O que fazer no Rio de Janeiro: 20 melhores passeios

Não sabe o que fazer no Rio de Janeiro? Saiba quais são os 20 melhores passeios da cidade, incluindo Cristo, Pão de Açúcar, Copacabana e muito mais!

O que fazer no Rio de Janeiro: 20 melhores passeios

Não sabe o que fazer no Rio de Janeiro? Saiba quais são os 20 melhores passeios da cidade, incluindo Cristo, Pão de Açúcar, Copacabana e muito mais!

1. Suba até o Cristo Redentor

O Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Rio. Referenciado em filmes nacionais e internacionais, o monumento é passeio obrigatório de todo turista.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Ele se localiza no alto do Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas de todo o mundo! Para acessá-lo basta subir a serra por van ou pelo tradicional trenzinho.

O Cristo está a 710 metros de altura e possui mais de 30 metros de extensão. Lá do alto, você terá uma vista deslumbrante da cidade maravilhosa!

Lembrando que o Cristo é a atração mais concorrida da cidade, então garanta os seus ingressos antes mesmo de chegar ao Rio. Durante a nossa viagem, nós aproveitamos um combo excelente de visita ao Cristo junto com o Pão de Açúcar. No final do artigo, nós falaremos mais sobre a agência que contratamos para este tour, que indicamos muito!

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

2. Visite o Pão de Açúcar

Composto pela união do Morro da Urca e do Morro do Pão de Açúcar, a atração traz dois mirantes inesquecíveis no alto de seus dois morros, que proporcionam outra vista sensacional do Rio! Independente da forma que subir, a sensação de estar lá em cima não tem preço!

Existem duas formas de acessar o ponto turístico, através dos tradicionais bondinhos ou com a trilha local. Todos sabem que andar de bondinho até o Pão de Açúcar é uma das melhores formas de apreciar a beleza do Rio, mas com a trilha, você consegue subir até lá de graça!

Pão de Açúcar no Rio de Janeiro



3. Conheça o Maracanã

Certamente, o Maracanã é o estádio mais famoso do Brasil! Símbolo do Rio de Janeiro, milhões de pessoas vão até ele celebrar as partidas do seu time favorito e conhecer mais sobre a história do maior estádio do Brasil, que já sediou uma final de copa do mundo

Maracanã

Situado no bairro de mesmo nome, o Maracanã é facilmente acessado por trem e metrô. Basta saltar na estação Maracanã. O preço das passagens estão, atualmente, R$7,40 e R$ 6,90, respectivamente.

4. Se refresque em Copacabana

A praia de Copacabana atrai visitantes do mundo inteiro. O seu famoso calçadão de pedras portuguesas conta com quiosques, bancas de artesanatos e muita agitação.

Praia de Copacabana

Já as suas areias estão repletas de visitantes realizando atividades físicas, esportes coletivos ou apenas relaxando. Ao final dos seus 4 km de extensão está o Forte de Copacabana, um dos pontos turísticos da cidade, construído no século XX.

5. Visite o Boulevard Olímpico

O Porto Maravilha, também conhecido como Boulevard Olímpico, é o nome da revitalização da zona portuária do Rio feita para as olímpiadas de 2016. A região traz dois dos principais museus da cidade: o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Boulevard Olímpico

Inaugurado em 2013, o Museu de Arte do Rio apresenta objetos que mesclam conceitos históricos e contemporâneos da arte. Todas as exposições são temporárias, fazendo com que em cada ida ao museu haja uma experiência única!

Já Museu do Amanhã tem como intuito abordar reflexões sobre o futuro através de exposições artísticas unidas ao conhecimento científico. O visitante verá ambientes tecnológicos e interativos, sendo uma experiência divertida para toda a família.

Museu do Amanhã



6. Visite os edifícios históricos do Centro do Rio

O centro do Rio é rico em monumentos, museus e edifícios históricos, então é necessário priorizar aqueles que mais te agradarem.

Uma dica é visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, também conhecido como CCBB. É uma alternativa de passeio para aqueles que gostam de apreciar exposições artísticas de qualidade.

Centro Cultural Banco do Brasil

Desde a sua existência em 1989, o centro disponibiliza salas para artistas do mundo todo exibirem as suas obras. Com a ajuda dele, o Rio de Janeiro tornou-se uma das cidades com mais instalações artísticas visitadas pelo mundo, no ranking anual do Art Newspaper.

