Confira quais são os documentos necessários para viajar ao Chile. Com essas informações, você não terá problemas no momento de imigração.
Tenha um passaporte ou RG válido para viajar ao Chile
Em qualquer viagem, é necessário apresentar um documento de identificação válido, comprovando que você é, realmente, quem diz ser. O passaporte, por exemplo, é exigido na maioria dos destinos internacionais e pode ser utilizado como o registro principal para a sua entrada no Chile.
Porém, graças ao acordo Mercosul, que o Chile e o Brasil fazem parte, você também pode viajar até lá apenas com o seu documento de identidade original (RG). Mas, é importante que ele tenha, no máximo, 10 anos de emissão; esteja dentro da validade; em um bom estado de conservação e com a foto que permita identificar quem você é.
IMPORTANTE: para uma viagem ao Chile, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
Tenha o valor mínimo de subsistência para viajar ao Chile
Outro item indispensável para viajar ao Chile é ter o valor mínimo de subsistência exigido pelas autoridades do país, que, atualmente, é de 46 dólares por dia. Para comprovar essa quantia, você pode apresentar o dinheiro em espécie, cartões de débito ou crédito com comprovação do limite disponível para uso, ou extratos bancários que contenham o saldo disponível em conta.
Embora a solicitação dessa comprovação não seja cotidiana no momento da imigração, pode ser que o agente do aeroporto peça para ver. E, em alguns casos, a ausência desse valor mínimo pode gerar problemas, dificultando ou até impedindo a sua entrada no país.
Por isso, achamos importante se preocupar com a comprovação do valor mínimo de subsistência como um dos documentos necessários para viajar ao Chile. Dessa forma, mesmo que não seja solicitado na imigração, você terá uma garantia em mãos.
Tenha as passagens de ida e volta para viajar ao Chile
Assim como a dica acima pode salvar você no momento da sua imigração no Chile, também é fundamental ter em mãos a passagem de volta/saída. Ela servirá como uma comprovação de que você realmente pretende deixar o país dentro do período permitido de estadia para os turistas (até 90 dias).
Além disso, ao apresentar a sua passagem de saída, o processo de entrada no Chile tende a ser mais fácil. Sem essa comprovação, muitos turistas enfrentam questionamentos adicionais ou, em casos extremos, tem a entrada negada pelas autoridades migratórias. Por isso, é muito importante ter esse documento ao chegar no país.
IMPORTANTE: compre os ingressos dos seus passeios no Chile SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós utilizamos esse site para comprar tudo e gostamos demais. Ele tem o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
Tenha um registro de hospedagem para viajar ao Chile
Para finalizar esta lista dos documentos necessários para viajar ao Chile, é importante que você tenha em mãos um registro de reserva de hotel ou o endereço de onde ficará hospedado. Isso porque a comprovação de hospedagem pode ser solicitada pelos agentes de imigração para confirmar que você possui um lugar para a sua estadia no país.
Porém, se você está indo ao Chile e vai se hospedar na casa de amigos ou familiares, informe o endereço completo e, se possível, tenha uma carta de convite assinada pelo anfitrião. Assim, você evita possíveis contratempos na entrada ao país.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!