Descubra o tempo ideal para ficar na Tailândia, com dicas de números de dias ideias para visitar o país, a depender do que quer visitar e da sua disponibilidade.
Há um tempo certo para ficar na Tailândia?
A Tailândia é um dos destinos mais fascinantes do sudeste asiático, porque oferece uma mistura irresistível de cultura, paisagens naturais e praias paradisíacas. Mas uma dúvida comum entre os viajantes é: quantos dias são suficientes para conhecer a Tailândia?
A resposta depende do seu tempo que tem disponível e das experiências que você busca no país. Aqui, sugerimos três opções de duração para sua viagem: 7, 15 ou 21 dias.
Roteiro para 7 dias na Tailândia: o básico
Uma semana é pouco tempo para visitar o país, mas acontece muito quando a pessoa quer aproveitar as férias para visitar mais de um país no sudeste asiático e precisa dividir o tempo. Por isso, se você tem apenas uma semana na Tailândia, priorize os destinos essenciais: Bangkok, o norte do país e escolha uma destino de praia.
Dia 1-2: Bangkok
Comece a viagem na capital da Tailândia. Em Bangkok, visite o Grand Palace, o templo Wat Pho (com o famoso Buda reclinado) e o templo Wat Arun. À noite, pode aproveitar para conhecer o movimentado mercado de rua de Khao San Road. Termine o roteiro na capital em um rooftop com vista para o Rio Chao Phraya.
Dia 3-5: Chiang Mai ou Chiang Rai
De Bangkok, pegue um voo para Chiang Mai, no norte do país, uma cidade rica em templos e cercada por montanhas. Por lá, pode visitar o templo Wat Phra That Doi Suthep, fazer uma aula de culinária tailandesa e visitar um santuário ético de elefantes. Todo esse passeio pode ser feito em um dia. Perto de Chiang Mai fica Chiang Rai, famosa pelo templo branco (Wat Rong Khun).
Dia 6-7: Krabi ou Phuket
Para terminar o seu roteiro de 7 dias na Tailândia, está na hora de ir para as praias lindas do país. Recomendamos finalizar a sua viagem nas praias de Krabi ou Phuket, ambas acessíveis desde Bangkok.
Se fica em Krabi, a dica é relaxar em Railay Beach e pode até fazer um passeio de barco para as ilhas Phi Phi, onde pode nadar em águas cristalinas e descobrir paisagens lindas.
Roteiro para 15 dias na Tailândia: tempo adequado
Com duas semanas na Tailândia, você conseguirá conhecer mais destinos e mergulhar na diversidade do país.
Dia 1-3: Bangkok e Ayutthaya
Comece sua jornada em Bangkok, visitando templos, mercados e apreciando a vida noturna. No terceiro dia, faça um bate-volta a Ayutthaya, a antiga capital do Reino do Sião, famosa por suas ruínas históricas e templos impressionantes.
A dica é fazer o tour, que parte de Bangkok, e é perfeito para quem quer conhecer mais templos históricos e se aprofundar na rica história do Reino de Sião. Se quiser, pode reservar aqui este passeio.
Dia 4-8: Chiang Mai e Chiang Rai
Siga para o norte para conhecer Chiang Mai com mais calma. Inclua experiências culturais, como o Sunday Walking Street Market e um trekking nas montanhas. Neste roteiro, adicione um pernoite em Chiang Rai para visitar o Templo Azul e o Templo Branco.
Dia 9-15: Praias do sul
Agora é hora de relaxar. Divida seu tempo entre o Mar de Andaman (Krabi e Koh Phi Phi) e o Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan ou Koh Tao).
Em Krabi, aproveite para conhecer a Emerald Pool e o Hot Springs. Já em Koh Tao, mergulhe nas águas cristalinas e descubra a rica vida marinha.
Dica: Planeje bem os seus deslocamentos para combinar as regiões de praia. Os voos podem ajudar a poupar tempo, mas se viajar de ônibus noturno, pode economizar em noites de alojamento.
Se for reservar um carro, recomendamos sempre reservar com antecedência, especialmente se a sua viagem for durante a alta temporada ou em áreas muito turísticas, como Phuket e Krabi. Sobre onde alugar, a nossa dica, até para facilitar o orçamento e planejamento da viagem, é fazer as reservas ainda antes de chegar ao país, online:
1) Comparador de aluguel de carros: Este comparador e é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Além disso, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
2)Comparador de preços de aluguel de carros: Este comparador é bem parecido com o anterior, mas como é o maior comparador do mundo, acaba tendo mais locadoras na hora da pesquisa. E como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também.
Roteiro para 21 dias na Tailândia: tempo ideal e sem pressa
Com três semanas, você terá tempo de sobra para conhecer a Tailândia em profundidade.
Dia 1-4: Bangkok e arredores
Conheça Bangkok com calma, incluindo os passeios acima mencionados, assim como o Mercado Flutuante de Damnoen Saduak, um mercado (com muitos produtos e iguarias locais) que é realizado em barquinhos que ficam parados ou navegando pelos canais.
Depois, visite a histórica cidade de Kanchanaburi, onde você pode conhecer a famosa Ponte sobre o Rio Kwai e visitar o parque nacional Erawan.
Dia 5-10: Chiang Mai, Chiang Rai e Pai
No norte, além de Chiang Mai e Chiang Rai, adicione Pai ao roteiro. Essa cidade é pequena e cercada por montanhas, e é o plano perfeito para quem busca paisagens deslumbrantes e um clima mais relaxado. Não perca as cachoeiras e as trilhas da região.
Dia 11-21: Praias
Dias 11-16: Mar de Andaman
Comece pelas praias do Mar de Andaman, como Krabi, Phuket e Koh Phi Phi. Além de relaxar, poderá curtir atrações como a James Bond Island e o Parque Nacional Phang Nga.
Dica: Se você gosta de aventura, inclua o Parque Nacional Khao Sok no itinerário, onde é possível fazer passeios de barco em lagos cercados por formações rochosas impressionantes.
Dias 17-21: Golfo da Tailândia
Finalize o seu roteiro de 21 dias no Golfo da Tailândia, aproveitando a tranquilidade de Koh Samui e Koh Tao. Para mais aventura, pode ir até à remota ilha de Koh Lipe, conhecida muitas vezes como as Maldivas da Tailândia.
Economize ao máximo na sua viagem à Tailândia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Tailândia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Tailândia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Tailândia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Passagem aérea: descubra as melhores dicas para achar uma passagem aérea barata para a Tailândia.
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar na Tailândia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!