Por lá, há também o Museu Nacional de Belas Artes surgiu para abrigar a coleção artística de D.João VI, em 1808, com a chegada do mesmo ao Brasil.

Atualmente, o acervo do museu conta com mais de 70 mil peças. São expostas diversas formas de expressão artística, como desenhos, esculturas e pinturas. O local abriga também livros raros e documentos históricos.

Museu Nacional de Belas Artes

Além deles, existem a Igreja da Candelária, Paço Imperial, Real Gabinete Português de Leitura e outros prédios importantes, espalhados pela zona central do Rio.

7. Curta a noite na Lapa

A Lapa é referência mundial para turistas de todos os lugares, que querem aproveitar a boa vida noturna do Rio. A lista de bares, restaurantes e baladas do bairro é extensa, fazendo com que haja mais gente na rua às 3h da manhã do que às 15h.

Lapa no Rio de Janeiro

Se quiser aproveitar ao máximo, precisa conhecer a região dos Arcos da Lapa durante o fim de semana, quando as principais casas noturnas estarão abertas. Não deixe de checar os eventos em casas de show durante a sua estadia, como o Circo Voador, que traz apresentações ao vivo de bandas de todo o Brasil.

8. Conheça a Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón liga Santa Teresa à região da Lapa, no Rio de Janeiro. O destaque do ponto turístico vai para a qualidade artística da sua decoração, formada por mosaicos de azulejos vindos de todas as partes do mundo.

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: Escadaria Selarón

A montagem foi criada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, e em 2005 foi tombada oficialmente pela prefeitura.



9. Pedale pelo Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo é um dos melhores parques arborizados do Rio. Ele ocupa 7 km da orla da cidade, disponibilizando quadras, pistas de skates, vendedores ambulantes e bicicletas para aluguel.

Aterro do Flamengo visto do alto

A região é perfeita para pedalar e realizar outras atividades ao ar livre, como piquenique e esportes. Logo, separe a manhã inteira para conhecê-lo melhor.

10. Faça compras no Saara

Trata-se do maior centro comercial a céu aberto do Rio de Janeiro! Ao longo de 3 ruas, estão dispostas diversas lojas com roupas femininas, masculinas, infantis, artigos para casa, lojas de fantasias, material escolar, bolsas, maquiagens e muito mais, por preços bem baratos.

Saara no Rio de Janeiro

Após percorrer uma rua inteira, você se deparará com o Camelódromo, com ainda mais opções de mercadorias, custando bem menos do que nos shoppings tradicionais. Tire um dia para visitar o Saara e garantir todos os souvenirs do Rio de Janeiro para presentear os seus familiares e amigos!

11. Cante karaoke na Feira de São Cristóvão

Um local excelente do Rio para curtir a noite é a Feira de São Cristóvão, situada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

O espaço é um grande entretenimento noturno da cidade. Há Karaokês, restaurantes, bares, food trucks e apresentações ao vivo. Tudo isso cercado de lojas com produtos típicos da cultura nordestina, que inclusive também servem acarajés e vatapás, para os fãs da gastronomia baiana!

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas

Sexta e sábado são os melhores dias para visitá-la, pois a Feira funciona até às 4h da manhã.



12. Passeie pela Barra da Tijuca

Planejada pelo urbanista Lúcio Costa, a Barra da Tijuca é outra região excelente para se hospedar no Rio. O bairro conta com praias deslumbrantes, hotéis de alta qualidade, restaurantes luxuosos e vários shoppings.

Barra da Tijuca no Rio de Janeiro

A região é considerada por muitos como a Miami brasileira, devido à semelhança da sua principal avenida, Lúcio Costa, com a requisitada Ocean Drive de Miami. Se você procura uma região com igual qualidade à zona sul, com certeza é a Barra da Tijuca.

13. Assista a uma peça no Theatro Municipal

Uma boa forma de aproveitar uma noite no Rio é assistindo alguma apresentação no Theatro Municipal, localizado no centro do Rio. Por lá, são oferecidos espetáculos de ópera, dança e peças de teatro.

Theatro Municipal no Rio de Janeiro

Não se esqueça de pesquisar a programação disponível durante a sua viagem no site oficial.

14. Passeie pela Lagoa

A Lagoa Rodrigo de Freitas oferece um visual lindo aos seus visitantes, que podem caminhar ao redor de 7 km de extensão enquanto sentem a brisa fresca da lagoa. O local é o favorito dos moradores da região para praticar exercícios físicos, correr e andar de bicicleta.

