Confira este roteiro de 5 dias em Praga, saiba o que visitar e tenha uma experiência incrível na capital tcheca!
O que fazer em 5 dias em Praga?
Praga é uma cidade com diversos pontos turísticos e caso você esteja lá por cinco dias, precisa escolher bem quais serão os locais que irá visitar. Confira este roteiro de 5 dias em Praga:
Dia 1 em Praga
– Pela manhã:
Conheça o Castelo de Praga
O Castelo de Praga é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e ele é um local que você não pode deixar de visitar durante sua estadia na cidade. Ele é um complexo com diversos locais dentro dele para serem visitados:
- Catedral de S. Vito: a igreja com estilo gótico conta muito sobre a história de Praga, tendo belos ornamentos em toda sua estrutura. Além disso, o local abriga a coleção de joias dos reis da Boêmia.
- Convento de São Jorge: o local abriga o acervo da Galeria Nacional de Arte Tcheca, dos períodos gótico, barroco e renascentista.
- Viela Dourada: é uma das ruas mais bonitas da cidade. Antigamente, os ourives habitavam as casas do local. Hoje em dia, há lojas de livros, cristais da Boêmia e souvenirs para turistas.
É possível acessar gratuitamente a área do Castelo de Praga, porém, para acessar a Golden Lane é preciso pagar uma taxa adicional.
Atravesse a Ponte Carlos
A Ponte Carlos (ou em tcheco, Karlův most) une a Cidade Velha à Cidade Pequena e é a única forma de atravessar o rio, sendo exclusiva para pedestres. Além disso, é a segunda ponte mais antiga da República Tcheca. É uma passagem “obrigatória” para atravessar os bairros caso esteja a pé, mas ainda assim, você poderá se deparar com uma linda vista do local.
Caminhe pela Praça da Cidade Velha
Saindo da Ponte Carlos, você já verá a Praça da Cidade Velha. É um local muito procurado por turistas, independente do horário. Há duas igrejas no local: a de São Nicolas e a de Nossa Senhora de Tyn. Além disso, a praça oferece diversas opções de restaurantes, bares e barraquinhas. Você pode almoçar no local e seguir visitando os pontos próximos da cidade!
– Pela tarde
Vá até a Praça Venceslau
A Praça Venceslau fica bem próxima da Praça da Cidade Velha, então você poderá chegar até ela a pé. O local é um dos pontos históricos da cidade, já que em 1989 ocorreu uma manifestação contra a violência policial e deu início à Revolução de Veludo.
Visite o Museu Nacional de Praga
O Museu Nacional de Praga está localizado no final da Praça Venceslau, em um edifício neorrenascentista. O local abriga as seguintes coleções: Pré-história da Boêmia, Morávia e Eslováquia; Exibição mineralógica e litológica; Paleontologia, Osteologia e Antropologia; Zoologia; e Condecorações e medalhas de países europeus.
A entrada custa 280 coroas tchecas para os adultos, crianças e adolescentes até 15 anos não pagam.
– Pela noite
Jante no Soul Love
Soul Love é um restaurante de sushi com culinária de fusão e bar de coquetéis. De quinta-feira a domingo, os pratos e drinks são acompanhados por música ao vivo ou chill-out com DJ. O local abre para café da manhã, almoço e à noite, seja para jantar ou para desfrutar de alguns drinks.
Dia 2 em Praga
– Pela manhã
Suba na Torre Petřín
Comece seu dia no mirante mais elevado de Praga: a Torre Petřín. Ela tem 200m de altitude acima do Rio Moldava e tem uma vista linda de toda a cidade! A entrada custa 290 coroas tchecas para adultos.
Você ainda pode aproveitar para relaxar e andar no resto da manhã pelo Monte Petřín, já que o local tem um belo jardim e um vinhedo.
Confira o Muro de Lennon
Se você for fã dos Beatles, não visitar o muro de Lennon é quase um crime. É uma parede coberta por pinturas e grafites coloridos que prestam homenagem ao artista John Lennon. Após o assassinato do ex-Beatle, em 1980, muitas pessoas passaram a realizar artes nesta parede.
