O guia completo para montar sua viagem ao Rio de Janeiro!

Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem ao Rio de Janeiro, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.

Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, aeroporto e ingressos.

1: O que preciso para viajar ao Rio de Janeiro?

Para viajar ao Rio de Janeiro é simples e fácil: basta ter um documento original com foto em mãos, como RG ou CNH.

2: Quando viajar ao Rio de Janeiro?

O verão no Rio de Janeiro é quente e abafado. Consequentemente, as praias são disputadas pelos moradores e turistas, apresentando lotações durante toda a estação. Andar pela rua também torna-se mais exaustivo devido ao sol forte. Por isso, o indicado é evitar este período de dezembro ao fim de março.

Por outro lado, entre junho e setembro acontece o inverno, que traz temperaturas bem mais frescas e agradáveis. Vale a pena planejar a sua viagem para esta época, apesar de que em julho os preços sobem graças às férias escolares.

3: Quantos dias ficar no Rio de Janeiro?

O ideal são de 4 a 7 dias, para que consiga aproveitar bem tudo que a cidade tem a oferecer. Uns 3 dias para as principais praias, uns 2 para pontos turísticos e alguns extras para compras, museus, parques naturais e outros.

4: Onde ficar no Rio de Janeiro

Conhecer a bela praia de Copacabana é o sonho de muitos brasileiros. O seu famoso calçadão de pedras portuguesas conta com quiosques, bancas de artesanatos e muita agitação.

Além das praias, Copacabana oferece fácil acesso a pé para shoppings, comércio, restaurantes e muitos outros estabelecimentos, o que garante uma boa economia de transporte! Por isso, Copacabana é a melhor região para se hospedar no Rio!

Área favorita dos hóspedes
Praia de Copacabana

Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, fecha ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abrir ele novamente.

Ele vai abrir já com os hotéis e preços na sua data de viagem. Já configuramos para só aparecer hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.

Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga. Então você já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.

Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:

Hotel Miramar By Windsor Copacabana: hotel à beira-mar com vista impecável para a praia de Copacabana!

Hotel Astoria Palace: hospedagem de frente para a praia e a 300 metros da estação de metrô Cardeal Arcoverde.

5: O que fazer no Rio de Janeiro

Ler o artigo completo

Rio de Janeiro é uma cidade muito procurada por suas belas praias, restaurantes e vida boêmia. Reserve um tempo para explorar toda a orla de Copacabana, que também abriga atrações turísticas, como o Forte de Copacabana.

Todo turista precisa ao menos conhecer o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, que possuem as melhores vistas do Rio! Lembrando que você pode visitar o Pão de Açúcar de graça através da trilha de caminhada local. Nós recomendamos subir por ela e descer de bondinho pela experiência!

Como ir de Orlando à Tampa ou de Tampa à Orlando 1
Cristo Redentor
Pão de Açúcar

Caminhe e relaxe nas áreas verdes do Rio, faça muitas compras nos diversos shoppings disponíveis e viva uma noite animada na Lapa! E para os fãs de futebol, assistir a uma partida no maracanã é mais do que obrigação!

Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer no Rio de Janeiro que tem todos os lugares com todas as dicas.

Boulevard Olímpico

Zona portuária do Rio que foi revitalizada para as Olimpíadas de 2016. Abriga o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Escadaria Selarón

Escadaria feita com azulejos de diversas partes do mundo, criada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón

Aterro do Flamengo

Parque arborizado que ocupa 7 km da orla da cidade, disponibilizando quadras, pistas de skates, vendedores ambulantes e bicicletas para aluguel.

Barra da Tijuca

Planejada pelo urbanista Lúcio Costa, a Barra da Tijuca conta com praias deslumbrantes, hotéis de alta qualidade, restaurantes luxuosos e vários shoppings.

6: Ingressos das atrações e tours

Muitos passeios no Rio de Janeiro são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.

Os ingressos mais vendidos do Rio de Janeiro são:

Tour pelo Rio completo

Cristo do Corcovado e Pão de Açúcar

Tour pelo Jardim Botânico, Floresta da Tijuca e Parque Lage

Tour pelo estádio do Maracanã + Cidade do Samba

Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saida do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.

7: Transportes e como andar no Rio de Janeiro

A cidade conta com 5 diferentes tipos de transporte público: ônibus, metrô, trem, BRT e VLT, cada um realizando um trajeto diferente, o que faz com que muitas vezes seja necessário usar mais de um transporte até chegar ao seu destino.

O VLT, por exemplo, é um transporte voltado para a zona central do Rio e você pode usá-lo quando for conhecer diferentes partes do bairro. Já o metrô é o transporte mais prático para transitar na cidade.

