Saiba detalhes sobre a Califórnia em janeiro, como é o clima e o que fazer. Mesmo com as temperaturas mais baixas, existem muitas opções de atividades e passeios por lá no início do ano.
Como é o clima na Califórnia em janeiro?
O clima da Califórnia em janeiro pode variar bastante, dependendo da região que você estiver visitando. A Costa, por exemplo, tende a ter um clima mais fresco e agradável, especialmente durante a noite.
Já a região das montanhas, fica repleta de neve e as áreas de deserto, não enfrentam o calor extremo típico da região.
No entanto, em todo o estado o tempo pode ser imprevisível, ocasionando muitas chuvas. Assim, as temperaturas geralmente variam entre 8°C e 21°C.
O que fazer na Califórnia em janeiro
Janeiro está entre os três meses que não recomendamos para visitar a Califórnia, assim como dezembro e fevereiro.
As temperaturas mais baixas e os dias chuvosos podem não ser muito interessantes para os turistas que desejam conhecer o estado. Mas, mesmo assim, separamos algumas opções do que fazer por lá no primeiro mês do ano.
1. Esquiar
Janeiro é destaque por ser temporada de esportes de inverno, como esqui e snowboard, especialmente nas regiões montanhosas da Califórnia. Além disso, as estações de esqui oferecem diversas outras atividades, como caminhadas na neve e passeios de trenó.
Os melhores lugares para esquiar na nossa opinião são:
- Lake Tahoe: suas principais estações são Heavenly e Squaw Valley, cheias de opções de esportes de inverno para todas as idades.
- Mammoth Mountain: uma das maiores e mais conhecidas estações de esqui da Califórnia, o local possui diversas trilhas para esquiadores de todos os níveis.
- Big Bear Lake: localizado a poucas horas de Los Angeles, é um dos destaques entre os turistas.
2. Visitar as praias
Mesmo com o inverno, é uma boa opção passear pelas praias da Califórnia. As temperaturas da água do mar ficam mais frias em janeiro, entre 14°C e 18°C, mas a costa do estado oferece muitas atividades, como caminhadas, passeios de bicicleta, compras e muito mais.
As praias que mais gostamos são:
- Santa Monica: não deixe de visitar o famoso pier de Santa Monica.
- Malibu: conhecida por suas praias incríveis, como El Matador e Zuma Beach.
- Venice Beach: visite o calçadão de Venice e aproveite para fazer compras em suas lojas únicas.
Você pode aproveitar e alugar um carro na Califórnia, para ter mais liberdade para conhecer as praias e outros lugares que desejar.
3. Parques nacionais
Para quem adora fazer passeios em meio a natureza durante a viagem, os parques nacionais da Califórnia são incríveis. Em janeiro, com o clima frio e a neve, esses parques ficam ainda mais deslumbrantes.
Algumas das nossas opções preferidas são:
- Yosemite National Park: o local se transforma em um destino ideal para quem gosta de atividades de inverno, como caminhadas na neve e esqui cross-country.
- Sequoia & Kings Canyon: conhecido por suas sequoias gigantes, ele abriga algumas das maiores árvores do mundo, incluindo o famoso General Sherman Tree.
- Joshua Tree National Park: localizado no deserto da Califórnia, é conhecido por suas paisagens, árvores e formações rochosas.
4. Degustação de vinhos
Durante o mês de janeiro, as vinícolas da Califórnia oferecem aos turistas muitas opções de atividades, como tours, degustações e jantares com os melhores vinhos.
Assim, visite vinícolas renomadas como Castello di Amorosa e Domaine Carneros, em Napa Valley, e Chateau St. Jean e Kunde Family Winery, em Sonoma.
5. Conhecer as cidades mais famosas da Califórnia
Como durante o mês de janeiro as principais cidades da Califórnia ficam com menos turistas, isso facilita para conhecer os pontos turísticos famosos.
Em São Francisco, você pode conhecer a Golden Gate Bridge, Fisherman’s Wharf e fazer o passeio na Ilha de Alcatraz. Já em Los Angeles, principal cidade do estado, visite a calçada da fama e o letreiro de Hollywood, pontos imperdíveis para a sua viagem.
Se preferir, você pode fazer um tour completo pela cidade, conhecendo os lugares preferidos dos turistas. Veja os ingressos para esse e outros passeios aqui, um dos sites que sempre usamos e que não cobra IOF, facilitando para quem quer economizar.
6. Ir aos desertos da Califórnia
Por fim, o clima de janeiro é considerado o melhor mês para visitar as regiões desérticas da Califórnia, com as melhores temperaturas para caminhar ao ar livre e conhecer as incríveis paisagens naturais.
Entre os melhores lugares estão o parque Joshua Tree, que conta com muitas trilhas e a sua famosa vista para observar as estrelas durante a noite, e o Death Valley, que com a diminuição do calor no estado, é uma ótima opção para conhecer suas paisagens e formações geológicas.
Mais dicas para aproveitar a Califórnia em janeiro
Não esqueça de colocar na sua mala peças de acordo com o clima do mês de janeiro, como calças confortáveis, camisetas de manga curta e longa e casacos leves para os dias de mais frio ou chuva.
Se você planeja esquiar, não deixe de levar roupas específicas, como casacos de inverno, roupas térmicas, luvas, toucas e botas. Mesmo caso para as cidades de praia, se pretende visitar algumas delas, leve roupas de banho.
Outra dica é utilizar um comparador de passagens aéreas para encontrar o melhor preço e a melhor opção para o seu destino. A passagem é um dos itens mais caros de uma viagem e é sempre bom conseguir economizar.
Economize ao máximo na sua viagem à Califórnia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Califórnia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar os ingressos dos principais passeios da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Califórnia, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Califórnia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Califórnia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em San Francisco ou em Los Angeles para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, então é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.