![Meses de alta e baixa temporada em Mendoza Meses de alta e baixa temporada em Mendoza](https://uploads.grupodicas.com/2025/02/9bBGziYg-plaza-independencia-em-mendoza-jpg.webp)
Saiba quais são os meses de alta e baixa temporada em Mendoza. Entenda sobre isso e programe-se bem com todos os itens do roteiro para lá.
Quais são os meses de alta temporada em Mendoza?
O período de alta temporada, em qualquer lugar turístico, é quando se tem o maior fluxo de turistas. Em Mendoza, essa época é caracterizada pela alta da uva, que faz com que os preços se elevem e os pontos turísticos da cidade fiquem cheios.
Por conta dos preços mais altos, já vá até lá sabendo que você precisará desembolsar a mais em itens como: hospedagens, passagens aéreas e, dependendo, passeios e restaurantes.
Mas, para ajudar a encontrar valores atrativos na estadia, por exemplo, saiba que indicamos uma ferramenta que é excelente. Se você utilizar este pesquisador de hotéis de Mendoza, conseguirá encontrar uma variedade de hotéis incríveis. Ele é o maior site de reservas do mundo, então, consegue preços imbatíveis na maioria deles.
E, para encontrar a passagem aérea MAIS BARATA, recomendamos um comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para a Argentina. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis
A alta temporada em Mendoza compreende as estações do inverno, que vai de julho a setembro, e o verão, que vai de dezembro a fevereiro. Durante o inverno, as temperaturas caem a ponto de nevar na cidade – com temperaturas chegando a ficar abaixo de 0 ºC – e o clima é seco.
Para curtir esse período na cidade, priorize as roupas térmicas; além de casacos pesados, protetores de orelha, meias grossas e gorros para a cabeça.
Com relação ao que fazer no inverno em Mendoza, algumas dicas são:
- Conhecer as vinícolas de Mendoza
Dentre as opções de lugares para ir na estação do ano de mais frio em Mendoza, um deles que é parada obrigatória são as vinícolas desta cidade. Reserve ao menos 1 dia para conhecer 1 ou 2 delas e provar vinhos que figuram entre os melhores do mundo.
Nas visitas às bodegas, você pode acompanhar a produção das bebidas, além de conhecer a história da empresa, tirar fotos e fazer degustações. Sem contar que você pode adquirir as garrafas de vinhos e/ou espumantes por um preço bem menor ao do mercado, e até almoçar no lugar!
As regiões com maior concentração de bodegas e vinícolas são a Luján de Cuyo, Valle do Uco e Maipú.
- Visitar as Termas de Cachueta em Mendoza
Estas piscinas naturais não podem ficar de fora no seu roteiro para Mendoza. As Termas de Cachueta são o lugar perfeito para apreciar a paisagem e descansar, pois suas águas possuem cerca de 42 ºC e estão no meio das montanhas.
Essa atração faz parte do Hotel & Spa Termas de Cachueta e oferece um sistema “All Inclusive”, com um translado para o hotel em que você estiver hospedado.
- Esquiar em Mendoza
Em Mendoza, há dois principais centros de esqui: Los Penitentes e Las Leñas. Ambos possuem pistas de níveis diversos, podendo ser aproveitados tanto pelos profissionais como pelos principiantes no esporte.
Apesar dos preços serem mais salgados, a estrutura destes centros não deixa nada a desejar. Mas, vale ressaltar que o centro Los Penitentes é mais barato, porém é em las Leñas que você terá uma vista incrível para a Cordilheira dos Andes.
Em contrapartida, no verão Mendoza as temperaturas ficam em torno de 25 ºC (podendo chegar a 32 ºC), e a cidade é tomada por um clima úmido e com maior incidência de chuvas. Por isso, nossa dica para quem deseja viajar no verão é levar na mala roupas frescas e guarda-chuvas ou capa de chuva para se proteger.
Veja agora as principais atividades para curtir no verão em Mendoza:
- Admirar o Cerro de la Gloria em Mendoza
Para começar esta lista, nada melhor do que contemplar o Cerro de la Gloria na cidade. Ele é um morro que fica no interior do Parque General San Martín e possui no topo o grande Monumento ao Ejército de los Andes, que representa em esculturas de bronze o General San Martín e o seu exército.
O monumento homenageia o cruzamento da Cordilheira dos Andes pelo exército pela independência do país.
- Curtir o Parque General San Martín em Mendoza
Outro ponto imperdível para curtir em Mendoza é justamente o Parque General San Martín, que é um dos maiores parques de toda a Argentina e o mais antigo de Mendoza, pois está em funcionamento há mais de um século.
Este parque era, antigamente, um enorme deserto, mas hoje ele é rico em diversidade de plantas e árvores que fazem dele um belo jardim botânico.
No interior do Parque General San Martín você encontrará duas construções importantes: os Cavalos de Marly, que nada mais são do que dois grupos de esculturas, e a Fuente de los Continentes, que é uma fonte rodeada por árvores, simbolizando os continentes da África, Europa, Ásia e América.
