Saiba como andar em Marrakech. Veja qual é o melhor meio de transporte para cada situação.
A pé
Começando pela melhor maneira de se locomover em Marrakech, especialmente se você estiver na Medina, parte cercada por muros e onde está concentrada a maior parte dos pontos turísticos da cidade.
Como é uma região com vielas muito estreitas por onde se espalham os souks, a melhor maneira de ir de um ponto a outro é andando. Inclusive, nem é permitido entrar com carros em boa parte do perímetro da Medina, apenas com motos, bicicletas e carrinhos.
Mas uma dica: se estiver caminhando pela Medina e escutar alguém gritando ‘balak’, vá para o lado. Balak, em uma tradução livre, significa ‘tenha cuidado’, que é um jeito de quem está com moto ou bicicleta avisar que vai passar por ali – e você precisa abrir espaço.
Outra recomendação é usar os aplicativos de mapas para conseguir se localizar. Como as ruas são sinuosas e muito parecidas, fica fácil se perder.
Para conseguir usar os mapas em tempo real, você vai precisar de internet. Existe um chip que a gente usa nas nossas viagens que tem conexão super boa em qualquer lugar, porque funciona a partir das redes telefônicas locais, ou seja, nesse caso, as de Marrakech. Acaba sendo a melhor opção por um preço ótimo!
Por fim, indicamos que se hospede em uma boa região de Marrakech, para conseguir andar a pé sem grandes dificuldades!
Táxi
Existem dois tipos de táxi em Marrakech: os do tipo petit, que são carros menores que levam normalmente até três pessoas e circulam dentro da cidade; e os do tipo grand, que são carros maiores, que podem ter uma capacidade de até sete passageiros e costumam fazer transporte entre cidades. Os táxis do tipo grand podem ser usados de forma coletiva, ou seja, com pessoas que você não conhece.
Ao usá-lo, fique ligado ao taxímetro! Na maior parte das vezes, os motoristas “esquecem” de ligar. Peça para ligarem assim que entrar ou, se decidir combinar preço, certifique-se de que o valor é em dirham, e não em euro ou dólar!
Outra dica: não pegue os táxis não oficiais, que são aqueles sem identificação e sem taxímetro. Além de não ser a opção mais segura, você pode acabar pagando bem mais caro.
Ônibus
Vale te dizer de cara que ônibus não é uma opção que a gente considera muito boa para quem está passeando por Marrakech. Os veículos são velhos e costumam ficar bem cheios. Além disso, as linhas não são muito intuitivas e é muito fácil se perder.
A vantagem é o preço, já que, sem dúvidas, é o jeito mais barato para se locomover (com exceção de andar a pé, é claro). Mas a diferença de preço para o táxi não é muito significativa.
Existem por volta de trinta linhas de ônibus na cidade. A maioria delas passa pela Praça Jemaa el Fna. Dá, por exemplo, para ir ao bairro de Gueliz, que é a parte mais nova da cidade, onde ficam as baladas, os shoppings e os hotéis maiores. Os ônibus começam a partir por volta de 6h e pararam de circular às 22h.
Charrete
Esse é o meio de transporte mais inusitado. Em Marrakech, especialmente na área da Medina, é comum ver charretes circulando, e você pode subir a bordo de uma.
Não é a melhor alternativa para se locomover no dia a dia, mas é uma opção muito legal para conhecer a cidade – especialmente se estiver com crianças, idosos, ou se tiver algum problema de locomoção. A gente recomenda como um passeio!
Economize ao máximo em sua viagem a Marrakech
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Marrakech, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Marrakech da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Marrocos, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Marrakech. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dirham Marroquí: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Marrakech, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Marrakech para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar um pelo melhor preço!