Leia este roteiro perfeito pelas praias do Chile. Com uma longa costa voltada para o Oceano Pacífico, o país abriga praias deslumbrantes. Então, seja para relaxar, surfar ou apenas admirar o cenário, este guia vai ajudar você a se programar e saber onde ir.
1. Praia de Zapallar em Valparaíso
Começaremos este roteiro perfeito pelas praias do Chile com Zapallar, que é considerada por muitos turistas como uma das mais belas do país. Para você ter uma ideia, ela é super bem preservada, conhecida por ter águas calmas e cristalinas, perfeitas para o banho.
Além disso, por ser cercada por montanhas e tendo uma vegetação excessiva ao seu redor, a Praia de Zapallar é tranquila e um tanto quanto exclusiva. Ou seja, é ideal para quem busca momentos de relaxamento à beira-mar e em meio à uma paisagem natural de tirar o fôlego.
Sobre a infraestrutura turística, saiba que a praia conta com salva-vidas durante o verão, banheiros e chuveiros públicos, além de alguns restaurantes e quiosques na orla. Existe, também, uma calçada que segue por toda a costa e é ótima para caminhadas. Então, aproveite.
2. Praia de Reñaca em Viña del Mar
Reñaca é uma das praias mais famosas e movimentadas de Viña del Mar, especialmente entre os jovens e os surfistas. Com longos trechos de areia e ondas fortes, ela é perfeita tanto para o surfe quanto para quem quer apenas deitar e curtir o dia ao sol.
A praia possui salva-vidas, banheiros, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, e é cercada de bares, restaurantes e quiosques que oferecem petiscos e bebidas. Próximo à praia, há várias opções de hospedagem e uma intensa vida noturna.
Caso você esteja planejando ir de carro até a Praia de Reñaca, saiba que há estacionamentos – públicos e privados – disponíveis nos arredores. E, inclusive, se você ainda não alugou o seu carro, sugerimos que clique nesse Comparador de carros no Chile e veja todas as excelentes opções, nas melhores empresas chilenas. Na sequência, é só escolher uma das ofertas.
Outra opção tão boa quanto a anterior é esse Comparador. Ele é nacional e possui a facilidade de parcelamento em até 12 vezes sem juros, pois o pagamento é feito em reais.
3. Praia de La Virgen em Caldera
Localizada na cidade de Caldera, na região de Atacama, a Praia de La Virgen tem a areia branquinha e as águas em tons turquesa que lembram o Caribe. Ela também é cercada por formações rochosas que criam uma atmosfera mais isolada, sendo ideal para banhos tranquilos. Por isso, e por vários outros motivos, muitos visitantes a consideram a praia mais bonita do Chile.
Embora mais isolada, a Praia La Virgen possui salva-vidas na alta temporada, banheiros e uma pequena área de camping. Há alguns quiosques e uma lanchonete que vendem bebidas e comidas leves, mas as opções são limitadas. Por isso, recomendamos que você leve a sua água e alguns lanches.
4. Praia de Cavancha em Iquique
Cavancha é a principal praia de Iquique e uma das mais populares do norte do Chile. Com as águas mornas e as ondas moderadas, ela é excelente para as pessoas que têm o domínio básico de natação e para a prática de esportes aquáticos, como o surfe e o paddleboard.
Caso você esteja se perguntando sobre a infraestrutura de lá, saiba que a Praia Cavancha conta com salva-vidas, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, banheiros e duchas públicas. Há, também, várias opções de bares, restaurantes e quiosques por perto, além de uma extensa área de lazer com playgrounds e quadras de esportes. Ou seja, certamente você terá um dia agradável.
5. Praia de Punta de Lobos em Pichilemu
Seguindo neste roteiro perfeito pelas praias do Chile, temos a Punta de Lobos, considerada a capital do surfe no país. Caso você nunca tenha ouvido falar de lá, a pequena praia é famosa por ter ondas fortes e pelas formações rochosas únicas, incluindo dois grandes penhascos de onde é possível ver alguns lobos-marinhos – caso seja seu dia de sorte.