Uma boa dica é adquirir o bilhete único carioca, que cobra o valor de apenas uma passagem ao usuário que usar dois transportes públicos, dentro do período estimado de tempo: entre 1 e 3 horas. Lembrando que o cartão não é válido para todos os transportes da cidade, logo, lembre-se de checar no site se o transporte que procura faz parte do benefício.

Táxi e Uber também estão disponíveis. Todos acham um táxi com facilidade, circulando pelas ruas. No entanto, fique atento ao preço. O Rio de Janeiro é bem grande e o valor final pode ser surpreendentemente caro. Indo do Centro até a Barra da Tijuca, por exemplo, o preço pode ultrapassar R$ 100.

Por outro lado, com o Uber você recebe o preço com antecedência. Mas saiba que em horários de rush e dias de chuvas fortes, o valor pode até triplicar.

Uma forma de evitar o transporte público é optar por um aluguel de carro. Você terá mais autonomia e conforto para circular pelo Rio e, em muitos casos, sai bem mais barato do que as pessoas imaginam.

Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.

Como alugar um carro no Rio de Janeiro por um preço imbatível?

Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro do Rio de Janeiro e do mundo.

Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro do Rio de Janeiro nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.

Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.

Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.

Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.

  • Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
  • Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.

8: Como ir do aeroporto ao hotel

Existem dois aeroportos muito utilizados para quem viaja ao Rio:

1: Aeroporto Santos Dumont, o mais usado para voos nacionais no Rio de Janeiro, localizado na região central da cidade.

2: Aeroporto Galeão, também conhecido como Tom Jobim, localizado na Ilha do Governador a 14 km do centro.

O Santos Dumont é o mais prático, visto que já se localiza na zona central, onde há transporte para todos os bairros. Você pode seguir de metrô, carro, táxi, Uber ou transfer para o seu hotel.

Muitos taxistas cobram mais caro para turistas, principalmente na saída do aeroporto. Por isso, Uber e transfer são mais indicados. O transfer tem um valor fixo, reservado com antecedência, e o Uber varia o custo de acordo com o horário e demanda. 

No caso do Galeão, por ser mais distante, o transporte público fica bem cansativo e complexo para quem não conhece a cidade. Será bem mais prático seguir com Uber ou transfer.

Caso alugue um carro, você pode retirá-lo diretamente no guichê das locadoras pelo aeroporto.

Dica da melhor forma para chegar ao hotel

O transporte público como ônibus e metrô são sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.

Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já tem o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.

Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.

Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.

9: Compras no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é recheado de shoppings com lojas para todos os gostos. Quem estiver na zona sul pode comprar diretamente no Rio Sul, Shopping Leblon e Fashion Mall. Village Mall, Barra Shopping e Via Parque são alternativas para os turistas pela Barra da Tijuca. Lembrando que, no caso do Village Mall, o centro comercial é focado em marcas de luxo, tanto nacionais quanto internacionais.

Se você está de olho em lembrancinhas e produtos mais baratos, não deixe de visitar o maior centro comercial a céu aberto do Rio de Janeiro: o Saara. Ao longo de 3 ruas estão diversas lojas com roupas femininas, masculinas, infantis, artigos para casa, lojas de fantasias, material escolar, bolsas, maquiagens e muito mais.

Após percorrer uma rua inteira, você se deparará com o Camelódromo, com ainda mais opções de mercadorias, custando bem menos do que nos shoppings tradicionais.

10: Dicas de segurança

O Rio de Janeiro é certamente uma cidade maravilhosa, com paisagens belíssimas e muito entretenimento. Entretanto, a violência é um problema constante na vida dos cariocas.

Por isso, se puder, adote algumas dicas de segurança que evitam alguns transtornos. Uma ótima dica é levar uma doleira para carregar seu dinheiro e documento em um local seguro, sem riscos de furto.

Além disso, não leve para a rua todo o dinheiro que trouxe para a viagem. Assim, não corre o risco de perder uma grande quantia de uma vez só. Evite ostentar cédulas na rua e objetos de valor, para não atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.

Também evite retirar dinheiro em caixas eletrônicos isolados, em locais mais vazios. Pode haver alguém à espreita. Priorize bancos em ruas movimentadas.

Por fim, se for aproveitar a noite no Rio de Janeiro, volte sempre de carro para o seu hotel, seja táxi, Uber, ou o seu carro alugado. Dessa forma, você evita andar em ruas desertas e correr algum perigo.

Outros guias de viagem:

Economize ao máximo na sua viagem ao Rio de Janeiro: