Saiba o que fazer em Dolomitas com 15 passeios e pontos turísticos de lá!
1. Lago di Braies
A primeira recomendação do que fazer em Dolomitas com 15 passeios e pontos turísticos locais é o Lago di Braies. Ele é bastante conhecido entre os locais e turistas por ser muito bonito e ter montanhas que o cercam.
Vale informar que há trilhas ao redor do lago, com níveis variados de dificuldade, o que o torna acessível para famílias, aventureiros e quem deseja fotografar o local.
Além das caminhadas, o lago oferece a opção de alugar barcos a remo, permitindo que você conheça as águas de outro ângulo. No verão, a paisagem verde reflete no lago, enquanto no inverno, o gelo transforma o local em um cenário incrível.
IMPORTANTE: compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos!
2. Montanha Seceda
A montanha Seceda é bastante conhecida pelas paisagens amplas que impressionam qualquer um. Por lá é possível usar os teleféricos que partem de Ortisei e ao chegar ao topo, a melhor opção é caminhar por trilhas bem demarcadas para conhecer bem essa área.
No inverno, a Seceda é uma excelente opção para esquiar ou praticar snowboard, enquanto no verão, as trilhas são perfeitas para caminhadas e piqueniques. Ou seja, em qualquer estação do ano você terá boas atividades para fazer.
3. Tre Cime di Lavaredo
Uma das áreas mais conhecidas das Dolomitas é Tre Cime di Lavaredo, ela tem três torres grandiosas e que se destacam no horizonte. Assim, vale muito a pena fazer trilhas bem ao redor das torres, que oferecem diferentes perspectivas desse cenário.
A caminhada geralmente começa no Rifugio Auronzo e dá a volta nas montanhas, passando por diversos mirantes.
Por ser uma caminhada um pouco longa e um tanto desafiadora, nós recomendamos que você faça um planejamento para passar pelo menos um dia completo na região e levar calçados apropriados.
IMPORTANTE: uma dica essencial para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações das Dolomitas é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois, veja nossa matéria de onde ficar, em que explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel. Além dos hotéis bons e bem baratos que já ficamos.
4. Val di Funes e a Igreja de Santa Maddalena
Outro local que está no que fazer em Dolomitas entre os 15 passeios e pontos turísticos é o Val di Funes. Ele é um vale com atrações na área que é a Igreja de Santa Maddalena, localizada em meio a pastos verdes dessa região.
A caminhada pelos arredores são incríveis e com certeza vão marcar bastante a sua viagem. Inclusive, se você gosta de fotografia, este é um dos lugares mais recomendados para registrar as Dolomitas.
5. Lago di Carezza
Esse é, sem dúvidas, um dos espaços mais bonitos nas Dolomitas. O Lago di Carezza, também chamado de Lago Arco-Íris, é conhecido por suas águas que refletem várias tonalidades, especialmente ao pôr do sol.
Por proporcionar uma vista espetacular, a nossa recomendação é que você organize um tempo para fazer uma trilha para conseguir ver o lago de todos os ângulos.
Por lá, existe também um pequeno centro de visitantes onde você pode aprender sobre a geologia e a história local.
6. Esportes de inverno em Cortina d’Ampezzo
Já se você é do time das aventuras na neve, não deixe de conhecer Cortina d’Ampezzo, uma das principais cidades das Dolomitas, no inverno. Ela é um dos destinos mais famosos para esportes de inverno na região.
Você pode aproveitar as diversas pistas de esqui, snowboarding e até mesmo patinação no gelo. A cidade conta com uma boa estrutura, com equipamentos para aluguel e instrutores para quem está começando.
Durante o verão, a região não perde sua relevância. As trilhas ao redor de Cortina oferecem vistas muito bonitas e atividades como escalada e ciclismo.
7. Passo Gardena
Ainda no que fazer em Dolomitas entre os 15 passeios e pontos turísticos, não poderia faltar uma ida ao Passo Gardena. Essa é uma das montanhas mais procuradas entre os ciclistas e motoristas.
Por lá, você pode fazer paradas em mirantes para apreciar as montanhas e os vales ao redor. Além do mais, se estiver de bicicleta, pode planejar um trajeto passando também por outros passos próximos, como Sella e Pordoi.
8. Monte Lagazuoi
Outro lugar que também vale a pena dedicar atenção em sua viagem é o Monte Lagazuoi. Você pode subir de teleférico até o topo e aproveitar as vistas das montanhas ao redor, que são incríveis.
Além do mais, durante a subida, você verá os túneis escavados na rocha, usados na Primeira Guerra Mundial.
Lá em cima, as trilhas permitem conhecer essas passagens históricas, com painéis informativos explicando a importância estratégica do local. É uma experiência que mistura natureza e cultura de forma impressionante.
9. Trilha da Seceda
Já pensou em ver um pôr do sol inesquecível na viagem? Sem dúvidas a trilha de Seceda vai te proporcionar isso. Ela é famosa pelas formações rochosas que parecem lâminas apontando para o céu.
A caminhada, apesar de um tanto desafiadora, é recompensadora, com vistas amplas que alcançam diversas partes das Dolomitas.
Você pode acessar o local por teleférico, o que torna o passeio mais tranquilo para todas as idades. Ao longo da trilha, há pequenos espaços que oferecem comidas típicas e bebidas.
10. Passo di Giau
Como você já pode notar, essa região é perfeita para conhecer montanhas. Passo di Giau é uma das rotas de montanha mais belas da região e por isso não poderia faltar aqui.
Ao longo da estrada, há pontos de parada com vistas panorâmicas e trilhas que começam direto da estrada.
Esse local é especialmente procurado por fotógrafos, graças ao contraste entre os picos e os vales verdes. Assim, ela é uma ótima opção para um passeio de carro ou uma caminhada.
13. Lago di Sorapis
No que fazer em Dolomitas entre 15 passeios e pontos turísticos está o Lago di Sorapis. Ele é acessível por uma trilha de nível moderado que leva a um dos cenários mais impressionantes das Dolomitas.
A caminhada até o lago pode levar algumas horas, mas é uma experiência recompensadora e que vale todo o esforço. Não esqueça de levar água e lanches, pois o percurso não conta com muitas facilidades.
14. Marmolada e a Ghiacciaio
Marmolada é a montanha mais alta das Dolomitas e você pode visitar de teleférico. Lá de cima, as vistas chegam a toda a região, incluindo os vales e picos ao redor.
O glaciar também é um ótimo lugar para aprender sobre a história natural e a geologia das montanhas.
15. Trilha Viel del Pan
Ao fim do que fazer em Dolomitas com 15 passeios e pontos turísticos, trazemos a recomendação de uma trilha bem conhecida por lá.
Essa trilha é conhecida por suas vistas do Monte Marmolada. É um percurso moderado, ideal para você que quer caminhar sem pressa e aproveitar a paisagem.
Ao longo do caminho, há pequenos locais onde você pode descansar e apreciar pratos típicos da região. Inclusive, essa trilha é acessível para a maioria dos visitantes e com planejamento é super tranquila de fazer.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!