Saiba quais são os meses de alta e baixa temporada em Zagreb, porque sua experiência na cidade vai mudar de acordo com a época do ano!
Clima na Croácia
Antes de falarmos especificamente do clima em Zagreb, que é a capital da Croácia, vale a pena explicar um pouco sobre como é o clima do país. Isso porque ele é muito diversificado, sendo um em cada uma das três regiões do país (interior, montanhas e costa). Essa diferença acontece por causa da grande diversidade geográfica e da proximidade com o mar. Funciona assim:
- Interior: clima continental, com estações bem marcadas – caso de Zagreb
- Montanhas (Alpes): inverno rigoroso e verão mais fresco
- Costa: clima mediterrâneo
Alta temporada – junho a agosto e dezembro
Os meses de alta temporada em Zagreb são principalmente de junho a agosto. Durante esse período, a cidade atrai muitos turistas por causa do clima mais quente, festivais e uma série de eventos culturais ao ar livre. É um período em que os termômetros tranquilamente ultrapassam 30ºC. O tempo é seco e os dias costumam ser bastante ensolarados.
Essa procura e lotação costuma refletir nos preços. A passagem é um item que varia, podendo ficar até 50% mais cara nesse período. Nossa dica para achar melhores valores é usar um comparador de passagens aéreas, que filtra tudo que há disponível nas principais companhias aéreas e te mostra as melhores opções disponíveis.
Aliás, outra ferramenta que vai te ajudar a economizar e também a garantir lugar nos passeios, que ficam super concorridos na alta temporada, é esta aqui. Nós usamos ela em todas as nossas viagens para comprar ingressos com antecedência e montar o nosso planejamento. Alguns passeios que vale a pena fazer em Zagreb são:
- Visita guiada por Zagreb: um tour completo pelos principais pontos turísticos da cidade que você pode reservar aqui
- Tour da guerra da Croácia: um passeio histórico muito interessante que percorre lugares-chave da recente guerra da Croácia. Saiba mais detalhes e reserve aqui.
- Tour gastronômico por Zagreb: o passeio por cinco restaurantes, perfeito para quem gosta de experimentar sabores diferentes e típicos. Veja avaliações e reserve neste link.
Diferentemente da costa, por exemplo, que costuma ser mais vazia nas festas de final de ano, em Zagreb dezembro pode também ser considerado um mês de alta temporada por causa do famoso mercado de Natal, que é um dos mais populares da Europa. Aliás, caso você planeje ir para lá nessa época, não deixe de conferir nossa reportagem sobre como é o fim de ano em Zagreb.
Baixa temporada – novembro a maio (exceto dezembro)
O período de baixa temporada em Zagreb compreende os meses de novembro a março, exceto em dezembro, como falamos acima. Durante esses meses, as temperaturas são mais baixas, e há menos turistas, o que torna a cidade mais tranquila. Isso também significa que as atrações e acomodações geralmente são mais acessíveis, o que faz dessa uma boa época para quem prefere evitar multidões e explorar a cidade com mais calma.
Em janeiro, o mês mais frio, as temperaturas caem com frequência abaixo de zero. Aliás, ocasionalmente neva também. As chuvas são menos frequentes, mas podem ocorrer períodos de geada.
Em março, quando chega a primavera, volta a esquentar, com as temperaturas voltando a ficar entre 10ºC e 15ºC. É também a época das flores aparecerem. Em abril, fica quente e ensolarado, com máximas de 25ºC. Apesar disso, ainda é uma época que é considerada baixa temporada, porque o movimento é bem menor do que no verão.
Dica para economizar na hospedagem mesmo na alta temporada
Como a gente mencionou, na alta temporada pode ficar bem caro reservar uma boa hospedagem. Mas tem um truque que vai te ajudar a achar hotéis com bom custo-benefício em qualquer época do ano. Basta usar um comparador de reservas.
Essa ferramenta reúne muitas opções diferentes de hospedagens. Dá para aplicar filtros com preferências de localização, preço máximo e comodidades da acomodação, como piscina, café da manhã e varanda, por exemplo. Além disso, tem uma das melhores políticas de cancelamento do mercado.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!