Antes de viajar, é importante se atentar à voltagem e tomada usada no Chile para evitar qualquer transtorno com seus aparelhos eletrônicos. Por isso, fizemos esta matéria com o intuito de ajudar você a se planejar e para conseguir manter seus dispositivos carregados e funcionando.
Voltagem no Chile: 220 Volts
No Brasil, estamos acostumados com dois tipos de voltagem: 110V (ou 127V, em algumas regiões) e 220V, dependendo da cidade ou do estado. No entanto, no Chile, a voltagem é padronizada em 220V e 50 Hz de frequência.
Isso significa que, se você trouxer aparelhos que só funcionam com voltagem de 110V (como alguns secadores de cabelo e ferros de passar roupa, por exemplo), eles podem acabar queimando ao serem ligados na tomada chilena.
O que fazer para usar aparelhos de 110V no Chile?
Caso você tenha um aparelho que só funcione em 110V e que você realmente precise usar na viagem, a melhor solução é adquirir um transformador/adaptador de voltagem. Esse equipamento converte a voltagem de 220V para 110V, protegendo seus dispositivos de danos.
Outra alternativa é verificar se o seu aparelho é bivolt (110V/220V) e, caso seja, não há motivo para preocupações. Isso porque ele permite que seja usado sem problemas em ambos os tipos de voltagem.
Para você ter uma ideia, hoje em dia, a maioria dos carregadores de celulares e notebooks é bivolt. Mas, mesmo sabendo disso, é sempre importante verificar na etiqueta do dispositivo antes de inseri-lo na tomada.
Tipo de Tomada no Chile: Tipo C e Tipo L
Outro ponto importante para os turistas é saber o tipo de tomada do Chile. Pois bem, enquanto no Brasil usamos o padrão tipo N (com três pinos redondos), no Chile, os padrões são tipo C e tipo L.
Tomada Tipo C: esse é o modelo mais comum em países da Europa e também é conhecido como “europlug”. Ele tem dois pinos redondos paralelos e é compatível com os pinos redondos dos aparelhos brasileiros (do tipo N), mas o terceiro pino dos aparelhos brasileiros não se encaixa nesse modelo.
Tomada Tipo L: esse modelo é mais característico do Chile e da Itália e possui três pinos redondos em linha (parecido com o tipo brasileiro, mas com os pinos em outra disposição). Essa tomada pode trazer dificuldade de adaptação para aparelhos brasileiros.
O que fazer para encaixar os aparelhos na tomada do Chile?
Para que seus dispositivos brasileiros se encaixem corretamente nas tomadas chilenas, o ideal é levar um adaptador universal de tomadas. Esses dispositivos suportam uma grande variedade de tipos de plugs e permitem que você conecte seus aparelhos com segurança.
Outra alternativa é comprar um adaptador específico para os tipos C e L, que são muito fáceis de encontrar tanto em lojas de eletrônicos quanto em aeroportos.
Dica importante: se você está planejando uma viagem ao Chile e ainda não garantiu seus ingressos das atrações com antecedência, está perdendo uma oportunidade de economizar. Então, para ajudar você, sugerimos que veja os seus ingressos neste site que tem o melhor preço. Nós compramos tudo com essa empresa e gostamos demais.
Recomendações gerais para carregar seus dispositivos no Chile
Para finalizar estas dicas sobre a voltagem e tomada usada no Chile, e facilitar a sua viagem, seguem algumas dicas gerais para carregar seus aparelhos eletrônicos com segurança por lá:
- Verifique a voltagem de cada aparelho antes de conectá-lo à tomada. Como mencionado anteriormente, aparelhos bivolt podem ser usados sem preocupação, mas itens exclusivamente 110V precisam de um transformador.
- Tenha adaptadores e, se possível, um adaptador universal que funcione com os diferentes tipos de tomadas que você poderá encontrar.
- Use carregadores portáteis para garantir carga extra, especialmente em passeios longos e quando estiver longe de tomadas.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!