O que fazer de graça em Verona

Para economizar em sua viagem, saiba o que fazer de graça em Verona!

O que fazer de graça em Verona

Para economizar em sua viagem, saiba o que fazer de graça em Verona! Pensando nisso, trazemos uma lista completa de o que fazer de graça na cidade. Confira:

1. Passear pelas praças de Verona

Para começar essa lista de o que fazer de graça estão as praças da cidade, principalmente as que ficam no centro histórico. Além de serem lindíssimas, você pode passar por elas entre um ponto turístico e outro para descansar e fazer um lanche. Veja algumas delas:

– Piazza delle Erbe

A Piazza delle Erbe (Praça das Ervas, em português) é uma das mais bonitas de toda Verona! Este lugar é rodeado por construções históricas, lojas e vendedores ao ar livre, além da encantadora Fontana Madonna Verona.

Piazza delle Erbe em Verona

– Piazza Brà

Construída em 1610, a Piazza Brà abriga grande parte dos pontos turísticos, sendo considerada uma das mais populares da cidade. Outra coisa bem bacana deste lugar é que na Piazza Brà você estará perto de muitos cafés e restaurantes, o que pode ser bacana caso você queira relaxar e fazer um lanche entre um passeio e outro.

Piazza Brà em Verona

– Piazza dei Signori

A praça é famosa por ter sido residência do grande autor do clássico mundial “Divina Comédia”, Dante Alighieri. Por isso, a Piazza dei Signori também é conhecida como Piazza di Dante. Passeando por lá, você encontrará construções que datam da era medieval além de uma estátua muito bonita do autor.

Piazza del Signori

2. Conhecer a Ponte Pietra e a Ponte Scaligero

Essas duas atrações turísticas ficam localizadas no centro da cidade, também conhecido como Città Antica. A começar pela Ponte Pietra que foi a primeira construção romana na cidade, no século I a.C. Ela cruza o Rio Adige e tem uma estrutura em arcos muito bonita, feita de dois tipos de materiais: pedra branca e tijolos que foram substituindo os danos que surgiram com o tempo.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem a Verona e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Ponte Pietra

Por outro lado, a Ponte Scaligero liga a cidade ao lindíssimo Castelvecchio e tem uma estrutura, que preserva ares medievais, fazendo-nos sentir em outras épocas. Nossa dica é que você passeie por lá ao pôr do sol, pois a vista é imperdível! Aproveite também para tirar várias fotos e guardar esse momento de forma especial.

Ponte Scaligero

3. Admirar a Porta Borsari e a Porta Nuova

Outra dica de passeio gratuito em Verona é conhecer esses dois monumentos a céu aberto. O primeiro que indicamos é a Porta Borsari, antigo portão construído pelos romanos em meados do século I a.C. Naquela época estes portões eram importantes por levar os transeuntes até as principais vias da cidade, além de ser o lugar onde ficavam cobradores de impostos e soldados.

Porta Borsari em Verona

Em segundo está a Porta Nuova, que foi construída na segunda metade do século XVI e era o principal portão da antiga cidade. Sua estrutura feita em pedra é majestosa e imponente, perfeita para o trânsito e defesa de Verona na era do renascimento. Aprecie esse pedaço vivo da história da Itália e tire muitas fotos para recordar!

Porta Nuova

4. Conhecer as igrejas com entrada gratuita

Muito além de templos cristãos, as igrejas de Verona são legados vivos da história italiana. É claro que para visitar as mais conhecidas será preciso pagar um ingresso. Contudo, você pode adicionar algumas igrejas igualmente interessantes em seu roteiro de o que fazer de graça em Verona:

– Igreja de Sant’Eufemia em Verona

Construída em 1275, a igreja está localizada na Piazzetta Sant’Eufemia e tem o estilo marcado pelo gótico. Seu interior é deslumbrante: cheio de altares decorados com pinturas e imagens sacras.

Igreja de Sant'Eufemia

– Santuario Madonna di Lourdes em Verona

Essa igreja está localizada na Viale dei Colli, a cerca de 10min do centro histórico em uma viagem de carro. Antigamente o santuário ficava na área de Cittadella, mas foi destruído por uma bomba em 1945, sendo reconstruído na Colina de San Leonardo, o que garante uma vista lindíssima. Você pode visitar gratuitamente a Capela de Adoração e admirar estátuas e os vitrais artísticos.



Santuario Madonna di Lourdes

– Igreja di San Giorgio in Braida em Verona

A Igreja di San Giorgio in Braida está a poucos minutos da Ponte Pietra e chama atenção por sua beleza tanto externa, quanto no interior que conta com pinturas de tirar o fôlego!

Igreja di San Giorgio in Braida

– Igreja di Santa Maria in Organo em Verona

Outra igreja que você pode visitar sem pagar ingresso é a Igreja di Santa Maria in Organo. Ela foi construída na Idade Média e se destaca por ter o órgão mais antigo da cidade, que foi construído por Nicola degli Angeli em 1506.

Igreja di Santa Maria in Organo

5. Visitar monumentos turísticos nas ruas de Verona

Outra dica de o que fazer de graça em Verona é visitar os pequenos tesouros espalhados pela cidade. Esses pontos turísticos são arcos antigos e monumentos fúnebres que são muito bonitos.

Entre eles está a Arca di Cansignorio, construção que data do século XIV e faz parte de um cemitério monumental construído pela antiga família Scaligeri, que governou Verona de 1260 a 1387. O que mais chama a atenção nela é a riqueza de detalhes em sua estrutura que contam com imagens de santos, anjos, arcos e outras belezas.

Arca di Cansignorio

Outros monumentos a céu aberto nas ruas de Verona:

  • Arco dei Gavi
  • Arca di Cangrade I
  • Arco della Costa
Arco dei Gavi

Economize ao máximo na sua viagem a Verona:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Verona, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Verona da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Verona. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Verona, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Verona para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!