– Pela tarde
Faça um passeio de barco
Um passeio de barco pelo Rio Moldava pode ser uma experiência deslumbrante durante sua estadia em Praga, oferecendo uma oportunidade única para apreciar as paisagens mais magníficas da cidade. É possível realizá-lo tanto dia quanto a noite. Neste roteiro, recomendamos realizar o passeio durante o horário de almoço para que você admire a bela vista da cidade.
Saiba mais sobre a história de Praga no Museu do Comunismo
Para os entusiastas da história, o Museu do Comunismo é uma parada obrigatória. O local narra os anos do regime comunista na República Tcheca, desde sua implantação até sua queda em 1989, após a Revolução de Veludo. O museu também oferece uma experiência cinematográfica com a exibição do documentário “A Time of Shame, Silence, and Hope”, dirigido por Josef Císařovský.
Os preços de entrada são os seguintes: adultos pagam 380 coroas tchecas, estudantes 290 coroas e idosos 320 coroas tchecas. Já o bilhete família custa 800 coroas tchecas (máximo de dois adultos e duas crianças de 10 a 17 anos). Crianças com 10 anos de idade ou menos não pagam entrada.
– Pela noite
Jante no V Zatisi
Encerre seu dia no restaurante V Zatisi, sendo uma ótima forma de experimentar a culinária local, com um mix de iguarias de todo o mundo. A seleção de vinhos de diferentes partes do mundo também é um toque luxuoso que complementa bem a experiência gastronômica.
Deguste cervejas no Beer Point Prague
A República Tcheca é bem conhecida pela produção de cervejas e em Praga não seria diferente. Aproveite o restante da noite para conhecer o Beer Point Prague, que oferece uma ampla variedade de cervejas, incluindo produtos de grandes cervejarias e cervejarias locais da República Tcheca.
Quer conhecer outros locais para tomar drinks e cervejas? Confira nossa lista de melhores pubs e bares em Praga!
Dia 3 em Praga
Pela manhã
Conheça o Jardim Botânico de Praga
Para começar o dia, que tal ir até o Jardim Botânico de Praga? Esse é o lugar perfeito para quem deseja estar próximo à natureza e relaxar um pouco. O local conta com áreas de meditação e ainda possui uma adega de vinhos para degustação enquanto você explora os jardins.
– Pela tarde
Confira o Prague Zoo
O Prague Zoo é bem próximo do Jardim Botânico, então é possível chegar a pé no local. O lugar conta com 50 áreas de exibição, oferecendo aproximadamente 10 quilômetros de trilhas para que os visitantes possam explorar. Os ingressos para adultos têm o valor de 330 coroas tchecas, enquanto as crianças de 3 a 15 anos pagam 250. Crianças com menos de 3 anos não precisam pagar entrada.
Caminhe pela Rua Pařížská
Voltando para o centro da cidade, a rua Pařížská é o destino para quem busca marcas de luxo, com diversas lojas de marcas renomadas, incluindo Chanel, Prada, Louis Vuitton, Saint Laurent e muito mais. Vale a pena visitar, mesmo que seja só para admirar as vitrines! Você pode comer no local, já que há várias opções de restaurantes e cafés.
– Pela noite
Curta um concerto na Sinagoga Espanhola
Para quem aprecia música clássica e está em Praga, uma excelente oportunidade é assistir a um concerto na Sinagoga Espanhola e ela fica bastante próxima da rua Pařížská, portanto, você pode realizar esse trajeto a pé.
Nas apresentações do local, é possível desfrutar de uma fusão de estilos entre o clássico, o moderno e o judaico. Dependendo do dia, você poderá ouvir composições de Mozart, Bach, Verdi, Rossini e muitos outros músicos renomados! É uma ótima forma de encerrar o dia!
Dia 4 em Praga
– Pela manhã
Viaje até Karlstein
Inicie o dia conhecendo os arredores de Praga, é possível conhecer as cidades próximas e aproveitar para conhecer o máximo possível! Nossa dica é que você visite Karlstein, uma cidade na República Tcheca localizada a 34km de Praga, sendo 40 minutos de carro.
