Confira os melhores meses para viajar para o Chile! Faça seu itinerário de viagem com as melhores dicas e informações.
Meses de alta temporada no Chile: Santiago
Para planejar o seu itinerário é imprescindível que você saiba os melhores meses para viajar, pois dessa forma é possível economizar bastante com passagens e hospedagens.
Geralmente, o Chile é bastante procurado durante o inverno, mais precisamente os meses julho e agosto, pois os turistas vão para realizar atividades na neve.
Dessa forma, esse é a época de alta temporada em Santiago e os preços costumam ser muito elevados. Caso decida ir nesses meses se prepare para desembolsar um pouco mais com a viagem.
Outros meses em Santiago
Já entre os períodos de outono e primavera, março a abril e outubro a novembro, respectivamente, os viajantes encontram os melhores preços para viajar para Santiago e o Chile em geral.
Inclusive, a capital chilena fica mais sossegada nesse período. Sugerimos alguns passeios como: parques, vinícolas, centro da cidade, bike e lugares ao ar livre.
- Veja a nossa matéria com as 15 melhores coisas para fazer no Chile!
Eventos/Festivais em Santiago e todo o Chile
Se a sua trip tiver o foco de festivais e eventos, confira a lista com os melhores que acontecem no Chile:
- Festival Internacional Santiago a Mil: acontece, geralmente, no mês de janeiro, com o objetivo de apresentar ao público várias performances teatrais.
- Festival Santiago OFF: também no mês de janeiro, este festival oferece música, dança, teatro e circo em várias partes de Santiago.
- Festival Lollapalooza: muito conhecido pelos brasileiros, esse evento reúne grandes nomes da música internacional (Foo Fighters, Pearl Jam e The Killers, por exemplo). Ele acontece, na maioria das vezes, no mês de março.
- FILSA: essa feira internacional do livro costuma acontecer entre outubro e novembro em Santiago. Ela fornece aos seus visitantes muitas palestras, apresentações, lançamentos de obras e exposições). Aos amantes de literatura, vale a pena ir até lá!
- Festival Womad: este é um festival de música alternativa que acontece em meados de fevereiro na cidade chilena. Artistas deste estilo musical se reúnem neste evento e fazem a festa dos turistas.
Mês de alta temporada no Chile: Valparaíso
O mês de alta temporada em Valparaíso é fevereiro. Isso porque muitos turistas vão interessados em um festival que acontece na cidade vizinha, o Festival de Viña del Mar.
Dessa forma, os preços acabam sendo mais altos para os hotéis, refeições e outros itens essenciais de viagem.
Outros meses em Valparaíso
Os meses para viajar de maneira mais econômica para Valparaíso são os entre maio e setembro, no inverno.
No entanto, viajar nesse período pode dificultar a sua ida às praias locais, que são incríveis, justamente pelas baixas temperaturas.
Portanto, a melhor estação para aproveitar esse destino chileno é no verão, entre dezembro e fevereiro.
Mês de alta temporada no Chile: Viña del Mar
O mês de fevereiro é considerado o de alta temporada em Viña del Mar, em razão do Festival que leva o mesmo nome da cidade.
Sendo assim, é comum se deparar com altos valores nesse período. Caso decida viajar para lá na alta temporada, procure reservar um bom dinheiro para isso.
Outros meses em Viña del Mar
Os meses mais econômicos para viajar até Viña del Mar são os entre maio e setembro, no inverno.
Contudo, viajar nesses meses pode dificultar a sua ida às praias locais justamente pelas baixas temperaturas.
Desse modo, a melhor estação para aproveitar essa cidade litorânea é no verão, entre dezembro e fevereiro.
Festival em Viña del Mar e todo o Chile
Caso esteja procurando eventos ou festivais em Viña del Mar, é super válido conferir essa dica abaixo:
- Festival Internacional da Canção de Viña del Mar: este evento é muito importante para a cidade e reúne diversos músicos e artistas em geral, que fazem apresentações em meados de fevereiro. Uma curiosidade é que este festival é considerado um dos mais famosos da América Latina. Super vale conhecer!
Meses de alta temporada no Chile: Atacama
A alta temporada no Atacama, um dos destinos mais desejados de quem vai ao Chile, é entre os meses dezembro, janeiro e julho.
Isto se dá em razão da época de férias e das festas: Natal e Ano Novo. Portanto, se vai para lá nesse período, reserve um bom dinheiro para bancar a hospedagem, refeições e outros itens da viagem!
Outros meses no Atacama
Não há exatamente uma baixa temporada em San Pedro do Atacama, mas os meses de abril, maio e novembro costumam ser os melhores para ir até lá.
Isso porque a região fica mais tranquila, menos visitada e com os melhores preços.
Inclusive, abaixo te damos algumas dicas extras de como conseguir passagens e hospedagens por ótimos preços!
Dicas bônus
Para economizar muito na sua viagem ao Chile, independente de baixa ou alta temporada, indicamos dois buscadores que sempre usamos.
O primeiro deles é para encontrar passagens aéreas com ótimos preços e de maneira bastante prática, além de segura. Basta clicar em pesquisador de passagem e conferir os valores de acordo com as datas escolhidas.
Já para achar boas hospedagens com bons preços e até promoções, é só clicar em hospedagem no Chile e já ser redirecionado para o site. É bem seguro e sempre utilizamos!
Veja mais dicas para planejar sua viagem!
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!