Descubra quais são os melhores meses para viajar a Zagreb considerando diferentes critérios, como clima, economia e passeios.
Clima em Zagreb
Na Croácia, existem três tipos de clima diferentes: mediterrâneo, continental e de montanha. Essa variedade acontece por causa da localização do país, que está no ponto de encontro entre Europa Central, Mediterrâneo e Sudeste Europeu. A topografia do país é diversa e, além disso, existe proximidade com o mar.
No caso de Zagreb, que fica no interior do país, o clima é continental. Isso quer dizer que as estações são bem marcadas, com temperaturas que costumam ficar nos extremos. Ou seja, em linhas gerais, podemos dizer que faz bastante frio no inverno e bastante calor no verão.
Qual é o período mais barato para conhecer Zagreb?
Sem dúvidas, o inverno é a estação mais barata para conhecer Zagreb. Entre dezembro e fevereiro, meses da estação mais fria, as temperaturas podem tranquilamente ficar abaixo de zero. Aliás, não é raro nevar. Por causa disso, há menos procura, já que é um clima que acaba limitando um pouco alguns passeios ao ar livre.
Além disso, dificilmente alguém vai para a Croácia apenas para conhecer Zagreb. Um dos pontos fortes do país é justamente os passeios pela costa, que dependem de sol e temperaturas um pouco mais altas para serem agradáveis.
A única exceção é naqueles quinze dias entre o Natal e o Ano Novo. Nessas duas semanas acaba tendo mais movimento por causa da programação de final de ano da cidade.
Qual então é o período mais caro para viajar a Zagreb?
Se o inverno é mais vazio e mais barato, os meses de verão, por sua vez, são os que têm mais movimento e, consequentemente, os maiores preços nas hospedagens e passeios. Entre junho e agosto os dias são mais longos e quentes, com as temperaturas frequentemente ultrapassando 30ºC.
Como é férias de verão na Europa, as pessoas circulam bastante dentro do próprio continente e destinos com praia, como a Croácia, são muito procurados. Julho é o auge do verão em Zagreb, com muitos festivais de música e eventos ao ar livre. O INmusic Festival, realizado no Lago Jarun, é um dos maiores festivais de música da Croácia, atraindo artistas internacionais e multidões de fãs.
Dica: reserve o hotel com antecedência
Essa dica vale para qualquer período, mas especialmente para aqueles em que as hospedagens ficam mais concorridas, como o verão. Deixar tudo planejado com antecedência vai garantir que você encontre a melhor opção. Para te ajudar nessa busca, você pode usar um comparador de reservas.
Essa ferramenta reúne muitas opções diferentes de hospedagens. Dá para aplicar filtros com preferências de localização, preço máximo e comodidades da acomodação, como piscina, café da manhã e varanda, por exemplo. Além disso, tem uma das melhores políticas de cancelamento do mercado.
Afinal, qual é a melhor época para ir a Zagreb?
Para fugir da superlotação e dos preços mais altos do verão e também para evitar a impossibilidade de fazer determinados passeios no inverno, a gente recomenda que você vá para Zagreb ou na primavera, ou no outono.
Na primavera, entre março e maio, os dias vão esquentando aos poucos e as flores tomam conta das paisagens, deixando tudo colorido. É uma época bastante agradável, além de muito bonita. Dá para curtir as praias caso seu roteiro inclua destinos na costa, fazer passeios ao ar livre e, ainda assim, gastar menos do que no verão.
Já no outono, o movimento é inverso, ou seja, o frio vai chegando aos poucos. É também uma estação intermediária e que varia dependendo do mês. O outono acontece entre setembro e novembro. Caso você tenha planos de fazer um roteiro para além de Zagreb, vale saber que a temporada boa para banho vai de maio a setembro, que é quando o mar fica confortável para nadar.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque sem dúvida ela vai te ajudar com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: em segundo lugar, saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que sem dúvida é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e sempre que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização, assim como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para que você esteja coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!