
Você precisa visitar a bela cidade de Embu das Artes!
Assim como suas ruas e locais coloridos, a cidade também é conhecida por ser um tipo de refúgio para os grandes artistas brasileiros, após a ida de muitos desde o ano de 1937. Se prepare para visitar um local relaxante, cheio de arte e cultura.
8. Catedral da Sé
A Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é o principal templo católico da cidade e está situada na Praça da Sé. Sendo uma das primeiras igrejas construídas em São Paulo e um dos cinco maiores templos góticos do mundo, ela conta com uma belíssima arquitetura.
Além disso, a Catedral da Sé possui importante obras de artes, como o altar-mor e a estátua do apóstolo São Paulo, pinturas e esculturas que apresentam cenas bíblicas, e também uma cripta onde estão bispos e arcebispos de São Paulo sepultados.
Onde comprar seus ingressos para São Paulo?
Não faltam passeios diferentes em São Paulo, e quase todos necessitam de um ingresso para serem acessados. A nossa dica para você, viajante, é adquirir esses ingressos com alguma antecedência e pela internet, pois assim conseguirá pagar mais barato por eles.
Nós sempre fazemos isso em nossa viagem e garantimos que é muito melhor! O site que mais utilizamos para isso é esse aqui, pois é onde você irá encontrar todos os ingressos para os passeios e seus preços.
Gostamos muito dos valores e sabemos que é um site de confiança (já que é um dos mais famosos do mundo para comprar ingressos).
9. Rua Augusta
A Rua Augusta é uma das ruas mais famosas da cidade de São Paulo e um local que consegue receber todos os tipos de público. Ela conecta o bairro dos Jardins e a região do Centro Histórico da cidade.
Pela manhã, há ótimas oportunidades para fazer compras e almoçar ou lanchar, enquanto pela noite, as baladas e bares roubam a cena. A diversidade pelo local é grande, e vale muito aproveitar tudo o que ela pode te oferecer.
10. Comer em São Paulo
– Croma Burguer
Se você procura um lugar para: comer bem, se divertir e ainda poder levar as crianças, o Croma Burguer é o lugar perfeito!
Com uma temática jovem, descontraída e colorida, o local oferece um rodízio super completo com entradinhas (composto por batata-frita, anel de cebola, bolinha de queijo, entre outros), mini hamburguers, pizzas salgadas e doces, além de você também poder incluir um rodízio de milkshakes por um valor a mais.
– Coco Bambu Conceito Eldorado
Primeiramente, o Coco Bambu é um restaurante muito famoso, e já está em 72 lojas no Brasil, este em questão no Shopping Eldorado. Seus locais são amplos e aconchegantes, com decoração rústica e sofisticado.
Desse modo, o cardápio é variado, com comidas e bebidas diferentes e muito saborosas. A especialidade da casa são frutos do mar frescos e de altíssima qualidade, sendo Moqueca Cearense o prato mais famoso do restaurante.
– Dona Firmina Pizzaria
A Dona Firmina é um restaurante e pizzaria localizada em Moema. Apesar de seus sócios serem portugueses, a cultura italiana é muito respeitada em cada sabor. Além disso, por conta da influencia desses dois países, surpreendentemente, os pratos possuem uma mistura única.
Por lá, certamente, você encontra pratos italianos sofisticados, que contém ingredientes vindos diretamente do “país da bota”, como também pizzas salgadas, doces e especiais. O seu cardápio é divino e possui opções para todos os gostos.
11. Casa de Vidro de Lina Bo Bardi
A Casa de Vidro, idealizada por Lina Bo Bardi, foi originalmente projetada para asilar o centro de recepções do Instituto de Arte Contemporânea, pela própria arquiteta. Mas, o local também foi residência da mesma e de seu marido, Pietro Maria Bardi, em 1947.
Hoje, a casa que é repleta de natureza, beleza e arte, está disponível para tours de quinta à sábado.
12. Compras em São Paulo
– Rua 25 de março
A princípio, é preciso entender que a 25 de Março fica no coração do Centro de São Paulo. Desse modo, existem inúmeras maneiras de chegar lá, sendo mais comum por metrô, descendo na estação São Bento, da linha Azul.
