O guia completo para montar sua viagem a Genebra!

Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem a Genebra. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.

Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem, aeroporto e ingressos.

1: O que preciso para viajar a Genebra?

O processo para emitir o passaporte brasileiro é relativamente rápido e custa em torno de R$250. Nesse momento ainda não é necessário de um visto para turistas que passarão até 90 dias por lá.

No entanto, a partir de 2025 será obrigatório possuir uma autorização ETIAS Suíça. Nada muito complicado, bastará preencher um formulário online e receber a deliberação por e-mail.

2: Quando viajar a Genebra?

  • Inverno: Dez/Jan/Fev
  • Primavera: Mar/Abr/Mai
  • Verão: Jun/Jul/Ago
  • Outono: Set/Out/Nov

Em Genebra, os períodos mais caros para viajar são no verão e no final de dezembro, devido à alta temporada turística e às festividades de fim de ano. O verão oferece dias agradáveis e muitos eventos ao ar livre, mas a cidade fica mais cheia e os preços sobem.

A primavera e o outono são ideais para uma visita, com menos turistas, tarifas mais acessíveis e um clima agradável.

Durante o inverno, especialmente entre dezembro e fevereiro, Genebra ganha um charme especial com a neve e seus tradicionais mercados de Natal, mas as temperaturas podem ser bastante frias.

3: Quantos dias ficar em Genebra?

O ideal é ficar de 5 a 8 dias em Genebra para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer. Reserve uns 2 dias para explorar os principais pontos turísticos, como o Jet d’Eau, a Catedral de St. Pierre e o Palácio das Nações.

Dedique um dia para passear pelas margens do Lago de Genebra e relaxar nos parques, como o Jardim Inglês. Outro dia pode ser destinado às visitas aos museus, como o Museu de Arte e História ou o Museu Patek Philippe. Para quem tem pouco tempo, 3 dias bem planejados são suficientes para conhecer os principais pontos da cidade.

4: Onde ficar em Genebra

Em Genebra, duas regiões se destacam para turistas. A primeira é o Centro Histórico (Vieille Ville), ideal para quem quer explorar a história e a cultura da cidade, com suas ruas estreitas, a Catedral de St. Pierre e charmosas praças repletas de cafés e lojas. A outra opção é a área próxima ao Lago de Genebra e ao Jardim Inglês, onde você pode desfrutar de vistas incríveis, além de estar perto do Jet d’Eau e dos principais museus.

Inverno em Genebra, Suíça

Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, fecha ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abrir ele novamente.

Ele vai abrir já com os hotéis e preços na sua data de viagem. Já configuramos para só aparecer hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.

Dica para economizar no hotel: Esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga. Então você já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.

Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:

Stay Kooook Geneva: Oferece uma experiência de hospedagem moderna e conveniente, com check-in online. É ideal para viajantes que buscam praticidade, com quartos equipados e acesso fácil a atrações locais.

Hôtel Suisse: Os quartos são confortáveis e bem equipados, proporcionando uma estadia relaxante perto das principais atrações de Genebra.

Ibis Genève Centre Nations:É uma escolha popular entre viajantes, oferecendo comodidades modernas e um ambiente acolhedor. Localizado no centro, é perfeito para explorar Genebra a pé, com fácil acesso a transportes públicos.

5: Chip de viagem para o celular

Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.

Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem na Suíça e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.

6: Seguro viagem internacional

Para garantir a sua segurança e a da sua família em Genebra, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica. furto e extravio de bagagem.

Lembrando que uma consulta médica na Suíça custa mais de 500 euros, a depender da especialidade médica. Uma internação então, uma fortuna! E para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.

Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.

7: O que fazer em Genebra

Ler o artigo completo

Genebra é uma cidade conhecida por sua beleza e por ser um importante centro internacional. Você pode começar seu passeio explorando o famoso Jet d’Eau, a icônica fonte que se ergue no Lago de Genebra, e passear pelo calçadão à beira do lago, onde vistas incríveis e áreas verdes o convidam a relaxar.

Geneva Airport, Suíça
Aeroporto de Genebra
Grand Théâtre Geneva
Grand Théâtre

Outro destaque imperdível é a Cidade Velha (Vieille Ville), onde você encontrará ruas de paralelepípedos, a impressionante Catedral de St. Pierre e o charmante Relógio Floral. Para os interessados em cultura, o Museu de Arte e História e o Museu de História Natural oferecem exposições fascinantes que refletem a rica herança da cidade.

Vamos listar aqui embaixo alguns dos principais pontos turísticos, mas se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Genebra que tem todos os lugares com todas as dicas.

Lago Lérman, Genebra

Lago Léman

É um dos maiores lagos da Europa, situado entre a Suíça e a França.

Basílica de Nossa Senhora de Genebra

É um importante monumento histórico e religioso, conhecida por sua arquitetura neo-românica e vitrais.

Museu Internacional da Cruz Vermelha

O espaço oferece uma experiência interativa e educativa sobre a história e os princípios da Cruz Vermelha, destacando seu papel humanitário em conflitos e crises globais.

Catedral de São Pedro

Ela oferece aos visitantes a oportunidade de subir até sua torre para desfrutar de uma vista incrível da cidade e do Lago Léman.

8: Ingressos das atrações e tours

Muitos passeios em Genebra são gratuitos, mas existem também os lugares que você precisa comprar o ingresso ou passeio. Comprar antes pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.

