Onde ficar em Florianópolis? Melhor bairro e hotéis!

Está com viagem marcada e não sabe onde ficar em Florianópolis? Veja nossa lista com dicas dos melhores bairros onde ficar!

Onde ficar em Florianópolis? Melhor bairro e hotéis!

Está com viagem marcada e não sabe onde ficar em Florianópolis? Veja nossa lista com dicas dos melhores bairros para se hospedar de acordo com cada perfil!

Como escolher onde ficar em Florianópolis

Podemos dividir Florianópolis em: norte, leste, sul e centro/continente. Cada uma dessas regiões tem suas particularidades e vai proporcionar uma experiência diferente de hospedagem.

Norte: o norte da ilha, por exemplo, abriga as praias mais badaladas da ilha e tem bastante estrutura. Por lá, o mar costuma ser mais tranquilo e mais quente e a noite costuma ser bastante agitada.

Leste: é onde fica a Lagoa da Conceição e algumas praias que atraem surfistas e um público mais jovem e alternativo. É uma área muito boa para quem curte praticar esportes e também curtir um centrinho a noite com boas opções de restaurantes e bares. O mar é mais agitado e mais gelado por lá.

Mapa de Florianópolis

Sul: é mais tranquilo, com a natureza muito preservada e um pouco menos turístico. A maior parte das trilhas de Florianópolis ficam nessa região. O mar das praias nessa região pode ser bravo e as águas geladas. Mas vale dizer que há pontos do sul que tem, sim, bastante infraestrutura. Vamos falar mais disso daqui a pouco.

Centro e continente: não há mares tão bons para banho, apesar de ter praias muito bonitas. Tudo que você precisar, em termos de comércio e vida noturna, você vai encontrar no centro, além de passeios históricos bem legais. No continente, há também uma rota gastronômica bem interessante.

Tendo tudo isso em mente, vamos agora falar sobre nossas recomendações de lugares para ficar em Florianópolis. Antes, vale um aviso! O trânsito em Florianópolis, especialmente na alta temporada, costuma ser bem ruim. E a maioria das praias não ficam a uma distância a pé uma da outra, então leve isso em consideração na hora de escolher sua hospedagem para não perder muito tempo se descolando.

Lagoa da Conceição

A gente considera a Lagoa da Conceição um dos melhores lugares para ficar em Florianópolis. Isso porque a região da Lagoa, em si, já é muito agradável e bonita, mas também porque está perto de boas praias e tem opções com preços para todos os bolsos. A vida noturna por lá é bem agitada, tem bastante coisa para fazer e dá para ir a pé à maioria delas.

A partir da Lagoa você pode, por exemplo, sair de manhã e curtir algumas das praias próximas, como a praia Mole ou da Joaquina. Depois, apreciar o fim de tarde na lagoa, apenas contemplando a beleza ou então tomando uma cerveja em alguns dos restaurantes que ficam na beira.

À noite, o agitado centrinho da Lagoa oferece opções para todos os gostos e, dependendo do ponto onde estiver seu hotel ou pousada, dá para você ir e voltar caminhando.

Lagoa da Conceição

Para te ajudar, montamos um mapa com as acomodações na Lagoa com notas excelentes, acima de 8. Basta clicar nesse link para ver todas as opções disponíveis.

Praia dos Ingleses

Quer ficar hospedado em uma praia? A Praia dos Ingleses, no norte da ilha, é uma das nossas opções preferidas. Como nas outras praias dessa região, o mar é mais quente e mais calmo, ideal para tomar banho e para levar crianças. A estrutura lá é muito boa também: tem restaurantes, bares, muitos hotéis e até shopping.

Além disso, Jurerê, que é mais caro para se hospedar, fica bem pertinho, então dá para visitar. A praia da Daniela, que é linda, também fica próxima. Já na praia dos Ingleses, você encontra hotéis com preços bons.

Praia dos Ingleses

Praia de Jurerê

Acabamos de falar dela, a praia de Jurerê, ideal para quem curte baladas e experiências mais luxuosas. Ela é dividida em duas: Jurerê internacional e Jurerê tradicional, também apelidada de Jurerê velha. Apesar de dizerem que a parte internacional é a mais luxuosa, a gente viu pouca diferença na prática.

A praia de Jurerê é bem bonita e tem uma água quente comparada a praias perto da Lagoa da Conceição, por exemplo. As hospedagens e as atrações lá costumam ser mais caras. Algumas das melhores baladas, famosas no mundo inteiro, estão nessa região. Há também restaurantes e bares mais chiques.

Praia de Jurerê

Centro

É uma região mais afastada das praias, então é mais recomendada em duas situações: para quem privilegia fazer turismo a pé e, de repente, para alguém que viaja para lá no inverno. Além disso, é uma boa para quem está com o orçamento mais apertado, porque o centro oferece algumas das opções de hospedagem mais baratas de Florianópolis.

Por lá estão a praça XV de Novembro, ponto zero da cidade, uma figueira centenária, a Catedral Metropolitana de Florianópolis e o Mercado Público, além de alguns museus e muito comércio.

Praça XV de Novembro em Florianópolis

Praia do Campeche

Agora vamos para o sul da ilha. A praia do Campeche é uma das mais bonitas de Florianópolis, com águas esverdeadas e transparentes e muita mata ao redor. Do outro lado da praia fica a Ilha do Campeche, um passeio imperdível e com uma vista de tirar o fôlego! O mar também é mais gelado por lá.

O Campeche é a praia do sul com maior infraestrutura. É, inclusive, uma das regiões mais procuradas para moradia por quem é de lá.

Praia do Campeche

Como economizar na hospedagem em Florianópolis?

Hospedagem costuma ser um dos itens mais caros da viagem, então vamos te contar como a gente têm economizado na hora de escolher onde vamos ficar. Usamos (e indicamos qualquer um a usar) um Pesquisador de Hotéis, que é considerado o maior do mundo.

Nele, você vai encontrar uma infinidade de opções de acomodações em Florianópolis com ótimos preços (e que até cobrem ofertas). Não deixe de dar uma olhada.

Resort Costão do Santinho

Outro benefício que eles oferecem é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria dos hotéis nesse pesquisador com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar sua reserva sem pagar absolutamente nada.

Dica extra (e de ouro): o transporte público em Florianópolis não é muito bom e, como a gente disse lá em cima, as praias ficam distantes uma da outra. Por isso, a gente recomenda muito que você alugue um carro para otimizar seu tempo.

Aluguel de carro em Florianópolis

Para conseguir os melhores preços na hora do aluguel, nós costumamos usar dois comparadores de preços de aluguel de carros, que já compara tudo o que está disponível nas lcoadoras mais confiáveis. Se quiser verificar a disponibilidade e valores para a data da sua viagem, eles são os seguintes:

1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.

2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.

Leia mais matérias sobre Florianópolis: