Confira o que fazer de graça em Santiago no Chile e veja todas as dicas para fazer passeios econômicos!
1) Cerro Santa Lucía em Santiago
A primeira coisa da lista do que fazer de graça em Santiago é ir até o Cerro Santa Lucía.
Para ir até lá você vai precisar subir uma longa escadaria até o topo do morro, mas a vista da cidade é surpreendente e você verá que o trajeto super vale a pena.
Em geral, o parque é muito tranquilo e fica situado no meio do Centro da cidade, onde você também poderá ver diversas construções antigas belíssimas.
O local é ótimo para fazer belas fotos e guardar memórias de viagem, por isso não deixe de visitar esse lindo ponto chileno.
2) Cerro San Cristóbal em Santiago
Sem dúvidas um dos melhores lugares para visitar em Santiago, e de maneira gratuita, é o Cerro San Cristóbal, situado no Parque Metropolitano.
O local é um morro com vista panorâmica de Santiago, e suas montanhas e paisagens são belíssimas.
Existem algumas formas de chegar até lá: por teleférico, funicular, ou até mesmo ir andando.
Enquanto estiver lá aproveite para conhecer o parque e suas atrações, como o zoológico da cidade e o jardim botânico.
3) Palácio de La Moneda em Santiago
Um dos pontos mais tradicionais para a visitação em Santiago é o Palácio de La Moneda, que é a sede do governo chileno em um lindo prédio do século 19.
O lugar é muito importante para a história do Chile. Foi lá, inclusive, que Pinochet deu o golpe de 1973 e iniciou a ditadura no país.
Ao visitar, indicamos que você veja a troca de guardas, que acontece todas as manhãs às 10h, sendo um momento bem marcante.
Essa é uma ótima opção do que fazer de graça em Santiago, pois você ainda consegue ver o interior do Palácio, após agendar a visita pelo site, que ocorre 4 vezes por dia.
4) Mercado Central em Santiago
O Mercado Central de Santiago é um ponto obrigatório para você conhecer na capital do Chile. Lá você vai encontrar diversos restaurantes muito bons e uma grande variedade de alimentos frescos e especiarias, como frutos do mar e peixes.
Se você quiser comer pratos chilenos tradicionais, recomendamos que vá até lá.
Conhecer esse belo prédio de 1872 é um passeio que você deve fazer em sua viagem para explorar melhor a cultura e gastronomia chilena.
O local fica aberto das 9:00 às 17:00 de segunda a sexta, e das 7:00 às 15:30 nos finais de semana.
5) Catedral Metropolitana de Santiago
A arquitetura e história do local é simplesmente encantadora, sendo um destino obrigatório em Santiago.
Por lá você poderá admirar desde a Plaza das Armas na entrada até os detalhes das paredes dessa construção religiosa.
A Catedral foi construída no século 16 e já passou por várias reformas que a deixaram com o estilo neoclássico, belíssimo, que se vê hoje. Além disso, desde a sua construção ela é um marco super importante na capital.
É importante que você seja respeitoso ao frequentar o espaço, pois acontecem missas em alguns dos horários em que ela está aberta à visitação.
O local fica aberto para visitas das 9 da manhã até às 7 da noite de segunda a sábado, e das 9 ao meio-dia de domingo.
6) Museu Nacional de Belas Artes em Santiago
Em 1880 Santiago ganhava mais uma atração turística, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).
Ele é o museu mais antigo da área na América do Sul e se mudou para o belo prédio em que está atualmente, o Palácio de Belas Artes, em 1910.
Um fato curioso do museu é que em sua faixada é possível ver um mosaico, que faz referência a importantes arquitetos, pintores e escultores da história da arte mundial.
Inclusive, o museu tinha apenas 140 peças quando inaugurou e hoje conta com mais de 5 mil, entre peças diversas que foram produzidas por artistas nacionais e internacionais e indo desde os tempos da colônia até a atualidade.
Portanto, você terá muito o que ver e explorar por lá! Fique atento à abertura, que acontece de terça a domingo, das 10:00 às 18:45.
7) Museu de Arte Contemporânea em Santiago
Situado no Parque Quinta Normal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um dos mais importantes museus do país e está sob comando da Universidade do Chile.
Ele foi criado em 1947 e teve suas exposições divididas em 2005. Uma parte está agora no Palácio Belas Artes, um prédio neoclássico de 1910 que fica no Parque Florestal.
A outra é justamente no Parque Quinta Norma, em que o edifício de 1920 é conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes, para onde o MAC retornou depois de mais de 30 anos.
O acervo permanente do museu possui cerca de 2800 peças modernas e contemporâneas de diversos artistas chilenos e internacionais.
Ademais, ambos os locais recebem exposições temporárias e outras atividades.
8) Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago
Outro museu da lista do que fazer de graça em Santiago é o da Museu da Memória e dos Direitos Humanos, que também fica no Parque Quinta Normal.
Ele abre de terça a domingo das 10:00 às 18:00, com exceção de janeiro e fevereiro, meses em que fecha às 20h.
O Museu foi aberto em 2010 e conta a história da ditadura militar chilena, que aconteceu entre 1973 e 1990.
Lá você poderá vivenciar toda a história através de vídeos, fotos, painéis, documentos, desenhos e outros objetos.
É um local que dá visibilidade às violações dos direitos humanos que aconteceram nesse período, e diante disso, promove o respeito e a tolerância. Além de mostrar a história das vítimas e das famílias que foram afetadas pelo regime.
9) Museu Nacional de História Natural em Santiago
Em Santiago, como você pode ver ao longo da matéria, existem diversos museus com entrada gratuita.
Outro deles fica no Parque Quinta Normal, e é o Museu Nacional de História Natural, que foi fundado em 1830 por Claude Gay Moret, um famoso botânico e naturalista.
Ele é um dos mais antigos museus de toda América e foi construído para guardar as principais vegetações e minérios do território chileno, mas ao longo dos anos o local ganhou seções de botânica, zoologia, etnologia, antropologia, paleontologia e mineralogia.
Atualmente, o MNHN possui dezenas de exposições permanentes e temporárias, como a Chile Biogeográfico, que expõe a origem do universo e o ecossistema do território do país, por exemplo.
O museu fica aberto de terça a sábado das 10h às 16h30, e aos domingos das 11h às 17h.
10) Parque Florestal em Santiago
Para quem adora passeios ao ar livre, o Parque Florestal é uma parada obrigatória em Santiago.
Ele fica no Centro histórico da cidade, entre os bairros de Bellavista e Lastarria. Assim como os outros passeios que indicamos, a entrada dele é gratuita.
Por lá muitas pessoas praticam esportes, fazem piquenique ou mesmo se encontram para conversar.
Aos domingos, por exemplo, muitos se reúnem para passear com o cachorro, ver amigos, andar de bicicleta ou fazer um lanche.
Outra atração do local é a Fuente Alemana, que foi doada pela comunidade alemã como um presente pelos 100 anos da independência do Chile.
Inclusive se você for ao parque, visite o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Belas Artes, que indicamos acima.
Dica: Passeios pagos por Santiago
Santiago oferece muitas atrações gratuitas e diversas, no entanto existem passeios pagos que são imperdíveis.
Para fazê-los, recomendamos que você os agende com antecedência, pela internet e com empresas confiáveis – como a que usamos em nossa viagem ao Chile.
Com essa empresa, você poderá visitar os lugares mais procurados como: Valle Nevado e Farellones Panorâmico, Portillo, Cajón del Maipo, Termas de Colina, City Tour e vinícola Conchay Toro.
E como sempre usamos essa mesma empresa de passeios em nossas viagens, conseguimos um desconto especial para os nossos leitores! Para ter acesso ao desconto e já garantir passeios com ótimo preço, basta clicar no ingressos para o Chile.
Viaje MUITO barato para o Chile com as nossas dicas!
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!