Os ingressos mais vendidos de Genebra são:

Excursão a Diablerets e Montreux

Tour a Annecy e Genebra

Excursão a Chamonix

Passeio de Barco pelo Lago Léman

Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saida do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.

9: Transportes e como andar em Genebra

Em Genebra, o transporte público é uma opção eficiente e amplamente utilizada por turistas, oferecendo uma rede de trens, bondes e ônibus que conecta bem as principais atrações, como o Lago de Genebra, a sede da ONU e o famoso Jet d’Eau. O sistema é fácil de usar e ideal para explorar a cidade sem preocupações.

Embora o transporte público seja conveniente, alugar uma bicicleta ou utilizar os serviços de compartilhamento de bicicletas também é uma boa forma de descobrir Genebra, permitindo que você aproveite os belos parques e a paisagem ao redor do lago. Para excursões a cidades próximas, como Montreux ou Lausanne, ter um carro pode proporcionar mais liberdade e flexibilidade, embora muitos visitantes prefiram usar os eficientes trens suíços para viagens curtas.

Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.

Como alugar um carro em Genebra por um preço imbatível?

Existem alguns comparadores de preços de carros que são excelentes e fazem todo o trabalho por você. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro da Suíça.

Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro de Genebra nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.

Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.

Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.

Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.

  • Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
  • Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.

10: Como levar dinheiro a Genebra

A moeda utilizada na Suíça é o franco suíço (CHF). Portanto, você precisará adquirir essa moeda antes de sua viagem. A forma tradicional de obter francos é através de casas de câmbio, mas uma alternativa mais prática e muitas vezes mais econômica é usar cartões de crédito ou débito que não cobram taxas de transação no exterior.

Se quiser todas as informações, clique aqui.

Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.

Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.

E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!

Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.

Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!

Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.

11: Jogos esportivos na Suíça

A Suíça é um país apaixonado por esportes, oferecendo uma rica variedade de eventos e competições ao longo do ano. O futebol é, sem dúvida, o esporte mais popular, com clubes renomados como o FC Basel e o BSC Young Boys disputando a Super League Suíça. Além do futebol, o hóquei no gelo e o rugby também têm uma forte presença, atraindo muitos fãs.

Jogos esportivos na Suíça

Em Genebra, o futebol é um dos esportes mais populares, com o Servette FC sendo o clube local mais destacado, competindo na Super League Suíça. Os jogos realizados no Estádio de Genève são um espetáculo para os torcedores. O hóquei no gelo também é muito querido, com o Genève-Servette HC atraindo uma base fiel de fãs na Patinoire des Vernets. Caso queira checar ingressos, basta conferir você mesmo aqui!

12: Como ir do aeroporto ao hotel

Existem dois aeroportos principais que servem a região de Genebra:

  1. Aeroporto Internacional de Genebra (GVA): Localizado a apenas 4 km do centro da cidade, o aeroporto é facilmente acessível e leva cerca de 10 minutos de carro até o centro de Genebra.
  2. Aeroporto de Annecy Haute-Savoie Mont Blanc: Embora esteja a cerca de 40 km de Genebra, esse aeroporto é uma opção popular para voos de baixo custo e leva aproximadamente 45 minutos para chegar ao centro da cidade.
Dica da melhor forma para chegar ao hotel

O transporte público como ônibus e metrô são sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.

Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já tem o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.

Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.

Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.

13: Gorjetas em Genebra

Em Genebra, a prática de dar gorjetas segue uma abordagem semelhante à de outras cidades suíças. Nos restaurantes e cafés, o serviço já está incluído na conta, mas é comum deixar uma gorjeta como forma de apreciação pelo bom atendimento. Geralmente, uma gorjeta de cerca de 5% a 10% do valor total é bem aceita.

Ao pagar, você pode optar por arredondar o valor da conta ou adicionar um montante extra, caso tenha recebido um serviço excepcional. Muitos estabelecimentos também oferecem a opção de incluir a gorjeta na fatura, o que facilita o processo.

Além disso, é educado dar gorjetas em situações de serviço, como quando um funcionário do hotel ajuda com as malas ou em serviços de táxi. Ter algumas moedas em mãos é uma boa ideia para essas ocasiões.

14: Voltagem e tomada em Genebra

Em Genebra, a voltagem padrão é de 230 volts, com uma frequência de 50 Hz. As tomadas utilizadas são do tipo C e J, que têm dois pinos redondos. Se você estiver viajando de um país que utiliza uma voltagem diferente ou um tipo de tomada diferente, é recomendável levar um adaptador ou conversor para garantir que seus dispositivos eletrônicos funcionem corretamente.

15: Compras em Genebra

Genebra é um destino incrível para compras, com a Rue du Rhône como sua principal rua comercial. Nela, você encontra boutiques de marcas de luxo, como Chanel e Louis Vuitton, além de relojoarias renomadas, refletindo a tradição suíça na fabricação de relógios.

Outro ponto de destaque é o Centre Commercial Balexert, um dos maiores shoppings da cidade, que abriga diversas lojas de moda e eletrônicos. Não deixe de visitar chocolaterias tradicionais, como a Chocolaterie Stettler e a Auer Chocolatier, para experimentar e levar para casa alguns dos melhores chocolates da Suíça.

Outros guias de viagem:

Economize ao máximo na sua viagem para Genebra

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Suíça, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Zurique, na Suíça, da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela França e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Suíça. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Suíça, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Zurique para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!