Ela apresenta uma enorme variedade de produtos com preços relativamente bem mais baixos, no entanto, a rua tem como seu ponto forte brinquedos, roupas infantis, bijuterias, fantasias e até artigos para animais domésticos.
Trata-se de uma rua – que se expande para várias outras – super popular, com milhares de pontos de vendas, incluindo lojas menores e até mesmo tendas nas calçadas. Costuma ficar bem cheia em qualquer dia da semana!
Se for para essa rua, não deixe de andar um pouco até o Mercado Municipal, um mercado fechado com uma arquitetura LINDA, frutas e alimentos típicos, e onde você encontrará o famoso sanduíche de mortadela!
– Rua Oscar Freire
Apesar de ficar a apenas 20 minutos de carro da 25 de Março, a Rua Oscar Freire é o extremo oposto de sua vizinha, pois foca em um arsenal de marcas de luxo internacionais.
Assim sendo, roupas de grife, como Louis Vuitton, Dior, Versace e Diesel podem ser facilmente achadas por lá – mas também a loja conceito das Havaianas, Nespresso, Ben&Jerry’s, Melissa, Morena Rosa, Riachuelo etc. No lugar, é comum que as lojas tenham experiências únicas e exclusivas para os seus clientes!
A Oscar Freire fica bem pertinho da Paulista, e você pode associar as visitas.
13. Jardim Botânico
O Jardim Botânico é o local perfeito para crianças e famílias, e para quem quer entrar em contato com a natureza em meio a uma cidade tão grande como São Paulo.
Andando pela área, você conhecerá mais sobre a flora brasileira e ainda poderá ver os animais que estão por lá. O jardim é muito importante para a conservação de espécies, para as pesquisas científicas, para o desenvolvimento sustentável e para a educação e conscientização ambiental até os dias de hoje.
14. Museus em São Paulo
– Pinacoteca do Estado de São Paulo
Localizada no Jardim da Luz, no centro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de artes visuais com foco em produção brasileira. Fundada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1905, ela é o museu de arte mais antigo da cidade.
Além disso, ela possui um importante acervo de cerca de 11 mil peças, e também conta com mostras de sua coleção de arte brasileira, projetos públicos multidisciplinares e exposições provisórias, tanto de artistas nacionais como internacionais.
– MASP
O Museu de Arte de São Paulo é um centro cultural e museu de arte do Brasil criado em 1947 por Assis Chateaubriand. Ele fica localizado na Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, e foi o primeiro museu moderno do país.
Por isso, o acervo de arte do MASP se tornou o mais importante do Hemisfério Sul, hoje contando com mais de 11 mil obras. Entre elas estão pinturas, esculturas, objetos, fotografias e roupas de diferentes períodos, com produções europeias, africanas, asiáticas e das Américas também.
Outros museus e galerias com exposições itinerantes, que também ficam na Av. Paulista e valem a visita:
- Japan House (menor e focado na cultura japonesa)
- Casa das Rosas (casarão antigo, com um belo pátio e café)
- Sesc Paulista (com vários andares e uma vista incrível para a Paulista)
- Itaú Cultural (um dos acervos mais ricos sobre a chegada dos portugueses e início da história brasileira)
- Centro Cultural FIESP (exposições itinerantes e modernas; vale a pena consultar o que está à mostra no momento da sua viagem)
- Instituto Moreira Salles (IMS; um dos nossos favoritos e com exposições temporárias também)
– Museu Catavento
Localizado no Palácio das Indústrias em São Paulo, o Catavento é um museu interativo de ciência e tecnologia, com intuito de aproximar todos ao mundo científico e com linguagem fácil, simples e acessível.
Por lá, você encontra locomotivas, aviões, fósseis e acervos vivos, como peixes e borboletas também. Além disso, 70% dos itens vieram diretamente da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, do qual a coleção é ligada à tecnologia.
– Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa foi criado em 2006 com o objetivo de valorizar e celebrar a nossa língua. Ele fica situado de frente para a Pinacoteca, na Estação da Luz, pois foi um dos locais de passagem para a chegada de imigrantes no país.
A apresentação das exposições aqui acontece de forma interativa em uma área ampla e moderna, e lá são contadas as histórias da evolução e da trajetória histórica da língua portuguesa.
– Museu do Futebol
Localizado no Pacaembu, o Museu do Futebol fala sobre a história e curiosidades desse esporte tão importante para o país, desde o seu início até os dias de hoje. O local busca preservar o acervo de referências sobre o futebol, como esporte e como um aspecto social importante também.
Dessa forma, é apresentado a relação do esporte com a arte, as Copas do Mundo e suas histórias, o impacto do futebol na vida do brasileiro e momentos importantes e inesquecíveis.
– Museu da Imagem e Som
O Museu da Imagem e Som fica situado no bairro Jardim Europa. Inaugurado em 1970 e com mais de 200 mil itens, incluindo fotografias, câmeras, filmes, vídeos, cartazes e depoimentos, o museu é conhecido por suas exposições imersivas e sua renovação frequente.
Dessa forma, eventos como o Festival Internacional de Curta Metragem, Mostra Internacional de Cinema, Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade, entre tantos outros que são realizados no MIS, mostram seu papel no cenário artístico brasileiro.
– Museu Afro Brasil
Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é um museu que conta com história, arte e etnia dos afro-brasileiros. Então, o local foi criado com o objetivo de pesquisar, conservar e expor itens relacionados ao universo cultural negro em nosso país.
O acervo possui 11 mil m² e mais de 8 mil pinturas, esculturas, gravuras, fotos, documentos e peças etnológicas, tanto de autores brasileiros como estrangeiros. As obras foram feitas entre o século XVIII e hoje em dia, assim sendo são apresentados diversos temas que registraram a trajetória histórica do afro-brasileiro e a influência do povo africano.
– Instituto Tomie Ohtake
Inaugurado no final de 2001, o Instituto foi a forma que o arquiteto e designer brasileiro Ruy Ohtake encontrou de homenagear sua mãe, Tomie Ohtake. Nele, são feitas mostras nacionais e de fora também sobre artes plásticas, arquitetura e design que focam nos últimos 60 anos do mundo artístico.
Além disso, dentro do Instituto você encontra outros locais que complementam a visita, como uma livraria, uma loja de objetos e um restaurante também.
15. Theatro Municipal de São Paulo
Fundado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo se localiza na Praça Ramos de Azevedo e foi inspirado na Ópera de Paris.
O local foi construído para atender as vontades da elite paulista da época, onde queriam que a cidade chegasse à altura dos grandes centros culturais. Hoje, o Theatro Municipal é considerado um dos mais importantes do país e é um dos cartões postais de São Paulo.
16. Sampa Sky
O Sampa Sky é um arranha-céu que fica localizado no Ed. Mirante do Vale – edifício mais alto do centro de São Paulo. Nele, você terá a experiência de estar no 42º andar, em um local com paredes e chão de vidro!
Este é um passeio para as pessoas mais radicais e que adoram viver grandes aventuras. A verdadeira adrenalina lá no alto!
- Se você gosta desse tipo de passeio, procure também o Copan e o Edifício Martinelli, que também oferecem vistas lindas de São Paulo!
- No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações de São Paulo e muitos outros destinos pelo mundo!
Como encontrar hotéis incríveis em qualquer região de São Paulo?
Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir seu bem-estar durante a viagem é muito importante!
Se você quer economizar dinheiro, mas manter a qualidade da sua hospedagem, recomendamos que use este Pesquisador de Hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, ele possui todos os hotéis de São Paulo com ótimos preços (e até cobrem ofertas).
Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria dos hotéis nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada (nenhuma taxa!).
Dica para alugar carro em São Paulo
Trouxemos também uma dica muito legal sobre o aluguel de carro na cidade de São Paulo, que pode sair muito mais barato do que utilizar outros meios de transporte (como o táxi, que tem valores altos).
O aluguel de um carro te dá a liberdade de ir para onde quiser de forma rápida e segura em São Paulo. Isso ajuda muito caso você vá para cidades próximas, por exemplo!
E já existem sites que procuram, locadora por locadora, os melhores preços de carros em São Paulo. São os chamados comparadores de preços, que sempre usamos em nossas viagens! Confira você mesmo:
- Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
- Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.