O guia completo para sua viagem à Bélgica!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem à Bélgica, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Roteiros, quais cidades conhecer, quando ir, documentos, onde ficar, passeios, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e ingressos.
1: O que preciso para viajar à Bélgica?
Para viajar à Bélgica, você precisa de um passaporte válido por no mínimo 6 meses e um seguro viagem obrigatório.
O passaporte é rápido e fácil de tirar, com um custo aproximado de R$250. E o seguro, mais abaixo damos dicas sobre como escolher e comprar o seu.
2: Quando viajar à Bélgica?
- Inverno: Jan/Fev/Mar
- Primavera: Abr/Mai/Jun
- Verão: Jul/Ago/Set
- Outono: Out/Nov/Dez
Nos períodos de férias (julho e dezembro) os preços tendem a aumentar na Bélgica, já que o verão, com temperaturas agradáveis, atrai muitos turistas. O inverno é frio, mas as cidades têm um charme especial com as decorações natalinas, especialmente em dezembro.
Os melhores meses para visitar a capital, Bruxelas, são maio, junho, setembro e outubro, quando o clima é agradável e a cidade está menos movimentada, permitindo visitar a cidade de uma forma mais tranquila.
3: Quantos dias ficar na Bélgica?
O ideal é de 7 a 14 dias para conhecer bem o país. Com 7 dias, você pode conhecer as principais cidades: Bruxelas, Antuérpia e Bruges, além de fazer passeios até as atrações mais famosas, como o Atomium e o Grand Place.
E com 14 dias, você tem mais tempo para visitar lugares menos turísticos, como Leuven e Gent, além de conhecer áreas rurais e culturais da Bélgica.
4: Quais cidades conhecer na Bélgica?
A Bélgica é um país cheio de cidades encantadoras e paisagens diversificadas. Algumas das cidades que você deve considerar visitar são:
Bruxelas, a capital, conhecida por sua arquitetura impressionante e o famoso Grand Place.
Antuérpia: famosa por seu porto histórico e centro do comércio de diamantes!
Bruges: Uma cidade medieval muito charmosa, com canais e arquitetura bem preservada.
Além dessas, existem outras cidades muito visitadas como Gent, uma cidade com centro histórico bem preservado e uma vida cultural ativa e Leuven, uma cidade famosa por sua universidade, a mais antiga da Bélgica.
5: Roteiros pela Bélgica
A Bélgica conta com roteiros perfeitos que combinam história, cultura e paisagens deslumbrantes, permitindo conhecer bem o país. Comece sua viagem pela capital, Bruxelas. Visite o Grand Place, o Atomium e o Manneken Pis, e explore bairros como Sablon e Marolles.
Em seguida, pode fazer uma viagem pequena até Bruges, para passear pelos seus canais e ruas medievais. Depois, continue para Antuérpia, para ver a catedral e o bairro dos diamantes.
Em Gent, vale a pena ver a arquitetura medieval e visitar o Castelo dos Condes. E por fim, passe por Leuven para ver a sua universidade histórica.
6: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem à Bélgica, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem na Europa e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
7: Seguro viagem internacional (obrigatório)
Para garantir a sua segurança e a da sua família na Bélgica, é necessário e obrigatório contratar um seguro de viagem com cobertura mínima de 30.000€ para despesas médicas e hospitalares. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica. furto e extravio de bagagem.
E para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
8: Transportes e como andar na Bélgica
A Bélgica é um país bem servido de transportes públicos. Em cidades como Bruxelas, os transportes públicos são o principal meio utilizados, funcionando muito bem. A capital tem uma excelente rede de metrô, ônibus e bondes.
Para transporte entre as cidades, você pode usar trens de alta velocidade (Thalys, Eurostar) que conectam as principais cidades de forma prática. Mas, alugar um carro também é uma boa opção para conhecer áreas mais rurais da Bélgica sem compromisso de horários e trajetos.
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.
Como alugar um carro na Bélgica por um preço imbatível?
Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro da Bélgica e do mundo.
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro na Bélgica nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.
Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
- Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.
Se quiser as dicas de onde comprar passagens de trem o mais barato possível, clique aqui.
Como comprar as viagens de trem na Bélgica?
Viajar de trem pela Bélgica é uma ótima forma de conhecer várias cidades pela janela e visitar lugares lindos. Para organizar a sua viagem e comprar as passagens de trem com antecedência, a dica é utilizar um pesquisador de trens.
É o maior site de passagens de trem, que faz uma pesquisa em todas as melhores empresas de trem da Bélgica e da Europa e acha as melhores opções. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá. Fácil de reservar e é o site mais confiável do mundo para reservas de trem.
Se quiser as dicas de onde comprar os ferries o mais barato possível, clique aqui.
Como reservar o ferry na Bélgica?
A Bélgica oferece serviços de ferry para o Reino Unido, e a principal rota é entre Zeebrugge e Hull. É uma ótima forma de viajar entre a Bélgica e o Reino Unido. Para tornar sua viagem ainda mais fácil, é essencial reservar o seu lugar no ferry com antecedência, especialmente durante a alta temporada.
Se quiser fazer a pesquisa do ferry entre as ilhas, clique aqui em comparador de ferry boat. Ele ajuda você a encontrar as melhores opções de horários, preços e rotas, garantindo uma travessia conveniente e econômica.
9: Ingressos das atrações e tours
Muitos passeios na Bélgica são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
O bom é que você já paga em reais e economiza por não ter que pagar o IOF de 6% lá na viagem.
Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer de todos os aeroportos ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saida do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
10: Como levar dinheiro à Bélgica
A moeda utilizada na Bélgica é o euro. Portanto, você precisará levar essa moeda para lá. A forma tradicional é comprar euros em casas de câmbio, mas agora existe uma maneira MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
11: Gorjetas na Bélgica
Na Bélgica, dar gorjetas não é obrigatório, mas é apreciado em diversas situações. Nos restaurantes, se você estiver satisfeito com o serviço, é comum deixar cerca de 5-10% do valor da conta.
Em táxis ou hotéis, você pode arredondar a conta ou deixar alguns euros (normalmente entre 1 e 2€) como agradecimento pelo bom serviço. A prática é discreta, e os belgas não esperam grandes gorjetas.
12: Voltagem e tomada na Bélgica
Em Bruxelas e na Bélgica, a voltagem padrão é de 230V com uma frequência de 50Hz, seguindo o padrão europeu.
Utilizam o tipo de tomada C e E.
Por isso, recomendamos levar um adaptador universal. Embora a maioria dos hotéis e lojas de eletrônicos contam com adaptadores para compra ou aluguel.
Economize ao máximo na sua viagem para a Bélgica
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!