O principal motivo para ir até a cidade é o Castelo de Karlstein. Os tesouros reais, como as joias da coroa imperial e as relíquias de santos, eram guardados no local.
– Pela tarde
Siga até Pilsen
Aproveitando esse trajeto, você pode ir até Pilsen, que está a 72km de Karlstein. A cidade é conhecida como o berço da cerveja e é onde está a cervejaria a Pilsner Urquell, onde foi criada a primeira cerveja tipo Pilsen do mundo.
Outros locais que você não pode deixar fora da sua rota de visita são a Catedral de São Bartolomeu e o sistema de túneis subterrâneos Pilsen Historical Underground.
Finalize seu dia pelas Ruas Karlova e Celetna
Ao voltar para Praga, você pode ir conhecer as ruas Karlova e Celetna. Elas são bastante próximas uma da outra e abrigam uma infinidade de lojas, especialmente de lembranças, ideais para levar um pedacinho de Praga de volta para casa como presente. Após suas compras, você pode aproveitar para relaxar em um café local ou ir jantar pelas proximidades.
Você também pode conferir os melhores restaurantes de Praga na nossa matéria clicando aqui.
Dia 5 em Praga
– Pela manhã
Visite o Museum of Senses
O Museum of Senses é um local que vale muito a pena ser visitado por se tratar um museu que pode te trazer uma experiência única, com o intuito de despertar seus sentidos e descobrir mais sobre suas próprias sensações.
De segunda a sexta-feira, as entradas para o museu custam 299 coroas tchecas para os adultos, 179 para crianças entre 5 a 15 anos, 239 para estudantes (-26) e aposentados (+65). Crianças até cinco anos não pagam. Já aos sábados, domingos e feriados, adultos pagam 325 coroas tchecas, crianças entre 5 e 15 anos pagam 200 e estudantes e aposentados pagam 260.
Faça compras no Shopping Palladium
O shopping Palladium fica próximo ao Museum of Senses, então você pode ir almoçar no local e aproveitar para realizar algumas compras. Você encontrará lojas da Adidas, Armani, C&A, Calvin Klein, GAP, Guess, H&M, Lacoste, Vans e muito mais!
– Pela tarde
Caminhe pela Rua Na Příkopě
A rua Na Příkopě está localizada próxima bem próxima ao Shopping Palladium e é considerada um paraíso para compras, atendendo a todos os orçamentos e gostos. Além disso, você encontrará uma abundância de bares e restaurantes nas proximidades, perfeitos para relaxar após um dia de compras.
– Pela noite
Jante no Sad Man’s Tongue Bar & Bistro
O Sad Man’s Tongue Bar & Bistro é o lugar perfeito para quem quer comer um hambúrguer. Este restaurante é ambientado na vibe dos anos 50 e 60, e ainda possui um bar que funciona de quarta a segunda-feira.
Curta a noite de Praga
Aproveite e conheça as baladas de Praga, confira neste link nossa lista com as melhores baladas da cidade.
Mas caso você não saiba como escolher, nossa dica é que você vá até a Rua třída (Dlouhá třída, em tcheco). Essa rua tem uma grande concentração de bares e baladas. Além disso, é bastante central, fica ao lado da Praça da Cidade Velha e possui fácil acesso para quem chega de transporte público.
Internet em Praga
Para não se perder e conseguir fazer seu roteiro de 2 dias em Praga ou em qualquer outro lugar da cidade, que tal usar a internet no seu celular? Em nossa experiência viajando pelo mundo todo, nós encontramos um chip que foi a nossa salvação.
Ele fornece uma internet de alta velocidade e estável, que funciona até em cidades pequenas pelo mundo. Se também quiser conferir os benefícios por si mesmo, é só clicar aqui.
- No nosso canal do YouTube, você poderá ver mais dicas de Praga e de outros destinos do mundo.
Economize ao máximo na sua viagem para Praga
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como economizar muito em Praga, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Praga, da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela República Tcheca e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Praga. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Praga, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Praga para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!