O mais legal é que este passeio é gratuito e um verdadeiro misto de história, arte e natureza! É um tour perfeito para os dias de verão em Mendoza.
- Praticar os esportes radicais em Mendoza
A cidade também apresenta esportes radicais para praticar ao longo do ano todo! Mas, uma das opções de atividades a se fazer no verão é andar a cavalo nas famosas vinícolas apreciando as lindas paisagens. Ou, ainda, praticar rafting e caiaque no Lago Potrerillos, a 60 km de Mendoza.
Quais são os meses de baixa temporada em Mendoza?
As épocas com menor incidência de turistas, consequentemente com preços mais econômicos e menos fluxo de visitantes na cidade, são o outono e a primavera.
O outono em Mendoza abarca os meses de março a abril. Nele as paisagens da cidade ficam belíssimas, com árvores em tons alaranjados e ocre. Também neste período o frio começa a tomar conta da cidade, com temperaturas em torno dos 18 ºC. Por isso vale a pena colocar roupas mais quentinhas na mala.
Quanto aos passeios mais bacanas para a sua viagem neste período, algumas indicações são:
- Aproveitar o Parque Central em Mendoza
O parque está localizado bem no terreno da antiga estação de trem Railway General San Martín, e possui uma grande área verde.
Lá estão o relógio de sol e um lago, que simboliza a importância da água em uma área semidesértica. A atração oferece ainda atividades culturais e esportivas ao ar livre.
- Conhecer a Plaza Independencia em Mendoza
Outro lugar muito bacana para visitar em Mendoza é a Plaza Independencia. Ela foi fundada em 1961, logo após um terremoto que atingiu a cidade, a fim de marcar o início da reconstrução do centro de Mendoza.
Esta é a maior praça da cidade e ocupa uma área de 200 metros quadrados. É frequentada por vários turistas que aproveitam para desfrutar a Feira de Artesanato, suas fontes incríveis e as apresentações artísticas.
- Ir a Festa Nacional de Vindimia em Mendoza
Esta opção é perfeita para quem deseja conhecer Mendoza no mês de março, pois no primeiro final de semana deste mês acontece a Festa Nacional da Vindimia, além de um desfile de carros alegóricos e pessoas fantasiadas representando os costumes de cada região.
Nesta festividade, à noite, começa um show de luzes com apresentações musicais de artistas locais.
Já na primavera, que integra os meses de outubro a novembro, Mendoza fica graciosa e convida você a visitar parques, praças e jardins. As temperaturas variam entre 20 ºC e 25 ºC, com o sol bastante forte, por isso leve em sua mala protetor solar e roupas bem fresquinhas para aproveitar.
Para os dias agradáveis de primavera em Mendoza, não deixe de:
- Contemplar a Cascata El Salto em Mendoza
Caminhar pela trilha até a Cascata El Salto é uma aventura emocionante, que oferece uma oportunidade única de explorar a paisagem de Mendoza. O percurso começa suavemente, com uma trilha bem marcada que segue através de bosques e riachos.
À medida que você avança, o terreno se torna mais desafiador, com trechos íngremes e terreno rochoso que exigem um bom preparo físico e determinação. No entanto, a beleza natural ao redor compensa cada passo, com vistas espetaculares dos vales e montanhas que se revelam a cada curva do caminho.
Caso você queira ver mais fotos, informações e valores através de uma agência que utilizamos nos passeios, é só clicar aqui, que você já será redirecionado para a página!
- Se divertir no Parque Provincial Cordón del Plata em Mendoza
Em meio às montanhas dos Andes, o Parque Provincial Cordón del Plata oferece uma experiência única para os aventureiros. Localizado a cerca de 100 km de Mendoza, esse parque encanta com sua beleza natural e sua diversidade de trilhas.
Desde caminhadas suaves até expedições de trekking, há opções para todos os níveis de habilidade e interesse. Enquanto percorre os caminhos, você será recompensado com vistas espetaculares de picos nevados, vales e lagunas, criando memórias em um ambiente de tranquilidade e beleza sem igual.
Feriados ao longo do ano em Mendoza
Feriados em janeiro
01/01: Ano Novo
Feriados em fevereiro
01/03 a 05/03: Carnaval
Feriados em março
24/03: Dia Nacional da Memória pela Verdade e pela Justiça
Feriados em abril
02/04: Dia das Malvinas
18/04: Paixão de Cristo
Feriados em maio
01/05: Dia do Trabalhador
25/05: Dia da Revolução de Maio
Feriados em junho
16/06: Passo à imortalidade do General Martín Miguel de Güemes
20/06: Dia da Bandeira
Feriados em julho
09/07: Dia da Independência da Argentina
Feriados em agosto
17/08: Passo à imortalidade do general José de San Martín
Feriados em setembro
Não há feriados em setembro em Mendoza
Feriados em dezembro
08/12: Dia da Imaculada Conceição de Maria
25/12: Natal
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Argentina da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Argentina. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para sua viagem, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Mendoza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!