E após uma longa caminhada, existem estabelecimentos na região que oferecem tudo o que você precisar. Não deixe de almoçar em alguns dos restaurantes de lá, com as mais belas vistas para a Lagoa.

Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro

No bairro existem também o parque dos Patins e o Parque da Catacumba. São excelentes locais para visitar com crianças.

Semelhantes ao aterro do Flamengo, por eles é possível fazer piqueniques e deixar os pequenos aproveitando os brinquedos. No segundo, há uma área de mata mais densa em que ocorrem circuitos de arvorismo.



15. Conheça o Parque Lage

Outro parque excelente do Rio de Janeiro é o Parque Lage. Por lá, além de belos 52 hectares de jardins, há um casarão incrível datado do século XIX, que serve de sede para a escola de Artes Visuais do Rio.

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: Parque da Lage

E o melhor de tudo é que o parque Lage é totalmente gratuito, sendo um dos melhores locais para se visitar de graça na cidade, pagando apenas o estacionamento no local.

Para aproveitá-lo bem, reserve a sua manhã para experimentar o café da manhã no restaurante que funciona no interior do casarão!

16. Visite o Jardim Botânico

Uma boa forma de fugir da agitação urbana do Rio de Janeiro é relaxando no Jardim Botânico da cidade. Fundado em 1808 por D. João VI, o parque abriga mais de 2500 espécies diferentes de plantas, sendo um museu vivo da flora brasileira.

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: Jardim Botânico

Separe algumas horinhas do seu roteiro para caminhar por esse ponto turístico especial do Rio de Janeiro.

17. Conheça o Planetário do Rio

Um local bem bacana da Gávea é o Planetário do Rio. Lá, os amantes de astronomia poderão ver de perto os modelos dos astros do sistema solar, pedaços de asteroides coletados e muita informação importante sobre o universo.

As exposições do Planetário visam difundir conhecimentos sobre astronomia e ciências em geral, para visitantes de todas as idades. Lembrando que toda terça-feira, a entrada ao planetário é gratuita!

Planetário do Rio de Janeiro



18. Percorra a Trilha do Morro Dois Irmãos

Para quem curte aventura, a trilha dos dois irmãos é uma boa pedida. A caminhada se inicia no topo da comunidade do Vidigal, que você pode acessar de moto-táxi ou de van. 

O percurso dura cerca de 1 hora, com 1,5 km de extensão. Apesar de não ser longo, parte do trajeto é bem íngreme, dando ainda mais adrenalina para o passeio.

Vista do Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro

Ao longo do caminho, há vários mirantes que proporcionam as vistas mais impressionantes do Rio. No primeiro, você verá a Pedra da Gávea, a Rocinha e a praia de São Conrado. Já no final da trilha, é possível contemplar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e muitas outras atrações.

19. Passe o dia na praia de Ipanema

Saindo de Copacabana e ultrapassando o Arpoador estará Ipanema, um bairro que traz uma beleza radiante. É uma das melhores e mais seguras regiões da cidade.

Ipanema no Rio de Janeiro

É na orla de Ipanema que está o famoso Posto 9, local visitado por celebridades e jovens, contando com bastante agitação e gente bonita. Se quiser fazer novas amizades na cidade, vale a pena se hospedar em Ipanema e aproveitar a sua orla.



20. Passeie por Santa Teresa

Outro local bem requisitado pelos turistas é Santa Teresa, situado na zona central do Rio de Janeiro. O que chama a atenção de todos é o charme da localização, que traz construções encantadoras e pousadas aconchegantes.

Bondinho de Santa Teresa

Visitando o bairro, não perca a oportunidade de andar em um clássico bondinho que atravessa a região.

Saiba como visitar os pontos turísticos do Rio!

Existem excursões excelentes que levam os turistas até a maioria dos locais citados. Nós tivemos o prazer de realizar algumas e foram os melhores passeios da viagem.

Os tours estão disponíveis nesta agência de turismo do Rio, que oferece passeios marcantes por ótimos preços.

Pão de Açúcar

Eles conseguem descontos bem em conta em diversos tours pelo mundo, por isso sempre vale a pena dar uma olhada nas excursões deles ao viajar.

A plataforma é bastante segura e conhecida; você pode entrar e conferir por si mesmo (e pela avaliação dos usuários). Veja alguns tours disponíveis no site:

No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Rio de Janeiro e muitos outros destinos pelo mundo!

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Economize ao máximo na sua viagem ao Rio de Janeiro: