Vai viajar para Marrocos em dezembro, janeiro ou fevereiro? Veja como fica o clima nessa época e o que fazer no inverno em Marrakech!
Como é o inverno em Marrakech?
O inverno de Marrakech não é muito rigoroso. O clima e temperatura na cidade entre dezembro e fevereiro é equilibrado e o ar fica úmido, apesar de ser raro chover. Em janeiro, o mês mais frio do ano, a temperatura varia entre 18ºC e 6ºC.
A cidade costuma ser menos movimentada nesse período, já que os turistas costumam preferir o outono, a primavera e até o verão. Mas a gente acha que o inverno pode ser uma ótima pedida para Marrakech, porque, como a gente disse ali em cima, não é nenhum frio intenso que vá atrapalhar a viagem. Algumas dicas de passeio para essa época são:
Curtir os jardins
Marrakech é uma cidade repleta de jardins e o inverno é uma época ótima para curti-los. No verão, o calor é muito intenso, então ficar ao ar livre por longos períodos pode ser um pouco incômodo. Alguns que a gente recomenda a visita são:
- Jardim Majorelle
Um projeto do pintor Jacques Majorelle, esse jardim é um daqueles locais inesquecíveis. É tão bonito e relaxante que, em uma visita ao Marrocos, o estilista Yves Saint Laurent e seu marido, Pierre Bergé, se apaixonaram por ele e compraram o espaço. Revitalizaram e transformaram em um santuário, que hoje é aberto a visitação.
Por lá, você vai encontrar uma variedade de espécies botânicas muito grande, como cactos, buganvílias, palmeiras, coqueiros, entre outras. Todas elas ao redor de casas lindas, pintadas com o icônico azul vibrante que já ficou conhecido e associado ao espaço. Lá dentro também tem um pequeno museu berbere que vale a visita.
- Jardim secreto
O Jardim Secreto fica escondido na Medina de Marrakech. A construção é da época da dinastia Saadiana e mostra a grandiosidade arquitetônica da época. É um refúgio em meio ao agito do centro histórico da cidade.
O espaço é dividido em dois: o Jardim Tropical ou Exótico, que é reservado para plantas de todos os continentes; e o Jardim Islâmico, que é mais focado nas espécies nativas. Tem um bom café lá dentro.
- Jardim Menara
No Jardim Menara, fileiras de oliveiras e grandes pomares se espalham por toda a área, formando uma paisagem super diferente e única. No ponto central, tem um grande lago que ajuda no visual, mas tem uma função importante! Ele é abastecido por meio de um sistema hidráulico que tem mais de 700 anos, e funciona trazendo água do degelo das montanhas por uma extensão de trinta quilômetros.
O Menara data do século XII e tem também vista para as montanhas do Atlas. A entrada é gratuita e permitida todos os dias das 9h às 17h.
Tem vários outros passeios ao ar livre que é super possível de fazer no inverno. Por exemplo: passear pela Medina, explorando os souks e a praça Jemaa el Fna; ir aos Palácios, como o Bahia e o El Badi; e passear por Gueliz, o bairro novo e cosmopolita da cidade. Veja detalhes de cada um na nossa lista de melhores passeios para fazer em Marrakech.
Ir aos museus
Nos dias em que estiver mais gelado, você pode preferir os passeios indoor. Uma ótima pedida são os museus, que são abundantes em Marrakech.
Caso você queira conhecer mais sobre a história local, por exemplo, vale visitar o Dar El Bacha. Primeiro pelo espaço em si, que é lindo. Segundo porque as exposições nos ajudam a entender as ligações entre a cultura ocidental e a cultura oriental.
Outra opção legal é o museu Yves Saint Laurent. Nele, você vai percorrer toda a história do estilista por meio da exposição de milhares de esboços, peças de vestuário, acessórios e outros itens.
Para saber mais sobre essas e outras opções, acesse nossa lista com os melhores museus de Marrakech.
Esquiar em alguma cidade próxima
Você não leu errado. Muita gente não imagina, porque associa Marrakech ao deserto, mas é possível esquiar bem pertinho da li. Existem duas estações: uma que fica na província de Fez e outra no Toubkal, nas montanhas do Atlas, a mais de quatro mil metros de altitude!
Em Toubkal, tem um resort de inverno com dezoito encostas e um conjunto de hotéis, restaurantes e cafés. A estrutura não é como a dos grandes resorts europeus, mas é boa e tem se modernizado cada vez mais. Aliás, o local conserva muito da atmosfera típica marroquina, com vendedores ambulantes e pequenos burros circulando nas redondezas.
Falando em montanhas do Atlas, se você tiver tempo, tem um passeio muito legal que é um combo: uma trilha monte Toubkal + um tour pelo deserto do Saara. A gente gosta muito desse passeio porque ele é super completo e dá uma perspectiva dos contrastes de paisagens que existem no Marrocos. Veja o itinerário e mais detalhes!
Economize ao máximo em sua viagem a Marrakech
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Marrakech, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Marrakech da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Marrocos, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Marrakech. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dirham Marroquí: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Marrakech, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Marrakech para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar um pelo melhor preço!