5 melhores museus em Istambul

Descubra os 5 melhores museus de Istambul –além de outros que gostamos muito na cidade!

1. Museu de Santa Sofia (Ayasofya)

Antiga basílica bizantina, depois mesquita, depois museu, e hoje… mesquita de novo. Mas continua sendo um dos lugares mais impressionantes do mundo e, mesmo com sua função religiosa, muita gente ainda a visita como um museu histórico e arquitetônico.

O interior é de tirar o fôlego, com seus mosaicos dourados bizantinos, colunas imponentes e uma história que atravessa impérios!

    A entrada é gratuita e, ao visitar, lembre-se do respeito nas vestimentas. Mulheres precisam cobrir a cabeça e ombros. A visita completa, no entanto, com as áreas de “museu”, custa cerca de 25 euros para estrangeiros. Abre todos os dias.

    • E não deixe de conferir o nosso guia completo da Turquia. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem, economizando ao máximo em TUDO!
    Museu de Santa Sofia

    2. Palácio Topkapi e Museu do Tesouro Imperial

    O antigo palácio dos sultões otomanos é contada aqui em vários pavilhões, jardins e salas que revelam como vivia a elite do Império Otomano.

    É lá que fica a ala dos Tesouro Imperial, com relíquias como o punhal de esmeraldas e o manto do profeta Maomé. Também há o harém (entrada separada), onde viviam as mulheres do sultão.

    Palácio Topkapi em Istambul

    IMPORTANTE: Para uma viagem à Turquia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

    3. Museu de Arte Turca e Islâmica

    Localizado na Praça Sultanahmet, o Museu de Arte Turca e Islâmica abriga uma coleção enorme de tapetes antigos, manuscritos islâmicos, cerâmicas otomanas e peças arqueológicas.

    O museu funciona em um antigo palácio do século XVI e é uma ótima opção para quem deseja conhecer mais sobre a cultura islâmica e turca, com tudo exposto e bem explicado para quem quer se aprofundar. A entrada custa cerca de 100 liras turcas.

    Aberto diariamente das 9h às 21h, com entradas a 17 euros.

    Museu de Arte Turca e Islâmica

    4. Museu de Arqueologia de Istambul

    Pouca gente sabe, mas Istambul tem um dos maiores acervos arqueológicos do mundo! O complexo inclui três museus: o Museu Principal, o Museu do Antigo Oriente e o Museu de Arte Islâmica.

    Lá estão sarcófagos com mais de 2.000 anos, esculturas gregas e romanas, artefatos da Mesopotâmia, e muito mais. É o tipo de lugar pra ir sem pressa e se perder na história da humanidade, e que consideramos realmente imperdível!

    A entrada custa cerca de 15 euros e o museu funciona todos os dias, das 9h às 21h.

    • Vale dizer que todos os museus citados até aqui ficam em Sultanahmet.
    Museu de Arqueologia de Istambul

    5. Museu de Arte Moderna de Istambul (Istanbul Modern)

    Recém-reaberto em uma sede novinha em folha à beira do Bósforo, o Istanbul Modern é incrível! O prédio foi projetado por Renzo Piano (mesmo arquiteto do Centre Pompidou em Paris) e conta com exposições permanentes e temporárias que mostram desde pintura e escultura até fotografia e vídeo. O café com vista pro mar também é um charme à parte!

    O museu funciona de terças a domingos, das 10h ás 18h, e a entrada custa 750 liras turcas, com desconto para estudantes e maiores de 65 anos.

    Museu de Arte Moderna de Istambul

    IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

    Fechamos a lista dos 5 melhores museus, mas há vários outros que valem a visita!

    Outros museus legais que valem a visita:

    • Museu Rahmi M. Koç – Haliç (Chifre de Ouro): um museu interativo de ciência, tecnologia e transporte, ideal pra quem ama engenharia, mecânica e curiosidades do mundo moderno –adultos e crianças!
    • Museu Sakıp Sabancı – Emirgan: em uma mansão elegante, com jardins e esculturas, esse museu é perfeito pra quem curte arte clássica turca e caligrafia otomana, mas também recebe exposições de arte contemporânea internacional.
    • Museu de Pera – Beyoğlu: tem um acervo interessante de pinturas orientalistas (incluindo a famosa “O Treinamento de Tartarugas”), bem como exposições temporárias de fotografia, cinema e artistas modernos.
    • Museu Panorama 1453 – Zeytinburnu: uma experiência imersiva e impactante que mostra a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453.
    • Museu Judaico da Turquia – Karaköy: menor e menos conhecido, mas que conta a história da comunidade judaica em Istambul desde a chegada dos sefarditas.

    Economize ao máximo na sua viagem à Turquia:

    • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Turquia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
    • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Turquia da forma mais barata e segura.
    • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Turquia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
    • Liras turcas: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Turquia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
    • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
    • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Istambul na Turquia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
    • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
    • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!