Arco Della Pace em Milão

Saiba como é Milão em agosto e confira as melhores recomendações de passeios para o mês!

Como é o clima de Milão em agosto?

O clima da capital da moda conta com invernos rigorosos e verões intensos. Apesar das diferenças, Milão é uma cidade encantadora em qualquer época do ano.

Agosto pertence ao verão, uma das estações mais populares de Milão. Para entender melhor, confira o gráfico abaixo com as temperaturas máximas (vermelho) e mínimas (azul) ao longo do ano.

Gráfico com as temperaturas de Milão ao longo do ano.

Agosto traz temperaturas que variam entre 18ºC e 29ºC. Auge da verão, o mês é um dos mais buscados pelos viajantes.

Um ponto importante do verão é que, diferente do Brasil, o sol se põe muito tarde, por volta das 21h. Lembre-se de planejar o seu roteiro de viagem com base nisso.

Aposte em visitas ao ar livre, passeios em parque, caminhadas pelo centro histórico e muitos outros. A diversidade é bem grande e você pode explorar todo o cenário cultural de Milão.

  • Dica: os dias ensolarados são perfeitos para fazer um tour completo por Milão e conhecer todos os pontos turísticos mais populares!

Beber água e usar bastante protetor solar são ações fundamentais do verão, principalmente para visitar os pontos turísticos que ficam ao ar livre.

O ideal é levar roupas bem leves e frescas, como shorts e blusas sem mangas. Também é interessante levar algum casaco para usar à noite, pois as temperaturas podem cair um pouco.

San Lorenzo em Milão

Vale a pena viajar em agosto?

O verão traz muitas vantagens, mas em termos econômicos, a sua viagem pode custar mais do que se fosse feita em outros meses. Um grande número de turistas faz com que os preços subam, os restaurantes e hotéis lotem e as ruas fiquem com multidões.

Apesar dos pontos negativos, o período não é o mais buscado à toa. Os dias longos e a atmosfera do verão em Milão encantam a todos.

Mas vale destacar que caso queira economizar, evite ao máximo viajar no verão. Tanto a primavera quanto o outono proporcionam um clima agradável e preços mais acessíveis. E como o inverno é o período menos requisitado pelos turistas, muitos serviços abaixam o preço para atrair clientes, o que gera uma boa economia.

Confira as melhores dicas sobre o que fazer em Milão em agosto:

1. Caminhe pelo Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia

O parque Giardini Pubblici di Porta Venezia é considerado o primeiro parque público de Milão, tendo servido no passado como entrada da família real da Áustria. Por lá, há áreas para as crianças brincarem, o Museu da História Natural, um Planetário e um parque de diversões!

Vista do Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia. Nota-se um jardim com flores amarelas em primeiro plano. Um casal sentado em um banco, uma bicicleta e uma pessoa em pé em segundo plano. E uma fonte com pessoas andando por perto e árvores ao fundo.

2. Faça compras pelas avenidas de Milão

A avenida Corso Buenos Aires é um daqueles lugares que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Milão. Ela é considerada uma das avenidas mais famosas e importantes da Europa no quesito compras. Por lá você encontra  lojas diversas que atendem a diferentes tipos de públicos e gostos, entre elas grandes marcas e grifes!

Outra ideia de lugar para comprar na cidade é a Via della Spiga, que é uma das regiões de compras mais sofisticadas de Milão. E o reconhecimento não é a toa: por lá você encontra marcas de grife mundiais como Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Roberto Cavalli, Chanel e Prada, entre muitas outras.

Dois manequins posicionados em loja na Via della Spiga. Os manequins femininos estão posicionados de modo que simulam uma conversa. O manequim à esquerda veste uma camisa com mangas bufantes na cor amarela e o manequim à direita veste uma camiseta na cor cinza com mangas que chegam aos pulsos.

3. Celebre o Ferragosto

Ferragosto é um dos feriados mais aguardados do ano, com a origem datada de antes de Cristo, desde a época do Império Romano. Visando homenagear a colheita e promover um descanso após o longo trabalho, a tradição do Ferragosto permaneceu por milênios e perdura até os dias atuais como um dos períodos principais de férias para os italianos.

Como consequência, boa parte dos serviços essenciais fecharão para o feriado enquanto os italianos descansam e festejam. Eventos especiais ocorrerão por todo o país, incluindo muitos desfiles e fogos de artifício. Caso queira comemorar o Ferragosto na Itália, tente viajar com o máximo de antecedência, já que haverá uma alta nos preços de passagens aéreas e hotéis.

Ferragosto


4. Faça passeios culturais em Milão

Outras opções de atividades para fazer na cidade italiana são aquelas que envolvem a arte e cultura local. Uma primeira dica é passear pelo magnífico Teatro Scala, este lugar possui um estilo neoclássico em sua arquitetura, criando um clima especial para o público que vai assistir a um concerto ou espetáculo de ballet.

Você também pode aproveitar para andar pelos bairros mais bonitos da capital da cidade e conhecer um pouco mais sobre a arte italiana. Ou ainda conhecer os incríveis museus de Milão, que apresentam de forma aprofundada a história da cidade e do mundo, além de contar um pouco mais sobre a cultura e arte milanesa.

Interior de sala no Teatro Escala em Milão. Nota-se que todos os móveis são vermelhos e há detalhes dourados por todo lugar, além de um lustre no meio do teto.

5. Visite Cinque Terre

Cinque Terre são cinco vilas localizadas na costa da Ligúria, a 3h de distância de Milão. Essas cinco cidadezinhas são Manarola, Riomaggiore, Vernazza, Corniglia e Monterosso al mare, todas muito charmosas, cheias de casinhas coloridas empilhadas sobre rochas num mar azul brilhante!

Esse verdadeiro tesouro da costa italiana é considerado Patrimônio da UNESCO e atrai pessoas de vários lugares do mundo todos os anos! 

Cinque Terre

Economize ao máximo na sua viagem a Milão:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Milão, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Milão da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Milão. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Milão, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Milão para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!