A Praia de Punta de Lobos possui salva-vidas durante a alta temporada e banheiros. Na entrada, há pequenas lojas que vendem comidas e bebidas, além de uma área para você alugar pranchas e reservar as aulas de surfe, se for do seu desejo. Porém, vale ressaltar que ela tem ondas fortes e grandes, ou seja, só entre no mar caso você saiba nadar.
6. Praia Caleta Portales em Valparaíso
A Caleta Portales é a maior praia de Valparaíso, localizada no extremo norte da cidade, próxima a Viña del Mar. Seu ambiente é muito famoso entre moradores e turistas, sobretudo porque ela fica ao lado de um mercado de peixes super frequentado, e que oferece uma rica oferta gastronômica, abrigando ótimos restaurantes de frutos do mar.
Mas, os atrativos não param por aí. Durante certas épocas do ano, a praia recebe brinquedos infláveis e camas elásticas, tornando-se um local ainda mais divertido para as famílias, especialmente as com crianças. E, por ter uma extensa faixa de areia, ela é ideal para caminhadas, embora as condições para nadar não sejam as melhores.
7. Praia de Anakena na Ilha de Páscoa
Ir até a praia de Anakena, na Ilha de Páscoa, é ter a certeza de que vai encontrar a areia clarinha e fina, a água calma, no tom de cor azul turquesa e os belos coqueiros. Além disso, o lindo cenário de filme se completa com os icônicos Moais (estátuas gigantescas de pedra) ao fundo. Sem dúvida, é um lugar de belezas naturais e muita cultura.
Além disso, por ser a única praia própria para banho na Ilha de Páscoa, Anakena conta com uma infraestrutura que atende bem os turistas. Por isso, lá, você vai encontrar banheiros, chuveiros públicos e alguns quiosques que vendem petiscos e sucos locais. E, durante a alta temporada, é possível alugar cadeiras e guarda-sóis.
Se você está programando o seu roteiro de viagem mas ainda não sabe onde vai se hospedar no Chile, temos certeza que esse Pesquisador de Hotéis vai ajudar você a achar ótimas hospedagens, com preços incríveis e na região que você quiser.
Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo. E por ele ter todas as hospedagens do Chile e do mundo nas suas pesquisas, os preços são imbatíveis, pela forte negociação que faz com os hotéis.
8. Praia de Hornitos na região de Antofagasta
A Praia de Hornitos, próxima a Mejillones, é conhecida pela sua água azul-turquesa e areia fina, proporcionando um ambiente que parece ser intocado. Além disso, as formações rochosas ao redor criam pequenas piscinas naturais, deixando o local ainda mais bonito e encantador.
Por ser uma praia mais isolada, Hornitos conta com infraestrutura básica. Não há salva-vidas ou quiosques na areia, mas existem banheiros públicos e um pequeno estacionamento. Há alguns comércios próximos que vendem itens essenciais, como água e lanches, mas, se você pretende passar o dia por lá, sugerimos que leve o que for necessário.
9. Praia Blanca no Lago Todos Los Santos
A Praia Blanca, localizada nas proximidades de Puerto Varas, não poderia estar de fora deste roteiro perfeito pelas praias do Chile. E dizemos isso porque, além de sua beleza e as águas cristalinas, ela oferece vistas sensacionais do lago Llanquihue e dos vulcões Osorno e Calbuco ao fundo. É uma vista de deixar qualquer um boquiaberto.
Estando lá, saiba que você pode contar com sanitários públicos e áreas para piquenique. A Praia Blanca também conta com pequenos quiosques, que vendem bebidas e petiscos, e há áreas de playground para as crianças.
10. Praia Las Docas em Valparaíso
Para finalizar este roteiro perfeito pelas praias do Chile, decidimos falar sobre a Las Docas. Ela é uma praia isolada, no sul do centro de Valparaíso e é cercada por uma paisagem natural de montanhas e vegetação exuberante. Ou seja, é a opção ideal para quem quer curtir um dia de sossego.
Mas, é importante que você saiba que a praia Las Docas não conta com uma megaestrutura turística. Pelo contrário, ela é muito básica. Sendo assim, se o seu planejamento é passar o dia todo lá, recomendamos que você leve lanches, água e uma barraca de sol com cadeiras.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!