Comidas típicas da Ilha de St. Barth

Conheça as comidas típicas da Ilha de St. Barth.

Comidas típicas da Ilha de St. Barth

Conheça a culinária caribenha a partir das comidas típicas da Ilha de St. Barth e não deixe de saboreá-las em sua viagem!

1) Bouillabaisse

Em primeiro lugar na lista de comidas típicas da Ilha de St. Barth, não poderia faltar o Bouillabaisse. Esse prato é tradicional da França e ganhou uma interpretação incrível na ilha caribenha, justamente pelas influências francesas que ela carrega. Essa iguaria consiste em uma mistura de peixes e frutos do mar, a exemplo amboril, robalo, rascasse, junto com crustáceos, como camarões e lagostins.

A base desses ingredientes marinhos é um caldo que leva azeite, tomates maduros, alho, ervas e, às vezes, um toque de açafrão. Vale dizer que muitos chefs de St. Barth também fazem adaptações para contemplar os alimentos típicos da ilha, de modo a garantir uma experiência única de um prato francês no Caribe.

Bouillabaisse

2) Lambi

Outro que compõe a lista das comidas típicas da Ilha de St. Barth, também conhecida como Ilha de São Bartolomeu, é o Lambi. Esse prato consiste na junção de moluscos caribenhos que podem ser cozidos em molhos à base de ervas locais, alho, cebola e especiarias, resultando em um prato rico em sabores tropicais e influências locais.

Um fato interessante é que esse prato remete às tradições culinárias das comunidades locais, pois a população colhia e preparava esses moluscos como uma parte fundamental da dieta. Ao longo dos anos, o Lambi passou a ser uma das iguarias mais conhecidas e aclamadas, chegando até mesmo a fazer parte de cardápios renomados e festivais gastronômicos.

Lambi na Ilha de St. Barth

3) Accra

A Ilha de St. Barth conta com várias influências internacionais em seus pratos. Um deles, o Accra, converge influência africana e caribenha, resultando em uma explosão de sabores. Esse bolinho frito consiste em massa de peixe, frequentemente misturada com temperos como pimenta, cebola, alho e ervas frescas, como cebolinha e coentro.

A massa é moldada em pequenas bolas e frita até ficar dourada e crocante por fora, enquanto o interior mantém uma textura macia. O Accra foi introduzido na cultura gastronômica da Ilha a partir das tradições trazidas pelos africanos escravizados na região.

Ao decorrer do tempo, o Accra se tornou uma iguaria famosa em St. Barth, encontrada em menus de restaurantes locais e festivais gastronômicos, representando não apenas uma herança cultural, mas também um sabor singular caribenho.

Accra

4) Colombo

O Colombo, outro prato típico da Ilha de St. Barth, e por que não dizer do Caribe, leva uma combinação de sabores. Ele geralmente é preparado com frango e uma mistura única de especiarias como cominho, coentro, açafrão, pimenta e ervas locais.

Ademais, o guisado também leva ingredientes, como batata-doce, quiabo e abóbora, são frequentemente adicionados ao guisado, resultando em uma mistura de texturas e sabores que refletem a diversidade da culinária caribenha.

Colombo

5) Gratin de Christophine

Já o Gratin de Christophine é um prato popular em todo o Caribe, o que inclui a Ilha de St. Barth. Ele é preparado com chayote, também conhecido como christophine na região. As chayotes nada mais são do que chuchu, cortadas em em fatias finas e cozidas em um gratinado cremoso feito com queijo, creme de leite, alho, cebola e ervas.

O prato é assado até que a superfície fique gratinada, enquanto o interior mantém uma textura macia e um sabor marcante. Originária da América Central, a chayote se tornou um ingrediente comum na região caribenha, e o gratinado é uma maneira popular de saborear esse vegetal.

Gratin de Christophine

Economize ao máximo na sua viagem a St. Barth

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para St. Barth, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Passeios: saiba o que fazer na Ilha de St. Barth com as melhores informações e dicas!
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por St. Barth, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em St. Barth. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para St. Barth, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em St. Barth para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.