O guia completo para sua viagem aos Lençóis Maranhenses!

Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem aos Lençóis Maranhenses, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.

Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, aeroporto e ingressos.

1: O que preciso para viajar aos Lençóis Maranhenses?

Para viajar aos Lençóis Maranhenses é simples e fácil: basta ter um documento original com foto em mãos, como RG ou CNH.

2: Quando viajar aos Lençóis Maranhenses?

O litoral maranhense possui duas estações ao longo do ano: a chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro.

Inclusive, após o aguaceiro, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica ainda mais incrível, com lagoas coloridas cercadas por dunas de areia branca. Mas, conforme o período seco avança, a água seca pouco a pouco, transformando a paisagem.

Portanto, a melhor época para conhecer o paraíso é de maio a setembro, quando as duas estações estão “mescladas”.

3: Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses?

Impossível ir ao Maranhão e não conhecer os Lençóis Maranhenses. 5 dias no destino é o período perfeito para conhecer o “deserto brasileiro” de ponta a ponta.

Durante a estadia, será possível ver os Lençóis Maranhenses do céu, visitar as belíssimas dunas e lagoas, além de passear de barco.

4: Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

O “deserto brasileiro” conta com três principais bairros: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Apesar de ser a mesma região, cada CEP possui características distintas.

Barreirinhas, por exemplo, tem mais estrutura em relação aos demais destinos. Por lá, é fácil encontrar restaurantes, hotéis, pousadas, além de ser ponto de partida para os principais passeios.

Ficar hospedado em uma boa localização torna a viagem mais fácil e evita perrengue. Por isso, montamos este mapa interativo dos Lençóis Maranhenses — já filtrado para mostrar hotéis com nota maior de 8, ou seja, com boas avaliações de hóspedes anteriores. Ficando na região delimitada, não tem erro!

O catálogo abrirá no site que sempre utilizamos para reservar hospedagens, pois além de ser o maior do mundo, possui todos os destinos com ótimos preços e a possibilidade de cobrir ofertas.

Outra estratégia para economizar muito é a opção de cancelamento gratuito. É possível reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora.

Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a aquisição sem pagar absolutamente nada. Mas você já garante um bom preço, pois os valores sobem todos os dias, conforme chega perto da viagem.

Hotéis recomendados:

Encantes do Nordeste: pousada muito boa e na melhor na localização.

Hotel Pousada do Buriti: pousada bem barata e com ótima localização.

Pousada D’ Areia: pousada bem barata e com ótima localização.

5: O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Ler o artigo completo

Além de conhecer os belíssimos Lençóis Maranhenses, existem outros passeios para explorar durante a viagem, como visitar a pequena ilha de Atins.

Atins
Lagoa Azul

Abaixo, vamos listar alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer nos Lençóis Maranhenses com todas as dicas.

Lagoa Bonita

O destino é perfeito para desconectar-se do mundo e relaxar em meio à natureza

Atins

Atins é uma vila de pescadores localizada na foz do Rio Preguiças, onde o rio encontra o mar

Rio Preguiças

O passeio pelo Rio Preguiças é uma experiência essencial para quem visita os Lençóis

Pequenos Lençóis

Localizadas à margem do Rio Preguiças, as lagoas oferecem lindos cenários para renovar o Instagram

6: Ingressos das atrações e tours

Explorar os Lençóis Maranhenses não é tão barato, pois os melhores passeios necessitam de ingresso. Comprar ingressos para passeios concorridos com antecedência é garantir preços mais acessíveis e evitar filas.

Sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui; confira os ingressos mais vendidos.

Travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

7: Transportes e como andar nos Lençóis Maranhenses

Locomover-se nos Lençóis Maranhenses não é das tarefas mais fáceis, mas há métodos para otimizar a viagem. Alugar um carro, um quadriciclo ou uma lancha são as melhores alternativas para se transitar pelo “deserto brasileiro”.

Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui

Como alugar um carro nos Lençóis Maranhenses por um preço imbatível?

Alugar um carro otimiza pode sair muito mais barato em comparação a outros meios de locomoção, como táxi, com valores altos.

Existem sites para pesquisar, locadora por locadora, os melhores valores de carros nos Lençóis Maranhenses. São os chamados comparadores de preços, uma dica que já não abrimos mão e sempre usamos em nossas viagens. Os dois que mais indicamos são:

  1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.

8: Como ir do aeroporto ao hotel

Os Lençóis Maranhenses ficam no estado do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís. Para chegar ao “deserto brasileiro” a partir da capital maranhense, é necessário pegar a estrada independente da base de hospedagem escolhida — Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro.

Dica da melhor forma para chegar ao hotel

Fretar um automóvel é sempre útil durante uma viagem, por ser a melhor forma de se locomover com segurança até onde quiser e a qualquer momento.

Em vez de perder tempo procurando locadora por locadora, existem sites incríveis para comparar os valores. Basta adicionar o destino e datas, para os apps fazerem o levantamento detalhado.

Às vezes, inclusive, os preços nessas plataformas são mais acessíveis em relação aos sites das próprias empresas.

Para facilitar o processo, indicamos estes dois comparadores, sempre presentes em nossas viagens.

  1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.