Saiba tudo sobre o fuso horário do Chile x Brasil. Esta é uma das maiores duvidas dos turistas e, por isso, preparamos uma matéria completa.
Sobre o fuso horário do Chile e do Brasil
O fuso horário entre o Chile e o Brasil pode gerar confusões entre os viajantes, especialmente devido às diferenças sazonais e à variação entre os estados e as regiões de cada país.
Sendo assim, para que você entenda melhor como o horário é calculado e quais são as diferenças práticas, primeiro será preciso observar a posição geográfica, os horários de verão e a aplicação de fusos dentro de cada país.
Além disso, é importante que você saiba sobre a sigla UTC, que significa Tempo Universal Coordenado. Ela é usada para falar sobre o padrão internacional de tempo a partir do qual todos os fusos horários do mundo são calculados, tendo como referência o Meridiano de Greenwich (UTC+0).
Fuso horário básico e as diferenças entre Brasil e Chile
O Chile está no fuso UTC-4, também chamado de horário do Chile (CLT – Chile Standard Time). Durante o horário de verão chileno, o país adota o UTC-3 (CLST – Chile Summer Time). Em contrapartida, Brasil está, majoritariamente, no fuso UTC-3 (popularmente conhecido como o Horário de Brasília). Porém, como estamos falando de um país grande, ele conta com diferentes fusos horários.
Veja, abaixo, alguns exemplos dos diferentes fusos do Brasil:
- UTC-3: todos os estados da região Sul, Sudeste e Nordeste; o Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
- UTC-4: estados como Amazonas e Mato Grosso.
- UTC-5: todo o Acre e parte do Amazonas.
- UTC-2: arquipélagos brasileiros e ilhas, como Fernando de Noronha, o arquipélago de São Pedro e São Paulo e o atol das Rocas.
Assim, fica mais fácil entender que, na maior parte do ano, a diferença de horário entre Santiago (a capital do Chile) e Brasília, por exemplo, é de uma hora. Então, quando é meio-dia no Chile, é uma hora da tarde no Brasil.
Já durante o horário de verão chileno, essa diferença desaparece, e o Chile e o Brasil ficam sincronizados no horário UTC-3. Porém, essa equivalência de horário não se aplica a outras regiões brasileiras, como o Acre, que ainda terá uma diferença de horas com o Chile.
Ajuste o relógio e evite confusões ao sair do Brasil e chegar ao Chile
Para você que vai viajar ao Chile, o mais seguro é verificar a diferença de fuso horário quando tiver próximo da sua viagem, já que o horário de verão pode alterar as diferenças entre os países. Além disso, usar ferramentas online, como relógios mundiais e aplicativos de celular, são muito úteis para obter a informação verdadeira sobre o fuso exato.
Outro fato que merece a sua atenção ao planejar uma viagem é observar o horário local dos voos que você reservou. E dizemos isso porque os horários de partida e de chegada consideram o fuso de cada aeroporto, ou seja, podem confundir você nas suas conexões e alterar o tempo total da viagem.
E falando nisso, você já comprou as suas passagens para o Chile? Caso não, saiba que um recurso que – com certeza – vai ajudar muito na sua procura é usar um bom comparador de preços, pois ele permite buscar em várias companhias aéreas simultaneamente.
Para você ter uma ideia, nós usamos este Comparador de Passagens Aéreas e gostamos muito, pois ele oferece os melhores preços e é um dos mais confiáveis e conhecidos no Brasil. Teste e veja você mesmo, certamente não irá se arrepender.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!