Saiba como fazer uma viagem de carro do Brasil para Santiago do Chile e garanta que sua viagem seja segura, econômica e cheia de experiências únicas por todo o trajeto.
Eu consigo ir de carro do Brasil para Santiago?
A resposta é sim! É super possível fazer uma viagem de carro do Brasil para Santiago do Chile e aproveitar bastante o caminho.
Há diversos relatos de brasileiros que optam por viajar para as terras chilenas usando o próprio veículo.
Inclusive, essa é uma boa opção para quem busca explorar melhor cada região, fazer boas fotos e aproveitar os quilômetros com mais liberdade e tempo.
Como chegar em Santiago de carro?
A viagem de carro do Brasil até Santiago é ótima para quem deseja ver lugares e paisagens diferentes, pois você terá que passar pela Argentina e dessa forma, pode conhecer Foz do Iguaçu, Mendoza, Santa Fé ou Rosário.
Apesar de ser uma viagem longa, dependendo da cidade brasileira que você estiver a sua rota pode aumentar ou diminuir muito. Inclusive a cidade mais próxima para fazer esse trajeto é Porto Alegre, que dá cerca de 2350 km até o Chile.
Mas caso você saia de São Paulo a distância vai para 3265 km. E saindo de alguma cidade do nordeste, a exemplo de Fortaleza, a viagem vai para cerca de 6 mil km.
Já para quem vai sair de Manaus, uma opção interessante é fazer a rota que passa pelo Perú e seguir pela costa chilena até chegar em Santiago, o que dá 5000 km.
Dica de hospedagem
A dica para uma longa viagem de carro como essa é encontrar um bom hotel para garantir que a experiência não seja tão cansativa. Dessa forma, o que sempre indicamos é reservar pela internet e economizar bastante.
Para isso basta clicar nesse Pesquisador de hotéis do Chile, que usamos bastante em nossas viagens, e já conferir bons hotéis com preços acessíveis e cancelamento grátis.
A facilidade do site é que você consegue ver várias fotos das hospedagens e os comentários das pessoas que já reservaram o local. Além disso, como essa empresa é uma das maiores do mundo, nesse ramo, existem boas promoções.
Prós e contras da viagem de carro do Brasil para Santiago
Prós
- Com o seu carro, mesmo sendo alugado no Brasil, você terá mais liberdade para fazer o que bem desejar;
- Você pode fazer paradas para fotografar as paisagens e conhecer melhor as belezas ao longo do caminho;
- Ao chegar em Santiago, terá uma flexibilidade maior para ir até os passeios e pontos turísticos.
Contras
- Viajar de carro exige bastante atenção, não apenas com a estrada, mas com todos os documentos e acessórios necessários do veículo;
- Você pode passar por algum imprevisto com o veículo;
- Pode ser exaustivo, caso não haja com quem revezar o volante.
Inclusive, para quem não gosta de dirigir por longos percursos, a opção de viajar de carro para Santiago não é muito atrativa.
Quanto custa uma viagem de carro do Brasil para Santiago?
Todo o custo da viagem de carro do Brasil para Santiago tem um preço relativo, já que vai depender do modelo do seu carro, preço da gasolina, local de partida e etc.
No entanto, aqui te fornecemos algumas dicas e noções do quanto custará:
- Um dos documentos necessários para viajar de carro entre os dois países é o Seguro Carta Verde. Para ele, reserve uma quantia de 146 reais.
- Antes de cair na estrada, veja os valores da gasolina tanto no Brasil quanto no Chile. Porque você gastará em torno de 3000 km para ir e mais 3000 km para voltar e 1000 km para transitar por lá.
- Sobre os pedágios, eles estão na faixa de 40 pesos chilenos.
- Para economizar na viagem, uma dica é ir a um mercado ainda no Brasil, e comprar lanches, água e aperitivos para ir comendo ao longo do caminho.
– Como tirar a Carta Verde?
Uma boa dica, caso você for para o Chile com seu próprio carro, é sobre os documentos necessários. Além da sua identificação, carteira de motorista e identificação do carro, existe um documento que você precisa tirar, que é o Soapex.
Ele funciona como uma espécie de seguro e muita gente que mora perto das fronteiras já o conhece. A mesma agência que faz o seguro viagem para o Chile também tira esse documento para você de uma maneira super prática, rápida e barata.
Eles têm várias promoções e facilitam muito o processo de quem quer tirar o Soapex, que sai em poucas horas – é um serviço realmente muito bom! Quem precisar, pode conferir os preços e tudo o que oferecem no site deles do Soapex.
Eles também são o melhor site, na nossa opinião, para comprar o seguro viagem, e onde sempre fazemos para qualquer viagem. É bem importante fazê-lo, ainda mais se você for viajar de carro, e as opções são baratas – compensa bastante!
O que eu preciso para ir de carro do Brasil para Santiago?
Para essa viagem será necessário providenciar alguns documentos:
- Documento do carro;
- Se não for o proprietário do carro, precisa ter uma autorização para transitar no Chile;
- Seguro Carta Verde (um documento essencial para que você vá de um país para outro);
- RG + Carteira de Motorista;
- Autorização para menores que estiverem no veículo sem o acompanhamento dos pais (emitida pela Polícia Federal) ;
- SOAPEX: seguro obrigatório para veículos estrangeiros que circulam pelo Chile;
- Registro de entrada e saída do Chile (um documento que é preenchido por cada viajante nos postos de polícia da fronteira).
Além disso, o seu carro precisa ter acessórios em perfeita condição. São eles:
1- Extintor de incêndio;
2- Kit de primeiros socorros;
3- Cinto de segurança;
4- Dois triângulos;
5- Cambão de ferro;
6- Encosto de cabeça (nos bancos da frente);
7- Em caso de caminhonetes, elas precisam ter um adesivo indicando a velocidade de 110 km + dois adesivos luminosos na parte traseira do carro;
8- Corrente para neve ou pneu com cravas.
Dicas para a sua viagem do Brasil para Santiago
Se você já está convencido de que viajará de carro do Brasil para Santiago, precisa estar atento às próximas dicas para fazer o melhor planejamento.
1- Santiago, capital chilena, possui trânsitos como o de São Paulo. Então, muita paciência nas horas de pico!
2- Escolha um hotel que tenha garagem. Na maioria das vezes, os estacionamentos são muito caros e parar na rua é um verdadeiro risco.
3- As estradas do Brasil até o Chile são boas e bem sinalizadas, mas tenha um celular com Internet para acessar aplicativos de trânsito e um mapinha em mãos também.
Comparadores de aluguel de carro
Com a experiência de diversas viagens, encontramos alguns comparadores para alugueis de carros que são muito bons e poupam todo o trabalho de buscas exaustivas.
Ao acessar o comparador, você encontra carros bem mais baratos de maneira prática e bem rápida.
Faça a pesquisa clicando em comparador de carros no Chile. Logo aparecerá várias opções nas melhores empresas chilenas e é só escolher de acordo com a sua necessidade.
Esse é um dos maiores comparadores do mundo e por isso sempre usamos ele em nossas viagens.
Além disso, as parcerias que a empresa possui tornam os preços muito bons, e na maioria dos casos dá para reservar e só pagar na retirada do carro.
Portanto, essa é uma ótima opção, ainda mais se você estiver acompanhado de outras pessoas na viagem, porque poderá dividir os custos do aluguel, combustível e etc.
Veja dicas para planejar a sua viagem!
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!